Invista no macacão! Amiga Mari ensina a usar esta prática peça a qualquer hora e lugar!

Começa a chegar o final do ano e a temporada de eventos multiplica-se. Comigo tem sido assim. Evento social, evento profissional, palestra aqui, festa acolá. Foi então que um belo dia parei para organizar a agenda, a cabeça e o guarda-roupa para definir o que vestiria em cada ocasião, o que poderia estar faltando para complementar alguma peça (sabe quando a gente tem uma blusa e não tem o sutiã adequado? Por aí….) e me dei conta que não existe nada mais prático, mais básico e mais moderno hoje em dia do que um lindo macacão. Vestiu, saiu!

Essa febre do macacão vem vindo devagarinho há uns três anos, mas posso dizer que o que era tendência virou moda. O macacão consolidou-se como um clássico que chegou para ficar. Um clássico versátil, pois vai de um passeio no parque a uma festa de gala. Há quem confunda macacão com jardineira. São duas peças com diferenças bastante significativas. Amiga Mari explica!

bce94c1580ee7f26df5589b2b2c8d73fMUITO PRAZER, SOU O MACACÃO
Sou uma peça única que cobre toda a parte de cima do corpo. Sou feito com diversos tipos de tecidos, dos mais simples, como a malha, aos mais nobres, como a seda.

92f26948256ea2b228454475a1a3c0b7MUITO PRAZER, SOU A JARDINEIRA
Sou mais aberta na parte de cima, tenho prendedores e meu material normalmente é o jeans.

No meu guarda-roupa, habitam dois macacões e uma jardineira jeans. Adoro usar a jardineira no fim de semana, para almoçar fora, ir ao cinema, passear com os cachorros… Me dá uma sensação de folga, sabe assim? Um dos macacões é preto, com babado no busto e tomara que caia. Leva uma faixa marcando a cintura alta e é uma peça que comprei para autografar o meu primeiro livro, Peregrina de Araque, na Livraria da Vila, em São Paulo. Já usei ele depois em festas e jantares. Troco os acessórios e ele está sempre lindo. É da Andrea Marques.

Olha!

livraria-da-vila3ALGUÉM ME CONTAVA ALGUMA HISTÓRIA
Comprei este colar, beeeem leve, para usar junto!

livraria-da-vila4ME DIVERTIA COM ALGUMA HISTÓRIA!
A faixa marcando a cintura alta do meu macacão é fundamental para acinturá-lo. Por ser da mesma cor, não “corta” o corpo, sabe assim? Esta é a primeira dica na hora de pensar em usar uma faixa ou um cinto (caso o macacão não venha com o seu próprio): procure um acessório da mesma cor. Isso evita criar qualquer tipo de contraste justamente na cintura.

Combinei meu macacão com scarpin de bico redondo preto. Por que: porque o sapato no mesmo tom do macacão ajuda a alongar a silhueta – principalmente se a peça, diferentemente da minha, cobrir o pé.

Olha!

livraria-da-vila5SIM, MEU MARIDO E EU MERECÍAMOS UMA FOTO MAIS DIGNA
Mas não existe nenhuma, tirando esta, que mostre o macacão inteiro. Pra piorar, eu ainda dobro o pé. Dos males o menor: pelo menos não estou com os dois pezinhos fazendo a blogueira de look do dia…

livraria-da-vilaMEU MACACÃO TEM BOLSOS, O QUE ME FAZ UMA PESSOA AINDA MAIS FELIZ
Quer coisa melhor do que ter onde colocar as mãos?

livraria-da-vila1NO CABELO, TRANÇA PRESA EM COQUE PODRINHO
Como era uma sessão de autógrafos e eu não estava a fim de ficar mexendo no cabelo, optei por prender nesta trança! Esta é outra dica: mudar o cabelo. Ajuda a mudar o visual de uma mesma roupa.

Em uma das ocasiões em que repeti o macacão, estava um pouco mais fresquinho. Era uma festa para agências de publicidade e mercado na Casa NTX, uma sofisticada casa de festas de Porto Alegre. Preferi, então, cobrir os braços com um bolerinho de paetês. E fui de cabelo solto. Tenho apenas um único registro daquela noite, ao lado da minha querida amiga e sócia Maíra.

Uma foto bem descontraída, digamos assim…

mariana-e-maira-ntxDE BOCA ABERTA
No lugar do colar, usei um máxi brinco meio estilo japonês. Aliás, esta é outra dica preciosa: alternar os acessórios. Eles ajudam a mudar a roupagem da peça

Este meu macacão tem um estilo mais noite e festa. O que não significa que macacão esteja banido do ambiente de trabalho, muito pelo contrário. É preciso apenas pensar em algumas características para a peça que combinem com o ambiente. Em lugares mais formais, o ideal é optar por modelos com mangas e sem decotes. Caso não tenha mangas, um blaser ou uma jaquetinha sempre vêm bem.

+MARI KALIL: Repetir roupa é sinal de inteligência, repetir roupa é chique. Amiga Mari explica

À noite, a coisa muda de figura e daí já é possível ousar mais. Um salto bem alto, uma carteira bacana e algum acessório lindo ou uma joia cumprem o papel. Macacão em casamento pode, Amiga Mari? Óbvio! Chique demais! Mas atente sempre para que seja confeccionado com tecidos nobres!

Para inspirar, separei algumas imagens que reúnem todos esses temas que abordei no post. Dica de Amiga Mari? Não pense duas vezes antes de investir em um macacão, sobretudo se ele for básico. É um companheiro e tanto de vida e diversão!

macacao1DECOTE FECHADO
Este tipo de modelo cai muito bem em algum evento profissional. O salto e a carteira contribuem para uma maior imponência. Também funcionaria com sapatilha e uma bolsa maior em algum momento mais casual

macacao2DIA E NOITE
Eis um macacão que transita bem em qualquer ocasião, pois tem uma modelagem mais clássica e discreta e, apesar do decote fechado, é super feminino.

macacao3FAIXA DA MESMA COR
O que falei no decorrer do post. Percebe como a faixa acintura sem cortar a silhueta? Ela aproveitou o pequeno detalhe em prata do decote para jogar com pulseiras do mesmo estilo. Preto e prata fica lindo!

macacao4BOLSOS
Este é um modelo com comprimento mais curto e cintura alta com bolsos. O decote V ajuda a alongar a silhueta e a opção pela sandália, além de feminino, dá mais frescor. Uma observação importante: nesses casos de comprimento mais curto, o sapato não precisa necessariamente ser da mesma cor, mas pode ser de um tom que não fuja tanto, como na foto.

macacao5RENDA
Detalhes com renda combinam melhor com compromissos noturnos, assim como o uso de carteiras metalizadas

macacao6ALFAIATARIA
Victoria Beckham usa este modelo no dia a dia. Ele funciona quase como um terninho, mas com uma pegada bem mais moderna. Esta é outra ideia bacana: dar um tempo no terninho e investir em macacão.

macacao7ULTRA SOFISTICADO
Macacão pronto para uma festa de gala. Tão lindo e imponente como um vestido longo. Os tons pastel ajudam a dar ainda mais delicadeza à peça.

macacao9MÁXI BIJUS
O que era um pretinho básico tornou-se um pretinho nada básico com o uso do máxi colar e da carteira com franjas!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

7 Comentários
  1. Oi Mariana ! E pras gordinhas ? É possível ? Pq eu não posso usar saltos por causa dos joelhos e não me sinto segura em colocar um macacão com sapato baixo .
    Por favor pensa nas pessoas que não podem usar salto ! Muito difícil encontrar Boas dicas pra quem não usa salto e não consegue alongar silhueta com eles . Obrigada

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Deprimida sem motivo! 🤣🙌🏻🙏🏻♥️
  • 26/12/1993, PUC-RS, Bacharel em #jornalismo e uma frase de #paulofrancis que sempre me guiou: “Crítica não é raiva. É crítica. Quem ofende os leitores é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom às vezes é sarcástico. Pode ser desagradável, mas é, insisto, uma forma de respeito”. #tbt #throwbackthursday #quintafeiradoretorno #quintafeiradoretrocesso
  • A gente volta das férias assim! 💙 #lardocelar #gremio #campeaorecopa
  • Milanesa con huevo, papas y sin filtro 👌🏻🍳🍟 #despedida #fimdeferias 😢
  • Uma grata surpresa em Punta: Club de los Balleneros. Lugar lindo, restaurante maravilhoso e pet friendly. Precisa mais!? 🌞🙌🏻🐶♥️
  • Amizade: precisa mais!? Gracias por un verano más @jubassani ♥️ #tamojunto #puntadeleste