Vermelha, Meia, Over the knee: MARI RESPONDE como usar cada bota da estação

Uma das perguntas mais frequentes que recebo via mensagem pela página do site no Facebook (me siga lá: /marianakaliloficial) diz respeito ao uso de botas. Bota de toda sorte, de toda ordem. Bota branca, vermelha, de cano curto, de cano longo, ankle boot, de veludo… Enfim, o céu não é o limite quando o assunto gira em torno de botas e todas as suas variantes. Resolvi, portanto, neste post Mari Responde, compilar as dúvidas mais frequentes para tornar esse aprendizado mais prático e democrático. Abaixo, algumas das perguntas que caíram na minha caixa postal. Espia só!

Tenho um evento cujo traje é recepção. Posso usar uma bota de veludo de cano alto acima do joelho?
Há controvérsias entre as consultoras de estilo. Minha opinião é: “depende” (vide que sou adepta do bom senso). Como disse, muitas consultoras de moda orientam evitar qualquer tipo de bota em ocasiões em que a orientação do traje seja passeio completo ou social. Discordo. Temos que avaliar caso a caso. Hoje em dia, a indústria calçadista cria botas que parecem joias e que fazem toda a diferença na valorização de um traje. A roupa cresce e aparece com a bota. Portanto, desde que o bom senso oriente a busca pela elegância e não pelo figurino femme fatale, eu digo “sim, pode”.

hailey-baldwin-thigh-high-boots-style-3HAILEY BALDWIN COM BOTA DE COURO OVER THE KNEE NO RED CARPET
Considerada uma das maiores influenciadoras de moda e estilo de sua geração, a filha do ator Stephen Baldwin sabe circular de um jeito super contemporâneo na fronteira entre o maxi e o minimalismo. O que a gente aprende com ela nesta imagem: pode sim usar a bota acima do joelho num evento formal, como o que exige traje passeio. O importante, entretanto, é respeitar a personalidade da bota e deixar para ela o protagonismo. E como se faz isso: optando por um vestido nada justo, como esta maxi camisa de seda, o cabelo preso em um coque clássico e a maquiagem discreta

bota-socks-haileyHAILEY BALDWIN STRIKES AGAIN
Nesta ocasião, a it girl surge mais ousada por dois motivos: a cor vermelha da bota de veludo e o vestido de renda. Mas repare que não agride os olhos, tudo entra em sintonia de forma super suave e moderna. Repare também que, apesar de a coxa ficar um pouco de fora, a pele é coberta pela renda, o que faz toda a diferença. Os brincos são gigantes, mas não brigam com o visual, pelo contrário.

A bota vermelha está em todas as vitrines, gosto muito, mas tenho dúvida quando, como e onde posso usar? E qual modelo seria um melhor investimento. Me ajuda, Mari?
Sim, a bota vermelha é uma das peças-chave do outono inverno 2018 e acredito que, de tanto aparecer, causará enjoo em muita gente antes mesmo de passar das vitrines para o guarda-roupa (posso confessar que é quase o meu caso? kkkk). Não posso negar, no entanto, que elas resolvem a vida, já que se tornam o item principal do visual. Para quem tem o estilo básico como o meu e ama um jeans + t-shirt camiseta, a bota vermelha é coringa amigo. A dica principal é: monte o look tendo ela como protagonista.

+MARI RESPONDE: Como usar flat mule, o sapato mais cool da estação

Prefira roupas em cores neutras (preto e branco sempre funcionam; nude também é ótimo aliado). Material e modelo da bota são importantes levar em conta. Uma bota vermelha de verniz ou veludo over the knee impedirá que você passe despercebida. Já os calçados em cano curto e tecido fosco são opções mais esportivas, despojadas e fáceis de usar e combinar.

ankle-red-bootBOTA VERMELHA DE CANO CURTO
Fica uma graça com calça cropped em jeans ou alfaiataria. Deixe a perna aparecendo sem problema algum. Esta, aliás, é a ideia. Veja que as cores da roupa não tiram da bota o estrelato; e ela também ganha a companhia fashion da bolsa animal print.

red-bootBOTA VERMELHA OVER THE KNEE
Ela é linda aliada no frio, já que protege das baixas temperaturas e gosto muito da combinação cinza e vermelho. Fica ótima com tecidos mais estruturados, como a saia de lã e anima o visual que podia perfeitamente parecer entristecido. Deixe sempre o comprimento da saia cobrir um pouco a bota. Evite pernocas de fora, sobretudo em ambientes formais.

Celebrity Sightings : Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2018 : Day FourBOTA VERMELHA DE SALTO E BICO FINOS
São super elegantes e menos esportivas do que as botas de cano curto com salto quadrado. Nesta imagem, a modelo Alessandra Ambrósio ousa bastante ao usar a bota com jeans com barra de paetês e jaqueta metalizada. Repare que ela combina o vermelho da bota com o vermelho da bolsa. Aqui, eu gosto desta combinação porque ela fica menos caretinha graças à t-shirt de banda de rock.

Mulheres de perna grossa podem usar botas?
Claro! Há sempre um modelo de bota para o nosso caso. Sei que é difícil encontrar botas que não apertem quem tem panturrilha e tornozelo grossos – e este já foi até tema de post aqui no site. Se você gosta de cano longo, procure modelos que sejam confeccionados com materiais maleáveis. Há alguns em couro com a parte de trás em elastano que funcionam bem. Também existem os coturnos com cadarço, de cano mais curto e salto tratorado que estão super na moda e funcionam perfeitamente nesses casos. Apenas tome cuidado com os saltos e bico fino. Prefira os mais grossos para equilibrar o visual.

bota-socksBOTA MEIA
Aproveito para apresentar a bota meia (ou socks boot), hit da estação. Recentemente, o Google publicou uma pesquisa com dados inéditos sobre o comportamento fashion da temporada: o Google Fashion Trends. E a edição de inverno dessa pesquisa mostrou que as buscas pelas botas socks cresceram 1.500% em comparação com o ano passado. Este modelo da imagem fez parte do desfile da
Balenciaga e hoje as socks já ganharam estampas e versões em cano curto.

Fiz uma seleção de socks boots de cano curto vistas nas ruas. Para quem curte usar saias e vestidos e vive o dilema de como combinar a meia com a bota (eis outra pergunta que recebo muito!), socks boot é a amiga ideal. Também adoro com jeans de barra dobrada!

Espia só!

sockssocks1socks2socks3socks4socks5

Já que iniciei o assunto tendência da temporada, quero alertar para um modelo que ainda anda tímido aqui embaixo da linha do Equador, mas não duvide: logo logo ele vai chegar chegando nas coleções de alto inverno das principais grifes de moda: a bota prateada!

bota-prateadaMODELO DO DESFILE DE INVERNO DA SAINT LAURENT
Segundo o Google, desde o desfile da grife, as buscas por “bota prateada” dispararam no site. Em janeiro deste ano, o  crescimento por elas foi de 152%  em comparação a janeiro de 2017. Rihanna e Kendall Jenner, duas extraordinárias influenciadoras digitais, ajudaram a fomentar o desejo.

Mari, parece que a bota branca, que muita gente pensou que não sobreviveria uma estação, continua na moda neste inverno. No ano passado, comprei um modelo de cano curto, mas usei poucas vezes, pois tinha dúvidas como combinar. Me ajuda para que eu possa aproveitar melhor agora?
Pois é… Teve gente que matou precocemente a vida útil da bota branca, e ela não se deu por vencida. Triunfou e segue triunfando. Em julho do ano passado, quando a bota branca surgiu como tendência, fiz um post super completo de como usar – inclusive mostrei o modelo que havia adquirido sem arrependimento e que pretendo usar muuuito neste outono inverno.

Para não ficar me repetindo, convido a ler o post completo. Basta clicar na imagem abaixo.

bota-branca

E para quem ainda ficou com alguma dúvida em relação a como usar botas de veludo, over the knee, de cano curto, médio e estilo montaria, faço mais um convite para acessar outro post super esclarecedor sobre este assunto que escrevi. Basta clicar na imagem!

img_38191

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. Inverno passado, após ler a coluna, criei coragem e comprei minha bota branca (Dina Mirtz) Usei muito,dicas da Mari!
    Adorei
    Agora bora investir na vermelha.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada
  • Dia de esquentar a cuca. No bom sentido, claro 👌🏻#chapeu #frio #invernogaucho