Matar ou morrer

MEU MAU HUMOR MELHOROU, GRAÇAS A DEUS

GRAÇAS A DEUS MESMO

Não estou curada, mas passou a gana de querer estrangular alguém.

ENTENDERAM POR QUE EU ESTAVA DEBAIXO DA CAMA?

Isso chama-se TPM. Conhecem? O João Inácio e os outros representantes do sexo masculino participativos deste blog talvez tenham ouvido falar. Nós, mulheres, conhecemos muito bem. Pior é que não posso me queixar, pois não é sempre que ela vem me visitar.

MAS QUANDO VEM….

Quando vem, há sempre duas possibilidades: uma delas é me deixar profundamente mau humorada e intolerante comigo e com o resto da humanidade. Com ganas de matar alguém. A outra é viver 24h de uma depressão absurdamente profunda, que me joga aos prantos em cima de uma cama com vontade de morrer.

E QUAL A MENOS PIOR, MARIANA?

TU PREFERE MATAR OU MORRER?

Preferir eu não prefiro nenhuma das duas, sua idiota. Mas, entre apenas essas duas possibilidades, eu ainda prefiro a depressão. Eu ainda prefiro a vontade de morrer. Pelo menos fico quietinha, introspectiva, revejo algumas coisas da vida. Cresço com a TPM, sabe assim? Já viram alguém crescer com a TPM?

EU!!

Isso chama-se o lado Poliana da Mariana, uma vez que não há como fugir da ebulição de hormônios responsável, segundo a Revista Saúde, por atingir até 80% das mulheres. “Nesse período, elas ficam mais agressivas, prejudicando suas atividades diárias e seus relacionamentos, pois suas maiores vítimas são as pessoas próximas, como marido ou namorado, filhos, colegas de trabalho e até animais de estimação”.

ENTENDERAM POR QUE EU ESTAVA DEBAIXO DA CAMA?

Procuro me informar sobre a alimentação nesse período porque acredito demais em alimentos que ajudam a melhorar os sintomas da TPM. Fiz até uma listinha para ajudar quem sofre do mesmo mal.

TOMEM NOTA!

1) LENTILHA, FEIJÕES, GRÃO DE- BICO, ERVILHA: aliviam os sintomas da TPM por causa do alto teor de carboidratos complexos e proteínas. Além disso, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade.
2) SOJA: excelente para mulheres com TPM, porque é fonte de estrogênio vegetal, que ajuda a aliviar os sintomas.
3) FRUTOS OLEAGINOSOS: nozes, amendoim, amêndoas, pistache e outras sementes são excelentes fontes de proteínas, vitamina B6 e E. Devem ser consumidos crus e sem sal. Não são indicados para quem tem acne.
4) HORTALIÇAS VERDES E LARANJAS: couve, mostarda, nabo, brócolis e couve-de-bruxelas têm alto teor de vitamina A, magnésio e cálcio. Cenoura, pimentão, abóbora e batata-doce ajudam a reduzir a hipoglicemia e a regular o sangramento menstrual intenso, além da acne pré-menstrual.
5) FRUTAS: aliviam a vontade de comer doce, além de regular a função intestinal.
6) ALIMENTOS INTEGRAIS: arroz, pão, cereais e granola são ricos em vitamina B6 e combatem o enjôo e a retenção de líquidos, além de também colaborar com o funcionamento do intestino.
7) FOLHAS E FRUTAS DIURÉTICAS: salsinha, salsão, alcachofra, folhas em geral e algumas frutas, como a melancia e o abacaxi, são diuréticos e ajudam quando há retenção de líquidos.

AGORA ME DEU UM NÓ NA CABEÇA

Essa é a minha alimentação diária. Todos os dias eu como alguma coisa presente na listinha. Como é que tenho TPM, então?

ELEMENTAR, MARIANA…

SÃO ALIMENTOS QUE AMENIZAM, MAS NÃO CURAM OS SINTOMAS, MARIANA

É TÃO DIFÍCIL DE ENTENDER?

CHEGA MAIS PERTO QUE EU TE DIGO!


Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Sou leitora assídua do teu blog.. daquelas que fica esperando ansiosamente o próximo post. E porque gosto tanto? porque nao tem como não se identificar contigo em alguma coisa.. e vc nos mostra isso de uma forma leve, humana e divertida!
    Quanto ao mau humor decorrente da TPM nada como um bom jantar do dia do namorados para amenizar.

  2. Oi Mariana, eu tbem nasci com a TPM. Meu marido diz que eu existo antes do Seakalm e depois dele … são duas etapas que ele viveu comigo depois de tanto reclamar que eu fico insuportável e eu mesmo não consigo me suportar. Enfim vale a tentativa, já uso a 3 anos e não vivo sem. Tomo todos os dias demanhã. hehehe beijao e boa sorte!
    http://natulab.com.br/produtos/84/Seakalm/

  3. Oi, Mari, tudo bem?
    Tu conheces o livro da chef Rita Lobo, “Culinária para Bem Estar, receitas anti-TPM” (Jaboticaba, 2007)? De repente tem algumas receitinhas diferentes.
    beijo : )

  4. eu me jogo no bom e velho chocolate!!!!!! claro que sempre com o mau caráter do Budweiser ao lado implorando um pedaço!!!!!
    bjo Mariana…não vivo mais sem vc!!!!

  5. Faço minhas as palavras da Luciana, em relação ao teu blog.
    Ja para amenizar a TPM fui ao médico e agora tomo anticoncepcional sem intervalos.
    Ajudou..

  6. Está fazendo mistério, Raquel. Mas não para de me pedir dinheiro. Trabalhar que é bom pra comprar presente pra namorada, nada! Bjo. MK

  7. Oi Mariana! Anticoncepcional intradérmico é uma maravilha contra a TPM. Ele libera de forma contínua e lenta os hormônios e dessa forma não ocorre a tal “ebulição”!

  8. Em épocas da minha TPM incontrolada minha mãe dizia: “já comeu teu damasco hoje?” e era tiro e queda!!

    Agora a dominei com anticoncepcional contínuo de baixa dosagem hormonal…

    Beijos

  9. hehehe

    Mari,

    TODO homem SABE o que é TPM sim…

    Sabe, tipo assim, aqueles escritórios ou empresas onde há poucos homens e várias mulheres trabalhando juntos? Pois, é líquido e certo: todas as mulheres entram mais ou menos juntas na TPM…

    É algo que nem todo a produção mundial de chocolates consegue resolver :(

    Melhoras!
    Abs!

  10. Boa noite, Mariana!
    Concordo com João Inácio quando diz que todo homem conhece TPM…
    Me chamou atenção sua “gana de matar”, tenha cuidado! Lembro que quando estava na faculdade, certa vez, comentou-se muito sobre um caso de homicídio nos Estados Unidos, em que a defesa alegou a TPM da ré…
    Porém, não se preocupe tanto… ela foi absolvida!
    Um abraço.

  11. Mari, eu adoro o seu blog!!! As minhas colegas do trabalho e eu te descobrimos há poucas semanas, e não vivemos mais sem ler os seus posts. Parabéns pelo sucesso!!!
    Falando em TPM, tem uma música da Mary J. Blige chamada PMS (a TPM das americanas), que é ótima e expressa os nossos profundos sentimentos nessa época. Ouça a música e leia a letra, acho demais!

    Beijos!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.