Mitos e verdades sobre o açaí: a deliciosa fonte de antioxidantes engorda menos do que se pensa

Quando pensamos em algo refrescante e saudável, o açaí é uma das primeiras opções que vem em mente, já que é uma fruta extremamente saborosa e fonte de substâncias benéficas para o corpo. Originária da mata nativa da Amazônia, o açaí é muito utilizado no preparo de refrescos e rica em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Alguns estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim.

Apesar de já ser um produto popular, ainda há diversas dúvidas sobre o consumo. Pensando nisso, Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, rede especializada em combinações rápidas e ilimitadas de açaí, frutas e outros acompanhamentos, explicou ao site MK o que é mito e o que é verdade sobre a iguaria. Confira!

Açaí rejuvenesce
VERDADE! Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas.

tigelaAÇAÍ: ELE SOZINHO, NÃO ENGORDA. O PROBLEMA SÃO OS ACOMPANHAMENTOS

Açaí é muito calórico e engorda
MITO! A polpa da fruta em si não engorda: 100 gramas do fruto possuem 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce. Este tipo de consumo é maior no Sul e Sudeste, regiões onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, granola, entre outros elementos absolutamente dispensáveis.

Açaí é uma boa opção antes da atividade física
VERDADE! Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel.

acaiCOM GRANOLA: HÁBITO DISSEMINADO NO SUL E SUDESTE DO PAÍS

Açaí é poderosa fonte de ferro
MITO! A quantidade de ferro encontrada em 100 gramas de fruto é de 1,5mg, uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6mg em uma xícara.

Açaí auxilia no controle do colesterol e diabetes
VERDADE! O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.

 

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.