Amiga Mari ensina qual é o modelo de decote que melhor funciona com cada tipo de corpo

Vira e mexe, minha mãe abre o guarda-roupa e seleciona algumas peças para me dar. São vestidos, casaquinhos, blusas, muitas blusinhas, que ela acaba achando sei lá o quê. Ficou pequena, comprei pequena, engordei, me arrependi… A lista de justificativas é interminável. Eu agradeço e aproveito tudo sempre.

Dia desses, organizava meu armário quando me dei conta que nunca tinha usado duas das blusinhas. Já tinha experimentado, já tinha quase saído de casa com elas e tal, mas alguma coisa me incomodava que me fazia voltar para o closet e trocar. Então, percebi que elas tinham em comum o modelo regata e o decote quadrado – e eu percebi que decote quadrado não me favorece.

produtocorprodutocoresgaleria_10287_1759_thumbESTA É UMA REGATA DE DECOTE QUADRADO

Não raro, caímos na armadilha de vestir blusas, vestidos, regatas e vários tipos de roupa com decotes que não nos favorecem. O decote certo para o tamanho de seio e silhueta certos muda tudo. Foi pensando nisso que Amiga M resolveu prestar um serviço de utilidade pública e falar neste post sobre tipos de decotes e quais funcionam melhor quando e por que. Venham comigo!

decote-quadradoDECOTE QUADRADO
Já que estávamos falando nele, comecemos por ele. Sou uma mulher de seis médios. Por regata de decote quadrado não fica bem em mim, principalmente se as mangas da regata são largas: porque dá a impressão de seios maiores e ombros menores. É justamente isso que me incomoda nas duas blusas que herdei da minha mãe. O decote quadrado é o tipo mais formal e discreto que há. Pode ver que as executivas usam muito. Também é um dos modelos preferidos das mulheres mais cheinhas e com bastante busto, pois ele garante mais sustentação, principalmente se as alças da blusa forem largas.

DECOTE UM OMBRO SÓ
Este foi o decote que escolhi para meu vestido de casamento. Acho lindo, chique e elegante em vestidos de festa em geral. Uma vantagem é que dispensa qualquer tipo de acessório ou joia no pescoço (para quem não gosta, claro!), uma vez que a característica do decote é justamente chamar a atenção para esta região do corpo. Fica lindo em mulheres com ombros largos e braços bem torneados.

decote-tomara-que-caiaDECOTE TOMARA QUE CAIA
É lindo e feminino, mas menos fácil de usar do que parece. A falta de alças prejudica completamente a sustentação para mulheres de seios médios e grandes. Eu, por exemplo, nem biquíni com este decote consigo usar. Valoriza muuuito os seios pequenos e costuma ser o preferido das baixinhas, já que mais pele à mostra contribui para dar sensação ótica de mais altura. No red carpet, é um dos modelos de decote que a gente mais vê. Nesta foto, a atriz Jennifer Lawrence usa um vestido Dior com tomara que caia bem retinho. Vejam que ele não tem quase nada de seio!

HOLLYWOOD, CA - MARCH 02: Actress Sandra Bullock attends the Oscars held at Hollywood & Highland Center on March 2, 2014 in Hollywood, California. (Photo by Steve Granitz/WireImage)DECOTE CORAÇÃO
O nome tem relação direta com o desenho do decote, que lembra a forma de um coração. Por isso mesmo, é considerado um decote para quem busca uma roupa de estilo mais romântico. Diferentemente do tomara que caia, ele pode ser usado com alças ou sem – e costuma agradar mais às mulheres de seios médios e grandes do que o tomara que caia, já que oferece uma sustentação um pouco melhor por conta do bojo melhor estruturado. Não aconselha-se a usar em ambientes formais, como entrevistas de emprego, fórum, ambiente de trabalho… Fica melhor em noites de festa. Não que seja o caso da atriz Sandra Bullock, mas este modelo de vestido, com decote coração de drapeado na altura dos quadris, é ótimo para disfarçar a barriga.

decote-canoaDECOTE CANOA
Trata-se de um modelo muito indicado para quem busca proporção entre ombros e quadris, já que o formato do decote canoa dá a impressão de ombros mais largos ajudando a disfarçar quadris largos. Atenção porém: quem tem ombros & quadris largos deve evitar, pois os ombros, obviamente, sempre estarão em mais evidência e o equilíbrio nunca será alcançado.

ombro5DECOTE OMBRO A OMBRO
Acho lindo, um estilo meio gipsy. Adoro quando ele aparece em blusas e batas. Mas confesso que não consigo usar justamente pela questão da sustentação. De novo, trata-se de um modelo de decote que valoriza mais quem tem pouco seio. Assim como o canoa, ajuda a disfarçar quadris largos (ambos passam a impressão de ombros maiores). Um proibitivo básico para quem tem seios grandes: jamais usar este decote com babados.

decote-frente-unicaDECOTE FRENTE ÚNICA
Bom, a imagem fala mais do que mil palavras. É o mais sexy e sensual dos decotes. Deixa às costas totalmente à mostra e, antes de tudo, elas devem estar em forma, sem gordurinhas aparentes, sem manchas, acnes e espinhas. Ou pode ser um desastre.

decote-transpassadoDECOTE TRANSPASSADO
A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ama vestidos com este decote. O curioso é que ela não precisa de duas vantagens principais que este modelo de decote oferece: disfarçar seios grandes e esconder gordurinhas indesejadas. Ele alonga a silhueta e chama atenção para a cintura alta.
Na foto, atriz Fernanda Paes Leme, que tem seios médios, optou por um modelo transpassado de manga comprida. Repara como ele marca a cintura alta!

decote-halterDECOTE HALTER
Figura entre os meus três preferidos e é também o preferido de quem tem os seios separados, pois possui o poder de juntá-los por conta das alças que são presas atrás do pescoço. O único porém são justamente as alças, que não podem prejudicar o pescoço a ponto de uma dor muscular estragar a festa. Como todas as atenções estão voltadas para a parte de cima, este é aquele decote para quem busca disfarçar quadris, coxas grossas e barriguinha.

decote-vDECOTE EM V
Priorizo sempre este decote quando vou comprar blusas e camisetas por um motivo simples e muito importante: ele valoriza o colo sem aumentar os seios. Outro motivo: ele ajuda a verticalizar e afinar a silhueta. Vai bem com todos os tipos de roupa. No red carpet, é um dos mais usados pela atriz Sofia Vergara para valorizar o busto.

decote-gola-altaDECOTE GOLA ALTA
Sim, gola alta é um tipo de decote e eu acho suuuper chique, principalmente com o cabelo preso. Gosto deste decote em vestidos curtinhos, pois entra no equilíbrio de mostrar as pernas e esconder o colo. É ótima alternativa em festas realizadas durante o outono-inverno. Mulheres com seios pequenos são mais valorizadas por este tipo de decote. Também funciona como alternativa para quem tem pescoço comprido e não curte muito esta característica.

decote-tartarugaDECOTE TARTARUGA
Também tem gola alta, mas a diferença para o anterior é a ausência de mangas. Eu fico o quadro da dor com este decote, pois ele é o que mais contribui para aumentar o tamanho do busto. Quem se valoriza com ele: mulheres de seios pequenos e lindos braços bem torneados.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado