Dolce & Gabbana lança coleção para as muçulmanas. E gera polêmica

A grife italiana Dolce & Gabbana lançou Abaya, uma coleção exclusiva para as mulheres muçulmanas. Trata-se de uma linha de hijabs (véus) e abayas (túnicas) criadas para ocasiões especiais e feitas com materiais nobres, como seda e cetim – algumas com estampas e detalhes em renda. Detalhe: por baixo, uma tela impede a exibição de partes do corpo feminino, como manda a religião.

pop-comportamento-dolce-gabbana-lanca-colecao-de-hijabs-e-abayasABAYA, A COLEÇÃO DA DOLCE & GABBANA PARA AS MUÇULMANAS

Porém, quando se trata da dupla ousada de estilistas, há de se esperar também peças mais sensuais, como as túnicas com transparências e saias mais curtas do que o habitual dentro dos preceitos muçulmanos. A coleção foi apresentada sempre acompanhada por saltos altíssimos, além de bolsas, joias e óculos de sol. A dupla italiana não deixou de contemplar a tendência que impera nesta temporada em suas criações – estampas de margaridas, limões e rosas vermelhas.

noticia_normal_recorte1TÚNICAS E VÉUS COM AS ESTAMPAS DA TEMPORADA

dolce-gabbana-01PRETO E BRANCO ENTRE AS CORES MAIS USADAS NA COLEÇÃO

A coleção foi apresentada na edição digital da Vogue Arabia junto com a ideia dos estilistas de contemplar a cultura da moda italiana, porém adaptada para o mundo árabe. A polêmica não demorou. Stefano Gabbana, em sua conta no Instagram, foi logo acusado de desenhar roupas que simbolizam a opressão e de fazer uma ode ao luxo e à ostentação, algo que vai contra a filosofia do Islã. Outros simpáticos à iniciativa agradeceram a dupla de estilistas por se preocupar em investir na beleza das mulheres muçulmanas.

Dolce-Gabbana-Abaya-Collection-BLOGAZINE-09LINHA FEITA COM MATERIAIS NOBRES, COMO SEDA E CETIM

A marca italiana não é a primeira a tentar lucrar com o mercado milionário do Oriente Médio. A francesa Chanel e a americana Tommy Hilfiger também já criaram linhas específicas paras as mulheres muçulmanas. Armani, Prada e Calvin Klein há anos produzem linhas de lenços para cobrir a cabeça das mulheres. Valentino conta com um serviço personalizado para desenhar túnicas exclusivas.

DKNY_Ramadan_Kollektion-f6230534e900fc8dA COLEÇÃO RAMADAN DE DONNA KARAN

O boom do mercado islâmico foi identificado pela Donna Karan em 2014, quando lançou a coleção Ramadan, com roupas que cumpriam com as normas recatadas de vestir exigidas pelo islamismo. A gigante H&M contratou Mariah Idrissi, a primeira modelo a vestir o véu islâmico e protagonizar uma campanha no Ocidente.

mariahMARIAH IDRISSI PARA H&M
De origem marroquina e residente em Londres, a modelo de 23 anos foi a primeira modelo que usa hijab contratada pela gigante sueca para protagonizar seu catálogo de moda

Segundo a revista Forbes, as muçulmanas gastaram 266 milhões de euros em moda em 2013 (mais do que Japão e Itália juntos). Projeta-se que esta cifra vai duplicar em 2019.

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mariana

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Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

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  • O primeiro boomerang pedido por uma fãzona no meio do shopping a gente nunca esquece! Obrigada por tanto carinho, Gabi @conselheiraliteraria ♥️
  • Faz cara de palestrante, Mariana! 😂😂 Repost from @assessoriafotografica Mariana Kalil durante  a #fbv17 – Feira Brasileira do Varejo
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