Flare, cropped, jegging, boyfriend, boot cut… Amiga Mari explica 12 modelos de jeans!

Eu amo jeans e coleciono jeans. Minhas calças jeans remetem a memórias de tempos diversos e são muito mais do que simples jeans. São gatilhos para queridas lembranças. Costumo fazer limpezas periódicas em meu guarda-roupa e passar adiante peças com as quais não tenho mais identificação por inúmeras razões – do tamanho ao estilo. Só que meus jeans, ah, a esses não consigo dizer adeus. (Fora que sempre acho que voltarei a entrar em um ou outro que hoje não passa mais das coxas!!).

Escrevendo este post me dei ainda mais conta desta admiração e paixão pelo jeans e de como estar dentro de um par de calça jeans tem tudo a ver comigo. Casa vez que uso um outro modelo de calça, seja de alfaiataria, legging, enfim, sinto como se não fosse 100% eu, sabe assim? Então, percebi que posso ter vários jeans sem parecer vestir sempre a mesma peça. Afinal de contas, foi-se o tempo do modelo reto – e apenas ele.

Hoje em dia há um sem número de modelos de jeans e, à medida em que fui construindo este post, fui me dando conta de quantos estilos podemos fazer e vestir sem abrir mão da parceirona denim. Quer ver? Amiga Mari mostra!

jeans_pitilloRETO
O jeans reto é o mais tradicional do guarda-roupa. Eu adoro! Durante muitos anos, este modelo reinou com cintura baixa. Nos últimas temporadas, tem aparecido com o cós mais alto, o que contribui para alongar as pernas. Uma boa dica é dobrar a barra e usar com um salto que não precisa ser muito alto. Fica super elegante.

jeans_jeggingJEGGING
  União das palavras jeans + legging, a jegging caracteriza-se pelo denim mais fino, portanto mais ajustado ao corpo. É mais justa do que uma skinny, mas tão confortável quanto uma legging por conta da dose extra de elastano em sua composição.

jeans_momMOM JEANS
Parece ter saído direto do túnel do tempo e não dá para afirmar que seja o suprassumo da beleza no corpo. Mas tem estilo e por isso conquistou tanto as fashionistas. Este modelo responde a quatro características: cintura alta, corte reto, meio desbotado e mais larguinho. Chamado de jeans da mamãe porque muito vestiu nossas mães nos idos anos 1980. Ganha personalidade com camisa de alfaiataria!

croppedCROPPED
É a antiga Capri, um modelo curto, cujo comprimento varia do meio da canela até os tornozelos. É recomendado para mulheres com pernas longas, por que dá a impressão de encurtá-las. O capri pode ser justo como a skinny, tradicional com o corte reto ou mais largo como a boyfriend. Detalhe importante: esta calça encurta a silhueta. A dica é optar por botas e sapatos de bico fino.

cropped-flareCROPPED FLARE
Segue a mesma premissa da Cropped, porém com a barra larga, imitando as calças estilo Flare. A diferença está no comprimento. Enquanto a Flare esconde praticamente todo o sapato, a Cropped Flare caracteriza-se por ter a barra mais curta e deixar o protagonismo justamente para o sapato.

jeans_widelegWIDE LEG
É o jeans super largo que exige um estilo e uma atitude completamente descompromissada e casual. Bom pra fim de semana, vai dizer?

jeans_customizadosCUSTOMIZADO
Significa personalizar o jeans. As opções são infinitas – dos mais casuais, como patches e bordados, aos mais sofisticados, com strass, paetês e pérolas. Remete a todo um revival do maximalismo dos anos 1980 que está tão na moda na primavera-verão 2018. Vai aparecer muito nas vitrines!!

jeans_rippedDESTROYED
Navalhado, rasgado, cortado: o que importa é que aparentem esse estilo destruído. Este modelo apareceu como tendência underground e consolidou-se nas mais altas rodas. Mulheres de todas as idades podem usar? Sim, mas recomenda-se deixar para as mais jovens os jeans de destruição completa.

jeans_boyfriendBOYFRIEND
Mais masculinizado, o modelo “do namorado” não é indicado para mulheres mais cheinhas que desejam disfarçar as curvas, pois não ajuda a definir muito as formas e pode dar a impressão de silhueta ainda maior. Indica-se dobrar a barra, pois dá um ar mais feminino. Sim, ela é toda mais larga, inclusive na cintura. Por isso se diz que foi “roubada” do guarda-roupa do namorado.

jeans_bootcutBOOT CUT
Reta dos quadris até os joelhos, este modelo abre a partir do joelho até a barra. Ajuda a equilibrar as proporções do corpo. Veste bem mulheres das mais variadas alturas. Eu amo e acho que contribui muito para um estilo alongado e elegante.

pantalonaPANTALONA
Já foi chamada de pata-de-elefante e boca de sino. Hoje em dia, aparece em versões menos exageradas. Ela também tem a barra mais ampla, como a boot cut, porém, seu shape não é tão ajustado.

skinnySKINNY
É indicada para mulheres com tipo físico triangulo invertido (quadril menor que a distância dos ombros), pois é um modelo que marca bastante cada curva do corpo. É considerada a prima contemporânea da antiga cigarette.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻
  • Humildes, humanos, generosos, apaixonantes. Não são quem são por acaso. Obrigada, @coldplay por uma noite que já está eternizada no ♥️ #coldplay #coldplayportoalegre #voltesempre