Jaqueta de couro é investimento certo! AMIGA MARI ensina a usar em todas as estações!

Sou entusiasta confessa de peças investimento, aquelas que são um clássico, que valem o custo e que nos acompanharão por muitos e muitos anos de vida – quiçá por uma vida inteira. A jaqueta de couro enquadra-se nesta categoria. Ela não sai de moda e passeia em todas as situações – da festa à reunião de trabalho. Hoje em dia, o couro sintético (ou ecológico) está tão evoluído que, quando é de boa qualidade, acaba facilmente confundido com couro de origem animal. (Aliás, esse tema de couro ecológico x couro natural é assunto que ainda quero abordar aqui no blog).

Eu tenho uma jaqueta perfecto preta que comprei em 2009, ou seja, há sete anos. Nunca deixei de aproveitá-la em todos os invernos desde então, incluindo verão (acredite!) e meias estações. Nunca deixei de colocá-la na mala em alguma viagem. Ela é um curingão maravilhoso e uma amiga atemporal.

No frio, ela funciona como um corta vento; na meia estação, cumpre a função daquela manguinha que a gente precisa. Mas o que eu mais gosto mesmo em uma jaqueta de couro, sobretudo o modelo perfecto (mais justinha), é sua capacidade de modernizar qualquer look. E desfilar lindamente até no tapete vermelho!

biker_helenmirrenHELEN MIRREN NO TAPETE VERMELHO
Considero esta imagem o ápice da capacidade da jaqueta de couro de tornar mais moderno um look. Do alto e louvor de seus 70 anos, a atriz Helen Mirren lançou mão dela para combinar com um longo estampado no tapete vermelho. Qualquer outra opção teria ficado caretinha; a jaqueta concede atitude e personalidade ao visual.

biker_jane1JANE FONDA EM PREMIERE
Já que comecei com uma linda mulher madura, continuo com outra linda mulher madura que também optou por este estilo em uma noite de festa. Para combinar com o macacão de seda, Jane Fonda foi de jaquta de couro em tom cobre. Um luxo!

biker_dakota1DAKOTA JOHNSSON
A estrela de 50 Tons de Cinza preferiu nada menos do que uma jaqueta de couro preta para fazer contraponto ao longo, leve, feminino e esvoaçante vestido.

biker_Keira-KnightlyKEIRA KNIGHTLEY
Mesma proposta anterior que funciona muito para quem deseja tirar o ar certinho de uma roupa e provocar um pouco mais de impacto.

Não é preciso morar em uma região de frio intenso para investir em uma jaqueta de couro. Ela é parceira de todas as estações. Saindo agora dos tapetes vermelhos da vida e olhando para o dia a dia, ela combina com jeans e tricô (se você mora no Sudeste e Centro-Oeste do país), com cashmere (se vive na Região Sul, mais gelada).

Frio no pescoço? Ela também fica ótima com echarpe, cachecol ou manta de lã. Dá uma olhada na galeria de jaquetas de couro + pescoços protegidos – tanto por mantas mais pesadas quanto por lenços mais delicados para inspirar!

biker_ch7biker_ch6biker_ch5biker_ch4biker_ch3biker_ch1

Os modelos de uma jaqueta de couro variam e vai do gosto de cada uma na hora de comprar. Há peças cheias de zíperes e botões; há outras mais sequinhas e estruturadas; tem também jaquetas com ombros e punhos bem marcados. Algo a ser levado bastante em conta na hora de investir em uma peça é saber se você deseja ou não marcar mais a região do quadril. Quanto mais curtinho for o comprimento da jaqueta, mais atenção chamará para esta parte do corpo; quanto mais compridinha, mais ela passará despercebida.

biker_giseleGISELE E SUA JAQUETA
A modelo gosta de usar a sua jaqueta curtinha e acinturada no dia a dia com calça skinny e camiseta, fazendo um estilo mais rocker

biker3MÁXI TRICÔ
Uma ideia bacana é usá-la sobre máxi tricô mais compridinho, que ajuda a disfarçar a região dos quadris

Jaqueta de couro também é ótima parceira de um vestido curtinho com meia-calça (de fio mais grosso se o frio foi mais intenso) e bota (de cano curto ou longo, dependendo da temperatura lá fora).

biker10PERFECTO + VESTIDO
Olha que bacana a ideia da jaqueta com vestido no dia a dia! A espessura da meia vai depender do quanto você sente frio nas pernas, ou se gosta de fazer o estilo meia calça mesmo sem se importar com a temperatura. Repara que a jaqueta é um pouco mais compridinha, o que ajuda a alongar a silhueta!

biker_vestidolongoPURA FEMINILIDADE COM OS LONGOS, VAI DIZER?

A jaqueta de couro também dá um toque menos formal à camisa de seda + calça de alfaiataria. Pode tranquilamente substituir o blazer na vida das executivas, se a ideia for a mesma das atrizes lá do começo do post, que usaram a peça no red carpet: rejuvenescer o visual e passar uma ideia mais moderna.

biker_exe1COM CAMISA E SAIA LÁPIS

biker_exe3COM CAMISA E CALÇA DE ALFAIATARIA MAIS CURTINHA

Por fim, fiz uma seleção de várias ideias de looks para o dia a dia que funcionam lindamente com a jaqueta – dos mais básicos, que incluem jeans e tênis (e nem por isso menos formais) aos mais coloridos e coordenados com estampas. Agora que começou a temporada de liquidações, se eu puder deixar uma dica, aproveite para investir nessa peça de todos os invernos e verões!

Jogging + biker jacket + cachecol
Jogging + biker jacket + cachecol
biker19
Saia midi assimétrica + botinha de cano curto + jaqueta
biker16
Vestido marcando a cintura alta em sintonia com o comprimento da jaqueta
biker15
Com camisa de alfaiataria + calça estilo jogging metalizada + scarpin + carteira de mão. É a biker em noite de festa!
biker14
De couro em matelassê e All Star
biker13
Com vestido de festa repleto de paetês
biker12
Visual bem urbano, com calca preta de alfaiataria + camisa de seda
Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

4 Comentários
    1. Olá, Iguaraci. Porque acredito que existem profissionais muito mais conhecedoras e especialistas neste assunto do que eu e deixo para elas esse nicho, que elas já exploram super bem. Se quiser uma indicação, procure o blog Um Plus a Mais, da Thamires Tancredi. Beijo!

  1. Mari Maravilhosas as jaquetas.
    O problema é encontrar bonitas assim.
    Poderia indicar onde encontro?aqui em Campinas SP?Obrigada. Bjo grande. ADORO suas ideias PARABÉNS.

    1. Oi, Marlene. Tem uma loja aqui que é minha parceira, me visto muito lá e gosto demais que é a Twenty Four Seven. Tem filial em Campinas, porque olhei no Google pra você. Toda a rede está com 40% de desconto, então pode ser uma ótima hora pra vc dar uma olhada. Como não conheço Campinas, esta é a dica que consigo te dar! Bjo. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla
  • Até hoje, quando sou lembrada desta imagem pelo Facebook, fico pensando se não foi uma alucinação passageira! 🤣🤣🤣 #maisvendidos #livros #peregrinadearaque #seteanosatrás