MARI KALIL: Como tenho cuidado do cabelo e a diferença entre quatro tipos de shampoo

Na hora de comprar shampoo, temos o hábito apenas de verificar se ele está destinado a cabelos secos, oleosos, finos, tingidos, quimicamente tratados. Isso é importante, mas não é tudo. Observar a textura do produto também é fundamental para evitar que os fios fiquem sujos já no fim do dia – e esta foi uma descoberta aparentemente óbvia (só que não!) que fiz nos últimos dias.

Vinha sentindo que meu cabelo andava pesado pelo excesso de produtos muito cremosos. Como tenho o hábito de tratar bastante os fios no salão – e por isso eles são saudáveis -, não necessito lavar com shampoos cremosos no dia a dia. Preciso de texturas mais fluidas. Foi então que recebi a indicação de um shampoo da L’Oreal (isso não é publipost, viu? kkkkk).

Olha!

nutrifier-da-loreal-professionnel-com-oleo-de-coco-clube-das-comadres-800x445LINHA NUTRIFIER GLYCEROL + COCO OIL
Comprei o shampoo, o condicionador e o finalizador. Amei. Confesso que não acreditei muito de que não pesaria os fios, mas de fato não pesa. Ótimo para o dia a dia. Até comentei sobre minha satisfação no Stories (me segue lá: @MARI_KALIL) e muita gente disse que usa e acha ótimo também!

Outra descoberta que fiz antes ainda do Nutrifier diz respeito ao Vitamino Color.
Olha!

lorealprofissionalvitaminocolor-kitduopeqVITAMINO COLOR: LINHA PARA FIXAÇÃO DE COLORAÇÃO

Quem me receitou foi o Rafa Bedulli, que clareou bastante meu cabelo um pouco antes do verão. Fiquei meio apavorada de ir pra praia com o cabelo bem mais claro, mas esse produto ajudou a salvar minhas queridas madeixas.

Este foi o dia em que o Rafa clareou pela primeira vez, antes do verão, e me receitou o Nutricolor!

 

E este foi o dia em que eu voltei lá no Rafa para subir um pouco as mechas e dar mais uma iluminada apenas na parte da frente. Também foi o dia em que ele recuperou meu cabelo com a nutrição da linha Nutrifier.

Chamou?! #sabadodesalao #nutricao #haircare #semfiltro

Uma publicação compartilhada por Mariana Kalil (@mari_kalil) em

Como a descoberta desses shampoos e a noção da diferença entre produtos cremosos, antiressíduos, aquosos e perolados abriu horizontes na minha vida, achei por bem dividir conhecimento e esclarecer algumas dúvidas que nossos cabelos agradecem.

Vamos lá!?

 

tipos-de-shampooPRIMEIRA DICA: PRESTAR ATENÇÃO NA TEXTURA, COR E CONSISTÊNCIA É BÁSICO!

transSHAMPOO AQUOSO: TEM A CONSISTÊNCIA TRANSPARENTE E TEXTURA FLUIDA

Aquoso
Ele é transparente e geralmente tem a textura mais fluida. Indicado para cabelos naturais a oleosos, limpa com muita eficácia o couro cabeludo e o enxágue é bem mais fácil. É possível identifica-lo pela cor clara e transparente. Ele vai deixar o cabelo hidratado, mas mais solto porque seu Ph é mais neutro. O único senão é que este tipo de shampoo não faz bem para quem tem as pontas ressecadas. Portanto, se você quer limpar com eficácia a raiz, mas evitar o ressecamento das pontinhas, o ideal é que use ele apenas na parte de cima da cabeça e deixe que a espuma do produto e depois o condicionador hidrate o resto.

MARIANA RESPONDE: Como usar flat mule, o sapato mais cool da estação

Antirresíduo
É preciso ter muita atenção aos shampoos antirresíduos porque todos são aquosos e, nesse caso, não é bom usar todos os dias porque causam ressecamento dos fios e do couro cabeludo. Leia bem a embalagem a fim de saber se você está diante de um exemplar antirresíduo e não se deixe levar apenas pela textura. Esse tipo de shampoo só deve ser usado uma vez na semana no máximo. O meu preferido há mais de dois anos é da marca Redken.

redken-valeREDKEN HAIR CLEANSING CREAM
Shampoo antirresíduo para ser usado uma vez por semana, pois destina-se a limpeza profunda e resseca os fios e o couro cabeludo. Eu costumo usar uma vez por semana ou quando sinto que o cabelo está com muitos produtos acumulados

loreal-professionnel-scalp-care-pure-resource-shampoo-250ml_1_1200

L’OREAL PURE RESOURCE
Este é outro antirresíduo que descobri junto com as outras duas linhas da L’Oreal e estou gostando bastante.

Cremoso (também conhecido como Leitoso)
É ideal para cabelos mais ressecados. É um shampoo que pesa mais a raiz por ser mais nutritivo e ter um teor de condicionador maior em sua composição. Ele deixa o cabelo mais hidratado e sedoso. Se a sua raiz e o seu cabelo são oleosos, nem passe perto! Geralmente tem a cor branca, rosa, azul e outras tonalidades. Preferido de quem tem cabelo seco e ressecado, seja por motivo natural, ou pelos tratamentos químicos.

cremosoSHAMPOO CREMOSO: O MAIS EFICAZ PARA QUEM BUSCA HIDRATAÇÃO

Perolado (também conhecido como Translúcido)
É como o cremoso, mas tem leve brilho e também pode ser encontrado em várias cores. Ele acaba sendo um shampoo mais coringa, de uso diário, porque limpa bem e ao mesmo tempo hidrata. Ele não é tão pesado quanto o cremoso, mas não chega a ser tão leve quanto o aquoso. Quem tem cabelos cacheados e crespos, que sofrem com o ressecamento natural, pode usar e abusar. Para quem alisam, faz relaxamento e coloração dos fios, também é uma ótima alternativa. E para quem usa o aquoso e deseja de vez em quando fazer uma hidratação maior durante a lavagem, não deixa de ser uma boa alternativa.

peroladoSHAMPOO PEROLADO: PERCEBE-SE UM LEVE BRILHO EM SUA TEXTURA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat
  • Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito. 🙌🏻🇺🇾♥️ #graciasalavida #ricardoboechat #vivaempaz