AMIGA MARI tem dicas para usar macacão sem marcar o corpo e mostra opções de sapatos

Quem me segue no Insta Stories ficou por dentro do assunto “roupa para o casamento da prima do meu marido em um sábado às 16h na Estância Christina“. Ou seja, à tarde e ao ar livre. Cogitei vestido longo, curto, mídi. Até que… Pirlimpimpim! Lembrei de um macacão preto da Andrea Marques, um dos melhores investimentos em roupa que fiz na vida. Sim, na vida! Este macacão já foi assunto em vários posts porque já me fez companhia a ocasiões diversas (de sessão de autógrafos a casamento) e não cabe agora voltar a declarar-me a ele, visto que a paixão é pública. Toco no assunto por conta do e-mail da leitora Fabiana Gomez, de Belo Horizonte

“Oi, Mari. Acompanhei sua escolha de macacão para o casamento e achei uma linda opção, mas estou com dificuldade de usar um modelo grafite que comprei. Cada vez que visto, me sinto desconfortável, pois ele marca o quadril, me sinto maior. Piora ainda mais na hora de escolher o sapato. Me ajuda?

Oi, Fabiana. Eu entendo perfeitamente a tua dificuldade, pois, apesar de o macacão já ser parte integrante do guarda-roupa moderno e uma peça extremamente eficiente para nos salvar em diversas ocasiões formais e informais, ainda há uma aura de mistério a respeito de como usar e combinar. Uma dica fundamental para começar esta conversa diz respeito ao tecido e à modelagem. Prefira sempre tecidos mais estruturados e com silhueta reta e afastada do corpo. Do contrário, pode ser um desastre mesmo, principalmente para quem tem curvas que deseja disfarçar, já que pode marcar tudo – do sutiã à calcinha e gordurinhas.

macacao-social-galaPRETINHO BÁSICO
Espia só como todos os modelos foram confeccionados com tecidos mais estruturados e sempre marcando a cintura alta com faixa ou cinto no mesmo tom. Isso impede que você “corte” o corpo em dois, chamando atenção para a parte de cima e/ou para a parte de baixo. O fato de o macacão ser de uma cor escura, com a cintura marcada na mesma cor, proporciona o efeito de silhueta longilínea que a gente tanto busca.

uma-peca-que-vale-por-todas-113250-3ERRADO, ERRADO, ERRADO!
Selecionei esta imagem porque vai contra tudo que acabo de falar acima – a menos, claro, que você deseje encurtar sua silhueta e chamar atenção para os quadris. Neste caso, perceba que a faixa na cintura de outra cor promove exatamente aquilo que havia dito: corta o corpo ao meio e aumenta o quadril. E a silhueta fica ainda mais achatada pelo fato da calça ter elástico na barra – e ela ainda ter optado por um sapato de outra cor.

macacao-preto-plus-size_176215_600_1CERTO, CERTO, CERTO
Escolhi uma modelo com os mesmos padrões físicos para mostrar como detalhes podem fazer a diferença na hora de alongar a silhueta. Ela evitou marcar a cintura com outra cor e preferiu sandália preta. Na minha opinião, mais elegante.

13BICOLOR
A clássica tendência da vez também tem vez nos macacões. Quando escolher um modelo bicolor tome cuidado onde aparecerá cada cor. Sempre lembre que o branco aumenta e o preto emagrece – o claro aumenta; o escuro emagrece. Escolha modelos onde as cores fiquem em partes estratégicas do corpo para dar o efeito emagrecedor e não o contrário. Repara na imagem como este truque das listras verticais alonga qualquer corpo! Uma ótima pedida!

scarpins-classicosE NOS PÉS?

Scarpins clássicos são sempre curinga na hora de optar pelo macacão em algum evento mais formal, como formaturas, casamentos, noites de gala. Há toda uma sorte de modelos de scarpins que você pode escolher. Sobre o salto, invista naquele que oferece mais conforto. Dia desses, me perguntaram se poderia ser um pouco mais baixinho. Problema algum! O que importa é caminhar com desenvoltura – e sobretudo não tirar o sapato na festa, por favor!!!

img-thingKITTEN HEEL
Este é o famoso “salto gatinha”, que pode ser uma ótima alternativa ao saltão que talvez você não curta usar. Eu sou fã porque ele tira a gente do chão e é confortável pelo tempo que precisarmos, além de ser super feminino.

13dezSAPATILHAS DE BICO FINO
Outra alternativa, caso você dispense completamente o salto, são as sapatilhas de bico fino e enfeitadas com bordados, pedrarias e toda sorte de acessórios. Hoje em dia, sapatilhas neste estilo estão mais do que permitidas para noites de festa – aproveito a deixa e já respondo a outra leitora que me perguntou se poderia ir a um casamento com um vestido longo e uma sapatilha nesses moldes. Tranquilamente!

Por fim, abuse dos acessórios. Se gosta de colar e deseja chamar atenção para a parte de cima do corpo, vá com tudo. Se prefere brincos grandes (meu caso), prenda o cabelo e abuse de um lindo modelo. Espero ter ajudado, viu, Fabiana!?

Se você tem dúvidas ou alguma pergunta, escreva para leitor@marianakalil.com.br
Ah, e vem me fazer companhia no Stories! Só seguir @mari_kalil

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.