Made in Paraguai

Com a chegada do outono, declarei aberta a temporada de sopas para o jantar.

bento clássicaTENHO PENA DE MIM

Antes que o Bento comece a desfiar um rol de lamentações e a incluir o “pobre do marido dela” no cardápio, venho por meio desta afirmar que meu marido é um entusiasta da sopa no jantar – e só uma mulher que é casada e não quer adquirir alguns quilos a mais no inverno sabe o valor que um marido com este paladar tem.

Mulher rezando o terço vermelhoOBRIGADO, SENHOR

É embalada por este entusiasmo da sopa como parte integrante do meu menu do frio que venho por meio desta compartilhar a receita curiosa da… Sopa Paraguaia!!

Mulher chocada classicaHÃ!?

PanicSOPA PARAGUAIA, MARIANA?!!

Nunca ouviram falar? A Sopa Paraguaia nasceu como prato típico dos camponeses paraguaios. Aportou no sul do Mato Grosso durante a guerra do Paraguai. Acompanhava os soldados no campo de batalha. Reza a lenda que, durante a guerra, eles levavam uma sopa substanciosa para se alimentar. Por conta da falta de praticidade em transportar algo líquido, foram colocando mais milho, mais milho, mais milho E assim surgiu a iguaria!

bento clássicaMAS É SOPA OU É BOLO?

Nesta receita que venho apresentar aos queridos leitores e leitoras, a Sopa Paraguaia leva queijo Minas, que vem a ser a contribuição brasileira para o prato.

bento clássicaSOPA DO PARAGUAI COM QUEIJO DE MINAS?

Bento, tu poderia me deixar concluir?

bento clássicaNÃO AGUENTO AS BOBAGENS QUE ELA FALA

Não vou te dar nem um mísero pedaço.

4olivia10PEDAÇO DE SOPA?

Sim, pedaço de sopa! Senhoras e senhores, com vocês… A Sopa Paraguaia!

Sopa-Paraguaia-Stela-Morato-para-a-3coraçõesOOOOOHHHHHHHH!!!!!!

bento clássicaEU QUERO

Screaming woman-time urgencyENTÃO FICA QUIETO

Apresento os ingredientes da Sopa Paraguaia que rende de seis a oito porções: 300g de flocos de milho ou farinha de milho, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas, 80g de manteiga, 1 litro de leite, 250g de queijo Minas ralado, 1 colher (sopa) de fermento em pó diluído em um pouco de leite, 2 ovos, 1 lata de milho verde desidratado batido no liquidificador, sal e noz moscada a gosto.

professoraMODO DE PREPARO

Refogue a cebola na manteiga até dourar. Depois, adicione os flocos de milho, acrescente o leite e o milho liquidificado. Cozinhe por 5 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve. Quando a mistura estiver morna, acrescente o queijo, os ovos levemente batidos, o sal e a noz moscada. Por fim, o fermento. A massa deve ter a consistência de massa de bolo. Se necessário, acrescente mais leite. Coloque numa assadeira untada e asse em forno médio por 40 minutos. Depois é só cortar e servir.

Palmas para a Sopa Paraguaia!

palmas_uniao_adventista11CLAP, CLAP, CLAP, CLAP

4olivia10BENTO QUER SABER SE JÁ PODE FALAR

Sim, Bento. Obrigada por me deixar terminar. O que foi agora?

bento clássicaACEITO CINCO PEDAÇOS

No sábado, 5 de abril, estarei autografando meu livro Vida Peregrina, às 17h, na Saraiva do Iguatemi, em Caxias do Sul. Se puder, apareça.

bento clássicaVAI LÁ DAR UMA FORÇA PRA ELA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.
  1. Amo!!! Em festas da minha familia não pode faltar sopa paraguaia! Minha avó (paraguaia legitima) faz com farinha de milho (sem o grão) e com queijo colonial…. Delicia…

  2. Mari, aqui em casa eu e o marido também abrimos a temporada de sopas no outono, desta vez com uma novidade: máquina de sopa! É muito prática, colocamos os ingredientes, ela pica, cozinha e deixa a sopa prontinha em 20 minutos! Vale MTO a pena! É da marca fun kitchen, comprei na shoptime. O preço também é bem amigo.

    Beijos!

  3. Oi… “Comentando o comentário” da Angela, minha avó diz que Chipá Guazu é outra coisa… é feito com milho verde in natura e não vai no forno, é feito sobre o forno… Será que existem mais nomes para essa iguaria deliciosa?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quando você fica sabendo que mãe e filha se divertem às suas custas - ainda que rindo da desgraça alheia🤣🤣🤣 Obrigada pela companhia @llillinee e @helena.e.silva.7 ♥️
  • Em um universo digital cada vez mais galopante, grandes empresas começam a entender que a comunicação de qualidade está nas mãos dos influenciadores. Obrigada por me incluir nesta turma @tramontinaoficial. Foi um privilégio estar com todos vocês! #visitatramontina #tfactorystore #serragaucha
  • Encontrei meu vagão na Maria Fumaça. Grata pelo toque @adrianafranciosi 🤣 #firstclass #sóquenão #viagemdetrem #visitatramontina #tfactorystore
  • Convido a todos vocês a acessar o site historiasquemarcam.com.br. Uma  bela homenagem do @simers_rs aos médicos neste 18 de outubro. Porque a vida deles, e eu tenho esse lindo exemplo em casa, merece ser sempre lembrada e reverenciada. Parabéns, meu pai querido e a todos teus colegas ♥️ #18deoutubro #diadomédico #historiasquemarcam
  • A felicidade de ver o filho esgotado na Feira do Livro de Porto Alegre depois de quatro horas de autógrafos uma semana depois de outra sessão de mais quatro horas de autógrafos na Saraiva; a surpresa de receber a notícia da presença dele na lista dos mais vendidos do país são aquelas afetuosas lembranças que ficam pra sempre. O #tbt de hoje é pra ti, meu amado VidaPeregrina - e a todos que dedicaram seu tempo para ler minha história. ♥️ Porto Alegre, outubro de 2013.
  • Transformação do dia para o Band Mulher. Vivo uma certa afeição por conjuntinhos. Aquela coisa de não precisar pensar, sabe assim? 👌🏻 #twentyfourseven.poa