Casamento de dia: o que usar? Amiga Mari ensina a montar os melhores looks

Tenho recebido uma enxurrada de dúvidas sobre o que vestir em casamentos de dia. Há dois tipos de “dia”. Os casamentos marcados de manhã costumam acabar antes do anoitecer; já os casamentos marcados à tarde começam de dia e terminam à noite. Importante, portanto, pensar em um look que transite entre esses dois turnos sem perder o charme.

Recentemente, fui convidada para uma cerimônia no restaurante O Butiá, localizado a 50 quilômetros de Porto Alegre. Ele está instalado em uma antiga fazenda à beira do rio, e a cerimônia tinha início às 13h e horário de término às 20h. Algumas coisas levei em conta para pensar no traje.

  1. O clima: faria calor, então a ideia era pensar em tecidos leves e fluídos. Podia ventar, portanto, nada de vestidos leves demais a ponto de me fazer bancar a Marilyn Monroe o tempo todo.
  2. A cerimônia aconteceria em meio ao verde: salto alto e muito fino, portanto, não seria mais indicado para caminhar nesse terreno, com morros e piso irregular. Melhor optar por salto médio e grosso. Ou também por sapatilhas e rasteiras sofisticadas com pedrarias.
  3. Havia uma certa informalidade por parte dos noivos. Permitido, no entanto, pensar além do vestido clássico. Macacão, saia e blusa, tailleur, pantalona…. Tudo muito bem-vindo.

Optei pelo macacão de seda em tonalidade telha. Olha!

casamento-manuESTAVA FAZENDO UMA BRINCADEIRA COM MEU MARIDO
Ele tinha acabado de tirar a gravata após a cerimônia, o almoço e o start para o início da festa. Eu só deixei porque o uso da gravata era facultativo! Veja que o meu scarpin tem o bico redondo e o salto mais grossinho, justamente para poder caminhar pelo gramado com mais desenvoltura.

casamento-manu2MAXIBRINCO DE ACRÍLICO PRETO COM DOURADO
Brincos são meus acessórios preferidos. Ao optar por este modelo, consegui dar uma modernizada no look e eliminei, portanto, colares e outros acessórios próximos ao rosto. Bijuterias, dependendo do local, do estilo dos noivos e da cerimônia, são super bem-vindas.

casamento-manu1ESTA FOTO DÁ UM POUCO O TOM INFORMAL DA FESTA
Antes de tudo é preciso saber qual é o estilo e o local da cerimônia e da festa. Formal? Informal? Essa resposta vai ajudar a elucidar muitas dúvidas previamente.

Elaborei um pequeno passo a passo que contempla cada detalhe do figurino para tentar responder a todas as dúvidas que chegam diariamente inbox. Dá a mão para a Amiga Mari e vamos lá!

Cores claras e suaves
Para eventos durante o dia, o ideal é preferir cores claras e suaves. Atenção, no entanto: branco, marfim e tons off-white devem ser evitados, afinal o centro das atenções é a noiva – e hoje em dia a escolha delas passeia entre essas nuances. Invista em tonalidades pastel, como rosa, azul, verde, amarelo, salmão. Evite os escuros, tais como roxo, preto, marinho.

Estampas
Ótima opção, sobretudo em cerimônias e festas em ambiente rodeado de verde, como fazendas, sítios e vinícolas. De novo: prefira tons claros, deixe os escuros para festas noturnas. Os florais ficam muito elegantes.

vestido-floral1VESTIDO FLORAL CURTO
Acho uma graça este estilo de vestido para mulheres entre 20 e 30 anos

charlotte1VESTIDO FLORAL LONGO
Super elegante para a faixa entre os 30 e 45 anos
Acima desta idade, daria preferência a saia com blusa estampada, tailleur, pantalona.

leticia-5EXEMPLO LETIZIA ORTIZ
Olha que chique esta ideia de blusa e saia estampada.

Acho lindo para mulheres maduras

Comprimento
É indiferente. Pode ser curto, mídi, longo. Casamento de dia permite várias opções de trajes além do vestido. Você pode optar por saia + blusa ou camisa de seda, terninhos, tailleur, calça de alfaiataria e uma blusa ou camisa, macacão. Sempre levando em conta, claro, que deve privilegiar os tecidos nobres. Dê preferência também a uma modelagem fluida, leve, fresca. Nada de tecidos muito pesados e encorpados.

Brilhos e paetês
Eu prefiro sempre deixar esse recurso para casamentos noturnos. A menos que sejam brilhos bem sutis e de preferência paetês foscos. Casamento à luz do sol deve ter a discrição como palavra de ordem. Não queira, portanto, cegar os convidados com os raios batendo nos seus brilhos e bordados.

Sapato
Era uma vez o tempo em que saltos altíssimos faziam-se obrigatórios. Hoje em dia, sapatilhas sofisticadas de bico fino podem perfeitamente frequentar um casamento, sobretudo à luz do sol e em terrenos irregulares. O slingback (já falei sobre ele no post O sapato da vovó nunca foi tão atual) também está super moderno e é indicado). Se você tiver que caminhar por gramados, atente para a altura e, sobretudo, espessura do salto. Prefira mais baixos e um pouco mais grossos, sob pena de ficar entalada na terra.

sapatilhaSAPATILHAS MAIS QUE PERMITIDAS
Prefira modelos com bico fino, pois são mais elegantes e apropriadas para a ocasião. Pedrarias são super permitidas, desde que combinando com o look completo!

Chapéu e fascinator
Muito bem-vindo em cerimônias somente ao ar livre. Tenha ciência, no entanto, que se a festa esticar noite adentro, você deverá tirar o chapéu quando começar a anoitecer – sem ficar descabelada. Se preferir o fascinator, não há problema algum em permanecer com ele.

Bolsa
Independentemente do horário, casamentos sempre pedem clutches e carteiras menores. Elas podem ter brilhos, pedrarias e cores vivas.

clutch-001CLUTCHES E CARTEIRAS MENORES: PERMITA-SE OUSAR!

Acessórios
Biju-joias estão permitidas, mas cuidado para não carregar muito na produção. Busque o equilíbrio sempre. Se optar por um maxibrindo, esqueça colares. Adicione um anel ou uma pulseira legal. Já se preferir um colar statement, use brincos menores. É tudo questão de bom senso e proporção.

Maquiagem
Natural, por favor! O mais natural possível! Muito cuidado com o excesso de base, você estará à luz do sol! Faça uma make que cubra as imperfeições apenas, invista em um olhar bonito, prefira sombras em tons nude, rosados e marrons claros. Menos cor é mais! Naturalidade é palavra de ordem!

Cabelo
Pesquise ideias de tranças, coques mais soltinhos, rabos de cavalo: penteados que deem a ideia que você fez em casa em um melhor estilo easy chic – a cara dos casamentos diurnos.

coque-casamento-diacoquecoque1RABO DE CAVALO, COQUE E TRANÇA
A ideia é que seja o mais natural possível! Se preferir cabelo solto, como eu optei no casamento a quem me referi no início do post, certifique-se de que seus fios esteja saudáveis, brilhosos e dê atenção para que a escova seja muito bem feita. Se preferir babyliss, evite o estilo cacheado demais. Prefira ondas naturais!

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado