Lenço, cachecol, echarpe, pashmina! AMIGA MARI explica a diferença e mostra como se usa

Lenço, echarpe, cachecol. Sabe a diferença? Pois muita gente fica na dúvida na hora de definir com a nomenclatura certa esta ou aquela peça. É simples. Amiga Mari explica, escuta só!

Lenço
Costuma ter formato quadrado sem um tamanho específico e são confeccionados sempre com tecidos leves como seda, algodão ou cetim. É indicado para dias com temperaturas amenas, como outono e primavera, e funciona como excelente truque de estilo não apenas no pescoço, mas na bolsa, como cinto, na cabeça e onde mais sua imaginação entender.

lenco-destLENÇO: ESTAMPAS ALEGRES E TECIDOS LEVES

Vamos ver lindas inspirações para usar lenços? Vamos, Amiga Mari!

LENCO
NO PESCOÇO COM NÓ PEQUENO
llenco
NA CINTURA COM EFEITO DE CINTO
lenco
COM PEÇAS DE ALFAIATARIA
lenco
CABELO PRESO SEGURANDO A FRANJA
lenco
NO PULSO E NO BRAÇO, COM PULSEIRAS E BRACELETES
lenco
ESTILO GRAVATA DESCONSTRUÍDA COM TRICÔ
lenco
ENROLADO NO COQUE
lenco9
AMARRADO E PENDURADO NA BOLSA
lenco10
DE NOVO NA BOLSA, AGORA ENROLADO EM UMA DAS ALÇAS

Cachecol
Diferentemente do lenço, é indicado para aqueles dias realmente gelados e bem conhecidos na metade Sul do país. São feitos de tecidos pesados como lã e normalmente aparecem na versão comprida e estreita – própria para enrolar no pescoço e proteger a garganta dos males do inverno.

cachecolFOTO CACHECOL: TECIDOS PESADOS E LÃ

Uma linda galeria de inspirações com cachecol para quem vive em lugares frios!

cachecol2
QUASE COMO UM COBERTOR DE ORELHA NA RUA
cachecol3
JOGADO SOBRE UM DOS OMBROS
cachecol5
COM MUITAS VOLTAS E COM CABELO PRA DENTRO
cachecol4
FEITO UMA MAXI GOLA
cachecol1
COM BLAZER

Echarpe
É uma faixa de tecido retangular, bem larga e comprida e costuma ser feita de materiais mais leves como algodão, chifon, seda e crepe – e muitos modelos possuem acabamento de franjas. Pode ser usada ao redor do pescoço e também sobre os ombros.

echarpeECHARPE: ALGUMAS POSSUEM FRANJAS

E qual a diferença entre pashmina e echarpe, Amiga Mari? Ahá! Eis uma das maiores dúvidas do guarda-roupa. Pashmina não é uma peça e sim um tecido que pode ser usado tanto no inverno quanto no verão. Trata-se do fio de cashmere mais fino que existe. Pashmina é o nome do fio usado (sub-pelo da barriga das cabras selvagens). Ela pode ser feita em tecido 100% pashmina (o que é mais caro, mas é a verdadeira pashmina), ou ser misturada com seda.

cores_de_pashminaPASHMINA: FAMOSAS PELAS LINDAS CORES

Se quiser dar uma espiadinha em como são feitas, na Ásia, as pashminas originais, só dar o Play!

Vamos aprender a usar echarpes e pashminas? Vamos, Amiga Mari! Então espia só!

echarpe1
ECHARPE ESTAMPADA JOGADA SOBRE OS OMBROS
echarpe2
COMO PONTO DE LUZ NAS PRODUÇÕES CLÁSSICAS
echarpe3
COM JEANS, BLAZER E CAMISETA
pashmina1
SOBRE BLUSÃO DE CASHMERE
pashmina2
DE NOVO, AGORA ENROLADA NO PESCOÇO E COM O CABELO PRA DENTRO

 

pashmina-festa
AGASALHO TRADICIONAL COM VESTIDO CURTO DE FESTA

Adoro este vídeo que ensina 25 maneiras diferentes de usar e abusar de lenços e echarpes de diferentes tamanhos e materiais. Dá o Play! Ah, e aproveita pra clicar e me seguir no Instagram. Aqui, ó: @mari_kalil

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

5 Comentários
  1. Oi Mariana, adoro seus posts. Moro aqui na França e aqui não existe nem a palavra cachecol (consta no dicionário, mas ninguém usa), nem pashmina. Só écharpe (que tem de inverno, pesada ou de verão, de algodão). Inclusive os franceses vão à praia com aquelas cangas que a gente tem no Brasil enroladas no pescoço! Homens e mulheres. O menorzinho, geralmente de seda, é o “foulard”, e é usado principalmente por homens, pra dar um toque de cor na roupa (vermelho, rosa, amarelo). Mulher só velhinha eu vejo de foulard.

  2. Adoro a suas digas Mariana,ainda mais por você ter o mesmo nome da minha filhota, que também e da área de moda.
    Ela acabou de ganhar o segundo lugar em concurso da revista Glamour desse mês aqui em São Paulo pela formação do look para o desfile.

  3. Olá. …..fiquei muito triste com a sua ausência no caderno Donna…..sua coluna era simplesmente maravilhosa…..estás fazendo muita falta no caderno……que nos últimos tempos….na minha opinião caiu muito a qualidade. …..mas agora te achei por aqui…..legal…..bjs

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Que Nossa Senhora Aparecida esteja sempre contigo, Bentolino. Feliz Dia da Criança, meu velho companheiro de jornada há 17 anos ♥️🙏🏻🐶 #bento #xerife
  • Transformação do dia para o Band Mulher #semfiltro #grupobandrs #twentyfourseven.poa
  • Né?! 👌🏻🤣
  • Teve um surto master de apaixonite pela dinda hoje 🤣♥️ #joaobenicio #amordadinda
  • #dicadodia #euseiqueestadificil 😂👌🏻
  • “Imagine uma nova história para sua vida. E acredite nela.” Paulo Coelho. #7deoutubro #eleições2018 #mudabrasil 🇧🇷🤞🏻