Por que adotei a depilação com lâmina e o que dizem os dermatologistas

Há uma crença instaurada de que raspar os pelos do corpo com lâmina faz com que eles cresçam mais grossos. Especialistas já disseram que essa afirmação não procede. Meu depoimento pessoal? Estou de acordo com eles. Me depilo com Gilette desde meus tempos de órfã de depilação com cera em Barcelona – e lá se vão bons 15 anos. Continuo com minhas pernas lisinhas, lisinhas e nunca mais quero saber de outro método (apenas quando tiver tempo, dinheiro e paciência para a depilação a laser, esta sim a única técnica definitiva).

Em entrevista ao jornal Daily Mail, especialistas apontaram apenas benefícios na prática. “A lâmina estimula a produção de colágeno”, afirmaram. “Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular”, concluiu o dermatologista Michael Prager. Segundo a dermatologista Roseli Cardinall, a lâmina não engrossa os fios. Fica esta impressão porque, diferentemente da depilação com cera, os pelos são cortados na superfície e crescem mais rápido.

depiCERA QUENTE: CAMPEÃ DE ENCRAVAMENTO DE PELOS

Esclarece Roseli:

– Os métodos de depilação com lâmina e cremes são menos agressivos do que a cera, quente ou fria. A cera pode provocar formação de pequenos vasos. Os cremes depilatórios podem provocar alergias ou até mesmo queimaduras, caso o usuário tenha pele sensível ou deixe o produto por mais tempo do que indica a embalagem. As lâminas, por sua vez, podem irritar a pele por causa do atrito. Por isso, indico sempre usar um creme para peles sensíveis. Para manter a pele livre de sinais de irritação, é preciso usar hidratante após o banho.

woman-shavingDEPILAÇÃO COM LÂMINA: ELA NÃO AUMENTA NEM DIMINUI OS PELOS

Nesses 15 anos de vida com lâminas, muitas coisas aprendi. E quero dizer que receber a alforria da cera quente é uma das maiores liberdades que uma mulher pode experimentar. Até porque, segundo a dermatologista Denise Steiner, o método que mais causa encravamento de pelos é a depilação com cera, sabia? Não existe motivo para não aderir à lâmina, sobretudo com essas lâminas de última geração. Para quem quiser experimentar, elaborei uma espécie de cartilha da Mari, que reúne todas as informações que colhi ao longo dos anos com dermatologistas.

Não raspe as pernas logo que entrar no banho
Tome seu banho, lave o cabelo, ensaboe e corpo… Espere o máximo que der antes de lançar mão da depilação. É o tempo preciso para abrir os folículos e, além disso, a pele estará mais hidratada e deslizará melhor a lâmina. Importante: jamais use a lâmina na pele seca. É a morte!

Produtinhos que ajudam
Creme de barbear (existem versões femininas), creme hidratante de banho, óleo, espuma de banho… Até condicionador de cabelo está valendo. O menos indicado é o sabonete em barra, pois não cria lubrificação suficiente para deslizar facilmente a lâmina contra a pele, aumentando as chances de cortes.

+ MARI KALIL: Descobri um paraíso da beleza no centro de Porto Alegre

Fuja dos aparelhos de uma só lâmina
Quanto mais lâminas melhor, pois elas deslizam mais facilmente por áreas mais difíceis, como joelhos e tornozelos (tornozelos, aliás, são os campeões de receber barbeiragens das depiladoras de primeira viagem). Importante: a lâmina não deixa a pele ressecada. Se ela já estiver muito seca, então pode ficar mais irritada.

O movimento certo
Passe sempre a lâmina nas pernas no sentido do crescimento dos pelos (para baixo). Passar a lâmina contra o pelo não é proibido, resulta em um corte mais rente, mas, se a pele é muito sensível, também colabora para aumentar a possibilidade de irritação e pelos encravados. Quando perceber que precisa passar a lâmina mais de duas vezes no mesmo lugar, significa que ela perdeu a eficiência e que você só está agredindo a pele ao invés de remover os pelos. É hora de trocar o refil.

Se quiser saber mais sobre depilação, há a seguinte matéria no site:
Dermatologista esclarece seis mitos sobre diferentes métodos de depilação

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário
  1. Bom saber, Mari! Sempre pensei que engrossava os pelos e acabava optando pela cera. Vou voltar a usar lâmina pq me dá mais liberdade. Ter que contar com tempo para ir depilar é muito chato, fora o gasto e o sofrimento!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.