Jaqueta de couro é investimento certo! Amiga Mari ensina a usar em todas as estações!

Sou entusiasta confessa de peças investimento, aquelas que são um clássico, que valem o custo e que nos acompanharão por muitos e muitos anos de vida – quiçá por uma vida inteira. A jaqueta de couro enquadra-se nesta categoria. Ela não sai de moda e passeia em todas as situações – da festa à reunião de trabalho. Hoje em dia, o couro sintético (ou ecológico) está tão evoluído que, quando é de boa qualidade, acaba facilmente confundido com couro de origem animal. Avanços da tecnologia que a gente só tem a agradecer e a incentivar pelo bem dos animais.

Eu tenho uma jaqueta perfecto preta de couro sintético que comprei em 2009, ou seja, há sete anos. Nunca deixei de aproveitá-la em todos os invernos desde então, incluindo verão (acredite!) e meias estações. Nunca deixei de colocá-la na mala em alguma viagem. Ela é um curingão maravilhoso e uma amiga atemporal.

No frio, ela funciona como um corta vento; na meia estação, cumpre a função daquela manguinha que a gente precisa. Mas o que eu mais gosto mesmo em uma jaqueta de couro, sobretudo o modelo perfecto (mais justinha), é sua capacidade de modernizar qualquer look. E desfilar lindamente até no tapete vermelho!

biker_helenmirrenHELEN MIRREN NO TAPETE VERMELHO
Considero esta imagem o ápice da capacidade da jaqueta de couro de tornar mais moderno um look. Do alto e louvor de seus 70 anos, a atriz Helen Mirren lançou mão dela para combinar com um longo estampado no tapete vermelho. Qualquer outra opção teria ficado caretinha; a jaqueta concede atitude e personalidade ao visual.

biker_jane1JANE FONDA EM PREMIERE
Já que comecei com uma linda mulher madura, continuo com outra linda mulher madura que também optou por este estilo em uma noite de festa. Para combinar com o macacão de seda, Jane Fonda foi de jaquta de couro em tom cobre. Um luxo!

biker_dakota1DAKOTA JOHNSSON
A estrela de 50 Tons de Cinza preferiu nada menos do que uma jaqueta de couro preta para fazer contraponto ao longo, leve, feminino e esvoaçante vestido.

biker_Keira-KnightlyKEIRA KNIGHTLEY
Mesma proposta anterior que funciona muito para quem deseja tirar o ar certinho de uma roupa e provocar um pouco mais de impacto.

Não é preciso morar em uma região de frio intenso para investir em uma jaqueta de couro. Ela é parceira de todas as estações. Saindo agora dos tapetes vermelhos da vida e olhando para o dia a dia, ela combina com jeans e tricô (se você mora no Sudeste e Centro-Oeste do país), com cashmere (se vive na Região Sul, mais gelada).

Frio no pescoço? Ela também fica ótima com echarpe, cachecol ou manta de lã. Dá uma olhada na galeria de jaquetas de couro + pescoços protegidos – tanto por mantas mais pesadas quanto por lenços mais delicados para inspirar!

Os modelos de uma jaqueta de couro variam e vai do gosto de cada uma na hora de comprar. Há peças cheias de zíperes e botões; há outras mais sequinhas e estruturadas; tem também jaquetas com ombros e punhos bem marcados. Algo a ser levado bastante em conta na hora de investir em uma peça é saber se você deseja ou não marcar mais a região do quadril. Quanto mais curtinho for o comprimento da jaqueta, mais atenção chamará para esta parte do corpo; quanto mais compridinha, mais ela passará despercebida.

biker_giseleGISELE E SUA JAQUETA
A modelo gosta de usar a sua jaqueta curtinha e acinturada no dia a dia com calça skinny e camiseta, fazendo um estilo mais rocker

biker3MÁXI TRICÔ
Uma ideia bacana é usá-la sobre máxi tricô mais compridinho, que ajuda a disfarçar a região dos quadris

Jaqueta de couro também é ótima parceira de um vestido curtinho com meia-calça (de fio mais grosso se o frio foi mais intenso) e bota (de cano curto ou longo, dependendo da temperatura lá fora).

biker10PERFECTO + VESTIDO
Olha que bacana a ideia da jaqueta com vestido no dia a dia! A espessura da meia vai depender do quanto você sente frio nas pernas, ou se gosta de fazer o estilo meia calça mesmo sem se importar com a temperatura. Repara que a jaqueta é um pouco mais compridinha, o que ajuda a alongar a silhueta!

biker_vestidolongoPURA FEMINILIDADE COM OS LONGOS, VAI DIZER?

A jaqueta de couro também dá um toque menos formal à camisa de seda + calça de alfaiataria. Pode tranquilamente substituir o blazer na vida das executivas, se a ideia for a mesma das atrizes lá do começo do post, que usaram a peça no red carpet: rejuvenescer o visual e passar uma ideia mais moderna.

biker_exe1COM CAMISA E SAIA LÁPIS

biker_exe3COM CAMISA E CALÇA DE ALFAIATARIA MAIS CURTINHA

Por fim, fiz uma seleção de várias ideias de looks para o dia a dia que funcionam lindamente com a jaqueta – dos mais básicos, que incluem jeans e tênis (e nem por isso menos formais) aos mais coloridos e coordenados com estampas. Logo, logo estará aberta a temporada de liquidações e, se eu puder deixar uma dica, aproveite para investir nessa peça de todos os invernos e verões! (Não esqueça de clicar na galeria para ver em tamanho original).

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood
  • Acho que aceito de aniversário esse trajito chic! Tem história completa no Stories (y otras cositas más) 😜 #twentyfoursevenpoa #AmigaMariTFS #amigamari