Ghee: a rainha das manteigas é ótima aliada da saúde e fácil de preparar em casa

Originária da Índia milenar e parte dos princípios da medicina e a nutrição Ayurveda, a manteiga Ghee ganhou notoriedade recentemente como ingrediente gourmet e saudável. Mas o que é a Ghee?

Ghee nada mais é do que uma manteiga comum sem sal, feita a partir de leite de vaca, que sofre um processo de clarificação, ou seja, é aquecida em baixa temperatura para que a gordura pura se separe das toxinas, da água e dos elementos sólidos presentes no leite. Depois deste processo, o que resta é um óleo puro e livre de toxinas e lactose.

Produto do leite de um animal sagrado para os indianos, a Ghee fez parte da cultura do país desde sempre. É adorada por todos por ser um alimento sacralizado, mas também acessível e barato – mesma razão pela qual também foi incorporada às práticas medicinais há séculos. Por ser pura e livre de toxinas, é mais benéfica à saúde do que as manteigas comuns. Pode ser aquecida em altas temperaturas, não fica rançosa e dura meses fora da geladeira, em recipiente fechado.

Além de cozinhar, é possível fazer massagem e aplicar a Ghee na pele, como hidratante, no combate ao ressecamento intenso. Na Ayurveda, é considerada um rejuvenescedor e regenerador e serve de base para as preparações com variados tipos de ervas. Além disso, é utilizada simbolicamente em rituais do hinduísmo como casamentos e funerais.

jar and measuring tablespoon of ghee - clarified butterGHEE, A MANTEIGA CLARIFICADA: UTILIZADA NA CULINÁRIA, SAÚDE E ESTÉTICA

Gastronomicamente falando, a Ghee é parte de boa parte das preparações de origem indiana, como mais um elemento constitutivo do sabor único dessa cozinha oriental. Mas não precisa ser utilizada somente neste tipo de culinária. O nosso filé do jantar especial pode ser grelhado em Ghee, ela pode ser aquecida com ervas e, depois de esfriar, ser deliciosamente espalhada sobre uma baguete crocante, ou ainda integrar a receita de pães e bolos, substituindo a manteiga comum. Seu sabor é mais delicado e ela atinge altas temperaturas rapidamente e sem queimar, o que proporciona uma fritura uniforme.

unnamedLIBERADA PARA INTOLERANTES À LACTOSE: NÃO CONTÉM PARTÍCULAS DO LEITE

Além de resultar em preparações saborosas, cozinhar com ghee também é mais saudável. Em seu processo de clarificação, a lactose e as partículas sólidas do leite são eliminadas – o que significa que os intolerantes podem comer Ghee à vontade (sempre depois de consultar um nutricionista, claro). Por ser pura, também não tem muitas das toxinas presentes nas manteigas comuns, além de não possuir sal. Mas atenção: apesar de ser mais saudável do que as suas primas, a ghee continua sendo uma gordura, que pode engordar e alterar níveis de lipídios ruins no sangue, caso seja ingerida em excesso. Como nos ensina a Ayurveda, todo o excesso pode nos prejudicar.

ghee-recGHEE CASEIRA: SOLUÇÃO MAIS ECONÔMICA PARA COZINHAR COM SAÚDE

Prepare em casa a sua Ghee
Cozinhar com a rainha das manteigas pode ser um desafio. Ao contrário da Índia, onde o ingrediente é acessível a todos por um baixo custo, por aqui a iguaria vale ouro. Encontrada em alguns supermercados e em empórios especializados em gastronomia, a Ghee pode custar uma pequena fortuna, desencorajando o uso. Mas, calma. Há uma alternativa. Você pode clarificar sua manteiga em casa, preparando sua Ghee caseira e garantindo uma alimentação com uma fonte de gordura mais saudável e muito saborosa.

Como fazer
1)
Reserve a quantidade desejada de manteiga comum, sem sal, em temperatura ambiente.
2) Coloque a manteiga em uma panela, em fogo baixo ou banho-maria, até derreter e levantar fervura. Você vai ver que uma espuma se forma quando a manteiga começa a ferver. Depois de uns minutos, esta primeira espuma baixa e uma segunda se forma. Neste momento, desligue o fogo e retire toda a espuma com uma escumadeira.
3) Espere esfriar. Você vai ver que uns cristais se formam no fundo da panela quando a manteiga fervida começa a esfriar. Aquilo é a lactose e as partículas sólidas do leite que se cristalizam.
4) Quando estiver frio, coe em um pano limpo ou em uma gaze, para separar os sólidos e guardar somente o óleo que restou do processo. Guarde em um recipiente de vidro, fora da geladeira (duração de três meses) ou dentro (válida até dois anos).

No canal do blog Emagrecer Certo, há um vídeo rápido, explicativo e muito simples ensinando a preparar a ghee. Dá uma olhada!

Compartilhar
1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Juntos somos mais fortes. 💪🏻❤️🙏🏻
  • “Minha amiga Mariana Kalil está com câncer. Não é novidade, ela conta tudo a respeito nas redes sociais, e com pormenores, mas eu a acompanho mais de perto, nós conversamos sempre, estamos em permanente contato. Por dois motivos: por gostar muito da Mariana e para tentar ajudá-la com minha experiência no assunto. Mariana, agora, felizmente superou uma das etapas mais dolorosas desse processo de enfrentamento do chamado “imperador de todos os males”. É a fase das más surpresas, quando você recebe uma notícia tão ruim, que parece inverossímil. O homem é o único animal que sente medo do futuro desconhecido, algo terrível. Mas, ante o perigo real, ante o presente concretamente ameaçador, a mente protege o ser humano lançando-o para fora de si mesmo. É como se a dor não fosse dele.” Linda coluna, @david.coimbra2018 . 
Que nossa experiência sirva sempre pra ajudar mais e mais pessoas a compreender nossa complexidade, mas também toda a nossa força, coragem e determinação de ir em frente. Obrigada, amigo querido. ❤️🙏🏻
  • Ouviram, queridas Alices?! ❤️
  • Cabelo fortalecido para seguir vigorosamente em frente. 💪🏻❤️
  • Há 10 anos aqui estive nesta Terra Santa encontrando minha fé. Agora retorno com meus dois anjos da guarda para reafirmar a certeza de que ela move montanhas. #holyland
  • Cores e sabores de Tel Aviv. #carmelmarket 👌🏻