O que vestir em cada idade: Mari Kalil comenta o closet feminino a partir dos 20 anos

O que vestir em cada década de vida? Se formos seguir os conselhos de Iris Apfel, tudo que quisermos e bem entendermos. Considerada uma das maiores autoridades no assunto no mundo, a empresária americana de 95 anos é exemplo de ousadia, estilo e personalidade fashion. Diz ela:

– Eu acho que se uma mulher tem o seu próprio estilo e sabe quem ela é, ela não tem que se vestir por ter 60, 20 ou 90 anos. Se elas querem se exibir, por favor, façam isso! Eu quero que vocês sejam felizes. Eu sempre disse que é melhor ser feliz do que bem vestida. Faça o que você sentir que deve fazer. Eu não vou julgar ninguém. Eu não gosto de regras e regulamentos.

iris_apfelVAMOS COMBINAR QUE IRIS APFEL TEM COERÊNCIA: É O RETRATO DAQUILO QUE ACREDITA!

Raras, raríssimas, são as mulheres como Iris. Ao mesmo tempo em que acho louvável uma atitude como a dela no alto de seus quase 100 anos e 745 mil seguidores no Instagram (@iris.apfel), não posso deixar de olhar para a grande parcela da população feminina que se preocupa, sim, em vestir-se de acordo com a idade. E não há nada de errado nisso, apenas dúvida, vontade e desejo de sentir-se bem dentro de uma roupa que respeite seu estilo e sua fase da vida. Não tem sido uma tarefa muito fácil vide a avalanche de tendências que nos assolam a cada temporada.

A quantidade de mensagens que recebo via e-mail e pelas redes sociais comprovam minha tese de que, de fato, muitas mulheres andam perdidas na hora de renovar o guarda-roupa. Portanto, foi pensando em abordar este assunto que voltei a Daniel Cassin para auxiliar na seleção de peças que combinam com mulheres de 20, 30, 40, e 50 anos ou mais.

dcAQUI ADENTREI
Minha visita foi à loja do shopping Praia de Belas, mas sempre lembrando que Daniel Cassin também está presente nos shoppings Iguatemi e Barra Shopping Sul, todos em Porto Alegre

20 ANOS
Você pode tudo! Pode usar peças curtas, coloridas, camisetas e peças com frases divertidas e irreverentes. Pode colocar a barriga de fora, usar um decote mais ousado com uma linda lingerie aparecendo. É uma fase de frescor, de busca de independência, de expressar jovialidade e criatividade por meio daquilo que veste. Brinque com estampas, cores e acessórios. Espia as opções que separei!

dc-20-biquini
BIQUÍNI TOMARA QUE CAIA
dc-20-blusa-babado
BLUSA DE OMBRO SÓ COM BABADO NO DECOTE E COMPRIMENTO CROPPED
dc-20-mochila
MOCHILA PRETA BORDADA
dc-20-moletom
MOLETOM COM FRASE INSPIRADORA E DIVERTIDA
dc-20-short
SHORTINHO ESTAMPADO
dc-20-tenis
TÊNIS IATE DIVERTIDO
dc-20-xuxa
XUXINHAS DE CABELO (ELAS VOLTARAM COM TUDO!)
dc-30-ombro-a-ombro
BLUSA ESTAMPADA OMBRO A OMBRO COM ELÁSTICO NO DECOTE
dc-20-macaquinho
MACAQUINHO DE ALCINHA

30 ANOS
Começa a busca pela definição do estilo – e esta busca pode levar anos, saiba disso. Ah, e seu estilo também pode mudar com a idade, não há nada de errado com isso! Inclusive, este assunto é tema de um dos capítulos do meu terceiro livro, “Tudo Tem Uma Primeira Vez”. Eu mudei meu estilo aos 20, aos 30 e agora aos 40. De forma natural, respeitando minhas vontades e exercendo o autoconhecimento.

+MARI KALIL: Não existe liberdade maior do que (re)descobrir nosso estilo

Nesta fase, grandes decotes, barriguinha de fora, abuso da transparência, roupas muito justas devem ser evitadas. Aos 30, a mulher já está em um momento decisivo da trajetória pessoal e profissional. A maioria das consultoras de moda comenta que é justamente nesta fase que elas devem (e procuram) mais ajuda de especialistas para auxiliar na construção da própria imagem. Eis as opções de peças que selecionei na Daniel Cassin!

dc-30-alfaiataria-rose
CALÇA DE ALFAIATARIA ROSÉ
dc-30-alpargata
ALPARGATAS ESTAMPADAS COM PLATAFORMA
dc-30-blusa-jeans
BLUSA JEANS BORDADA
dc-30-camisa-curta-alfaiataria
CAMISA DE ALFAIATARIA DE MANGA CURTA COM BABADOS
dc-30-camiseta-coracao
T-SHIRT COM ESTAMPA BORDADA DE PAETÊS
dc-30-camiseta-no
CAMISETA COM NÓ
dc-30-cropped-listrada
PANTACOURT LISTRADA
dc-30-jaqueta-bordada
PARKA COM AS COSTAS ESTAMPADAS
dc-30-jeans-cropped
JEANS CROPPED COM FRANJAS
dc-30-macaquinho-floral
MACAQUINHO COM ESTAMPA FLORAL
dc-30-quimono
QUIMONO COM ESTAMPA CANDY COLOR

40 ANOS
Nesta etapa da jornada, a mulher já conhece bem mais o próprio corpo (que já mudou um pouco, ressalte-se) e sabe o que lhe cai bem. Paradoxalmente, é justamente nesta fase também que ela mostra-se mais perdida, e muitas não conseguem encontrar um estilo que as represente. Há que ter em mente que tudo conta na hora de se vestir: o tom da pele, o formato do rosto e o tipo de corpo são características importantíssimas – e a busca está em encontrar peças que harmonizem com este conjunto.

+MARI KALIL: Não sou mais a mesma depois dos 40

Não é porque você chegou aos 40 que precisa adotar a sobriedade como regra, não caia nessa armadilha. Invista em vestidos e saias com comprimento logo acima do joelho. Decotes são bem-vindos desde que valorizem o busto, evite tecidos justos para não marcar demais o corpo e cuidado com estampas e desenhos infantis. Os 20 anos foram bons, mas não voltam mais! É o momento de investir em mais qualidade e menos quantidade. As peças selecionas foram:

dc-40-blazer-pink
BLAZER ALONGADO PINK
dc-40-camisa-regata
REGATA FERRUGEM
dc-40-carteira-metal
CARTEIRA METALIZADA
dc-40-chemisier
MAXI CAMISA COM BORDADO NAS COSTAS
dc-40-conjunto-camisa-longa
CAMISA DE ALFAIATARIA CURTA NA FRENTE E COMPRIDA ATRÁS
dc-40-macacao
MACACÃO
dc-40-quimono
QUIMONO BORDADO
dc-40-rasteira
RASTEIRAS COM DETALHE DOURADO
dc-40-vichy
BLUSA COM BABADO DE XADREZ VICHY

50 ANOS
Mulheres maduras precisam saber combinar o clássico com o moderno. Esta é a grande sacada de destilo nesta idade. Por exemplo? Usar uma calça clássica de alfaiataria com uma blusa super estampada com as cores da estação. Nesta fase, a mulher fica lá e cá – e este jogo de equilíbrio é muito divertido na hora de vestir. Deve sempre continuar investindo em padronagens e recortes mais clássicos e não poupar em peças atemporais.

Cores claras próximas ao rosto contribuem para uma aparência mais fresca e jovial; maxi colares são ótimos aliados e lenços estampados no pescoço trazem um ar contemporâneo ao visual clássico. No que investir? Espia!

dc-50-alfaiataria-branca
CALÇA DE ALFAIATARIA BRANCA
dc-50-blusa-laranja
BLUSA LARANJA DE MANGA LONGA
dc-40-blazer-listra
BLAZER MARINHO LISTRADO ESTILO NAVY
dc-40-camisa-listra-flor
CAMISA LISTRADA COM ESTAMPA FLORAL
dc-floral
REGATA ESTAMPADA
dc-50-lenco
LENÇO ESTAMPADO
dc-50-maxi-colar
MAXI COLAR
dc-50-mule
MULES METALIZADAS
dc-50-trico
TRICÔ ROSÉ

Ícone de moda e estilo e uma das maiores autoridades da indústria da moda no Brasil, respeitada por meninas de 20 até senhoras de 90 anos, Costanza Pascolato não gosta quando perguntam a ela o que é permitido ou não na hora de escolher uma peça de roupa.

– Na moda é proibido proibir – avisa.

Autora de diversos livros sobre o assunto, em um deles, “Meu Caderno de Estampas”, ela reúne uma série de recomendações sobre moda, estilo e comportamento. Separei algumas que servem para mulheres de todas as idades.

Costanza-Pascolato-H.Stern-Fluid-Gold-necklace-2-331x499COSTANZA PASCOLATO: ÍCONE NACIONAL

1.Em temperaturas quentes, looks totalmente estampados estão “permitidos”, especialmente se envolvem elementos com cores da mesma família, como vermelho com laranja.

2.Sabe aquele mito de que o preto emagrece? Ele é verdadeiro. Mais ainda se o preto for fosco, que absorve a luz e reduz a silhueta, ao contrário do preto brilhante, que reflete a luz – muitas vezes onde não desejamos.

3.Vermelho é, de fato, a cor mais sexy. Exige, porém, moderação: um vestido todo vermelho dispensa, por exemplo, decotes exagerados. O look não deve ficar over.

4.Aquele bom e velho estilo high and low, que mescla peças sofisticadas a peças de fast fashion, desgastadas, é praticamente tradição no Brasil. A recomendação é misturar roupas activewear (esportivas) com roupas clássicas, como calça de alfaiataria com camiseta esportiva e tênis de corrida.

dc-corner-jeansCORNER DE JEANS DA DANIEL CASSIN: PARA TODAS AS IDADES
Mulheres com mais de 50 anos podem usar jeans? Claro que sim! Mas em situações informais e esportivas. Se o estilo de quem veste não for notoriamente esportivo, não indica-se para jantares ou festas.

5.Comprar calças de número inferior ao adequado ao corpo é um erro. Se não conseguir se sentar com a calça, não compre.

6.Jeans azul básico e camiseta branca de algodão são indispensáveis. Servem para várias ocasiões, basta combinar acessórios diferentes.

7.Se tiver que optar por um único tom de roupa, escolha o preto. É a cor mais sóbria, que cai bem nas mais diversas ocasiões, com acessórios e calçados diferentes. A maquiagem também contribui para fazer do preto uma cor mais sensual, mais formal ou até mais descontraída.

8.Estampas étnicas combinam com qualquer mulher, especialmente em tons naturais, como vermelho urucum, amarelo açafrão e ocre. Étnicas em tons escuros também são versáteis.

DANIEL CASSIN
Barra Shopping Sul
Avenida Diário de Notícias, 300. Tel. (51) 3018-1012
Shopping Iguatemi
Avenida João Wallig, 1800. Tel. (51) 3131-2000
Praia de Belas Shopping
Avenida Praia de Belas, 1181. Tel. (51) 3061-8322

Facebook
@DanielCassinBrasil
Instagram
@danielcassinbr

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫
  • Chipirones a la plancha ♥️ #puntadeleste #uruguay
  • Cumplicidade é saber que temos alguém pra dividir o que não podemos carregar sozinhos ♥️