Michelle Obama: o caráter e o estilo da primeira-dama dos EUA que o mundo jamais vai esquecer

“Acordo todas as manhãs em uma casa que foi construída por escravos. E hoje eu vejo as minhas filhas, duas jovens e inteligentes mulheres negras, brincarem com seus cachorros no gramado da Casa Branca”.

Quem, senão a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, poderia ter dito uma frase poderosa como esta sem afetação ou pieguice, durante um dos momentos mais aguardados da corrida presidencial americana? E esta foi apenas uma das muitas frases precisas e impactantes proferidas por ela durante o discurso na convenção democrata na Filadélfia, na qual Michelle declarou apoio a Hillary Clinton. Aliás, o que mais fez durante os quase oito anos em que seu marido ocupou o Salão Oval foi tornar-se protagonista, seja pelo estilo que assumiu, seja pelas opiniões contundentes ou pelas causas que abraça. Michelle Obama é muito mais do que uma simples primeira-dama. É pura inspiração para mulheres, em qualquer canto do mundo.

michelle_obama_convencaoMICHELLE NA CONVENÇÃO DEMOCRATA: DISCURSO FORTE SEM SER PIEGAS

Michelle Robinson Obama, de 52 anos, nasceu em um bairro pobre de Chicago e descende de negros, alguns deles escravos, do Sul dos Estados Unidos, região em que a segregação racial foi violenta e traumática. Advogada graduada na Universidade de Harvard, conheceu o marido em uma firma de advocacia em que os dois trabalhavam – ele, um advogado iniciante, ela, sua mentora.

+ ESTILO: O jeito casual chique de Juliana Awada, a primeira-dama da Argentina

Desde o início da vida pública do casal, com a eleição de Barack Obama para o senado estadual, ainda nos anos 1990, Michelle é vista como a personalidade forte da relação, a rocha da família. Mas também é conhecida pelo temperamento forte e as opiniões contundentes, mesmo quando o assunto é o presidente dos Estados Unidos. Um de seus biógrafos, o jornalista americano Peter Slevin, conta no livro Michelle Obama: A Life que, ao desejar sorte ao marido instantes antes do discurso que catapultou sua carreira política, em 2004, ela teria dito: “Vê se não estraga tudo, cara!”.

President Barack Obama, First Lady Michelle Obama, and their daughters, Sasha and Malia, sit for a family portrait in the Oval Office, Dec. 11, 2011. (Official White House Photo by Pete Souza) This official White House photograph is being made available only for publication by news organizations and/or for personal use printing by the subject(s) of the photograph. The photograph may not be manipulated in any way and may not be used in commercial or political materials, advertisements, emails, products, promotions that in any way suggests approval or endorsement of the President, the First Family, or the White House.ÊOS OBAMA NA CASA BRANCA: ELA É CONSIDERADA A ROCHA DA FAMÍLIA

Feminista e defensora da igualdade de direitos para as mulheres, é a idealizadora de uma das mais lindas campanhas mundiais pelo empoderamento feminino. Ao lado de celebridades como Meryl Streep, Oprah Winfrey e a rainha Letizia, da Espanha, Michelle percorre o mundo com a mensagem “Let Girls Learn”, algo como “Deixem as Meninas Aprenderem”, em livre tradução.

+ESTILO: Jennifer Aniston, o estilo básico da mulher mais bonita do mundo

A campanha tenta conscientizar pais, familiares e instituições públicas e privadas de que é preciso garantir a liberdade para a educação e as escolhas das meninas, deixando-as livres para decidir se querem brincar de carrinho ou bonecas (ou de ambas), se querem estudar artes ou ciências espaciais e se gostariam de jogar no time de futebol. Sua conta no Instagram tem mais de 5,6 milhões de seguidores que acompanham suas andanças pelo mundo, e traz um pouco da rotina de engajamento e do trabalho social de Michelle.

michelle_ let girls learnIDEALIZADORA DA CAMPANHA “LET GIRLS LEARN”: PELA LIBERDADE DE ESCOLHA

Mãe de duas filhas, Maila e Sasha, Michelle atua com firmeza ao afirmar a negritude das meninas e ao valorizá-las por serem quem são. Ela e o marido, aliás, são enfáticos na defesa de direitos e valorização para todas as mulheres, refutando os padrões preestabelecidos de aparência, criticando a indústria da moda e da beleza.

+ESTILO: Meryl Streep faz 67 anos: o estilo low profile da mais bem-sucedida estrela de Hollywood

Mas Michelle não vive de mal com a indústria da moda, não. Pelo contrário. Tem seu estilo admirado e imitado no mundo todo e é vista como elegante e sóbria, que sabe ousar sem exageros. Em 2007, a Vanity Fair a colocou na lista de 10 pessoas mais bem vestidas do mundo e a Vogue, em 2009, afirmou que Michelle era “a primeira-dama pela qual o mundo estava esperando”.

2009-02-10-vogue_cover_michelle_obamaCAPA DA INCENSADA VOGUE AMERICA

Com frequência é vista vestindo marcas como Calvin Klein, Oscar de la Renta, Michael Kors e Marc Jacobs, Dior e Chanel. Como poucas mulheres, sabe combinar estas peças com outras, compradas em lojas de departamento, imprimindo ao visual um estilo marcante. Também é característica da primeira-dama o faro para apostar em estilistas novatos, pouquíssimo conhecidos – é o caso de Jason Wu, Narciso Rodrigues, o brasileiro Francisco Costa e a cubana Isabel Toledo. É emblemática a sua aparição, no baile de posse do marido, em 2009, com um Jason Wu branco, de um ombro só.

michelle_ jason wuCOM O LONGO DE JASON WU: O VESTIDO QUE O MUNDO NÃO ESQUECEU

No mesmo evento, quatro anos depois, para celebrar a reeleição, Michelle repetiu o estilista, desta vez em um vermelho rubi de veludo e chiffon, sem mangas, ornado por sapatos Jimmy Choo.

michelle_ jason wu1DAMA DE VERMELHO: DE NOVO JASON WU, AGORA NA REELEIÇÃO

Para as aparições protocolares em eventos, escolas, comunidades ou em visitas oficiais ao redor do mundo, Michelle capricha nas saias rodadas, estampas, cores e roupas sem mangas, deixando à mostra os braços. Casacos estruturados e saltos também são fiéis companheiros da primeira-dama.

Veja mais deste estilo muito próprio de saias rodadas, estampas e cores na galeria de imagens!

 

Com a mesma desenvoltura, Michelle escolhe o figurino para um jantar com chefes de Estado ou aparece vestida de forma simples, tomando conta da singela horta orgânica que plantou com as filhas, nos jardins da Casa Branca. Com a mesma autoconfiança, percorre o mundo em busca de direitos iguais para as mulheres e profere discursos inesquecíveis – tão inesquecíveis que à rival, Melania Trump, restou apenas imitar. Com a mesma força, impulsionou a candidatura da democrata Hillary Clinton na convenção do partido ao mesmo tempo em que roubou para si todos os holofotes.

Esta é Michelle Obama, a primeira-dama que o mundo jamais vai esquecer.

* Este texto foi escrito pela jornalista Patrícia Lima para o site MK.

 

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado