Mari Kalil: Quando um tênis é mais que um tênis. Tem história e estilo de vida. Isto é Keds!

Sou entusiasta das coisas poucas e boas, do menos é mais. Gosto de colecionar histórias por meio de objetos, roupas e pertences em geral. Cada souvenir, jeans, quadrinho, enfeite, bolsa, sapato, enfim, cada item que credencio para fazer parte da minha vida precisa ter algo importante para me dizer – e, com o decorrer do tempo, contribuir para me ajudar a memorizar histórias e lembranças queridas. Tenho dois KEDS que fazem parte desta turma.

Olha!

mari-kedsMEU KEDS TURQUESA QUERIDO
Como dá para ver na passagem de Porto Alegre a Santa Maria, esta foto data de 21 de novembro de 2013. Eu vivia uma intensa peregrinação pelas cidades do interior do Rio Grande do Sul cumprindo agenda de sessão de autógrafos do meu segundo livro, “Vida Peregrina”. Escolhi este Keds para me fazer companhia durante a peregrinação (só viajei com ele –  justamente para que acumulasse histórias). O motivo da escolha tinha tudo a ver com o momento. O tênis era exatamente da cor da capa do livro.

Olha!

vida-peregrina-capa-web12BOAS E DOCES LEMBRANÇAS
Hoje, tenho meu querido Keds, que tantas emoções acumulou, guardadinho. Mandarei enquadrá-lo e o eternizarei na parede do meu escritório cheio de memórias assim.

Outro momento vivido com Keds e que acaricia a minha alma é um pouco mais recente, no verão passado. Primeiro verão com Papaqui em nossas vidas. Fã de calçados nude que sou, a fim de fazer uma mala econômica e objetiva para o verão em Punta del Este, comprei um tênis que seria “o tênis” das férias – aquele que combinaria com tudo, que iria comigo do passeio com os cachorros ao happy hour no lugar mais bacana que pudesse existir.

Olha!

keds 37f7d5de6061cae55O ELEITO!
Nude, furadinho, fresquinho e elegante! Este ano ele voltará comigo para Punta!

mari-keds1KEDS, MARIANA, BENTO E PAPAQUI EM UM DIA FELIZ
Estávamos visitando a Granja Narbona, em Punta del Este. Fomos fazer um happy hour. Bebemos vinho branco com esta natureza a perder de vista. Conhece a Narbona? Indico muito. Fiz até um post na época, se quiser entender melhor. Aqui ó: Granja Narbona, um passeio em Punta del Este que vale cada centavo.

Quando a Keds entrou em contato comigo para saber se eu conhecia a marca e me interessaria em escrever sobre ela, logo relatei essas duas histórias e respondi que sim, que claro, que eu só topo escrever sobre marcas que façam sentido para mim, que recomendo, que experimento e aprovo. A primeira vez que entrei em uma loja da Keds foi na Oscar Freire, em São Paulo. Morava na cidade, passeava com Bento por ali num fim de semana e lembro de ter ficado maravilhada com aquela novidade – havia acabado de inaugurar. Entramos, eu queria muito comprar um Keds branco tradicional, mas daí me encantei pelo marinho, pelo preto, pelo vermelho, fiquei confusa e fui comer um sorvete.

bento1122ELA SEMPRE FAZ ISSO

gargalhadaÉ VERDADE

Quando fico confusa diante de alguma compra iminente, saio da loja e como um sorvete (inclusive, falo deste hábito em Vida Peregrina, que colocava bastante em prática na temporada de estudos na Espanha). Sei lá, me acalma. Acho que por conta da invasão de serotonina no cérebro, que contribui para diminuir a ansiedade e colocar as ideias no lugar. Voltei à loja depois de uma bolinha de Häagen-Dazs de doce de leite e comprei a ideia original: o Keds tradicional branco. E como usei! Inclusive, fiz uma seleção de looks para usar com o Keds branquinho, que, a meu ver, é a cara do verão (e com essa moda de tênis branco então…)

Olha!

keds1SEMPRE ADOREI!
Clássico, funcional, fresquinho, leve, funciona como tênis, substitui sapatilha… Curingão amigo mesmo!

Back At It Again in the White Keds...ESTILO NAVY
Keds branco combina maravilhosamente com listras – e com essa moda de listras instalada, há peças listradas por todos os lados. É uma dupla dinâmica!

keds4

OUTRO MOMENTO KEDS + LISTRA
Este look vai lindamente para o trabalho. A saia jeans mais compridinha funciona em ambientes que exijam mais formalidade, e a blusa com o Keds dá um toque de modernidade.

keds3

CINZA E PASTEL
Adoro combinar diferentes tons de cinza com diferentes tons pastel, e o Keds branco foge do óbvio e fica chique

Uma das primeiras sugestões de nomes para a marca foi PEDS, que em latim significa “pé”. Só que havia registro patenteado. Então, surgiu a dúvida entre KEDS ou VEDS. A palavra KEDS foi escolhida, pois o som da letra K era mais forte e marcante. Assim, em 1916, há cem anos, nascia oficialmente a Keds.

page_11KEDS NASCEU COM A PROPOSTA INOVADORA DO SOLADO DE BORRACHA
Até então os solados eram em couro, e logo os tênis ganharam a denominação de “sneakers”. Motivo: as solas de borracha eram tão macias e silenciosas, que seriam perfeitas para “sneak”, termo da língua inglesa que significa “espiar” ou “esgueirar”

Em 1934, foram lançados os modelos coloridos; quatro anos depois, foi a vez de surgir um modelo mais feminino batizado de Kedettes. Pela primeira vez, os calçados da marca ganharam saltos e plataformas – e também as estrelas de Hollywood. Foram usados por ícones da época, como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Jackie Kennedy. Transformaram-se em um clássico americano.

keds-audreyAUDREY HEPBURN
Um dos luxos da eterna bonequinha era um par de Keds azul

keds-marilynMARILYN MONROE
Quando a bombshell descia do salto, corria para um par de Keds

Lembram do filme Dirty Dancing, sucesso mundial em 1987? Lembram da dança de Jennifer Gray e Patrick Swayze? Lembram que ela usava Keds?

Olha!

dancingJENNIFER DANÇA DE KEDS BRANCO EM UMA DAS CENAS DO FILME

Deu saudade? Em mim deu. Muita! Selecionei outro trechinho do filme em que eles aparecem dançando; ela, de novo, com o mesmo Keds branco. Aperta o Play!

O filme provocou no mundo uma febre mundial pelo consumo de Keds. Em 1990, a marca bateu o auge da popularidade, lançou edições limitadas em parcerias com designers renomados, mas então chegou uma época em que faltou criatividade e fôlego para se reinventar. Keds caiu no esquecimento, no marasmo e na mesmice. A volta por cima só se daria cerca de uma década depois, quando, em 2004, veio à baila o lançamento da coleção Triumph e de uma campanha publicitária estrondosa estrelada pela atriz londrina Mischa Barton intitulada “Be Cool”.

keds-mirchaMISCHA, ÍCONE JUVENIL, EM UM DOS SPOTS DE “BEE COOL”
A campanha foi direcionada às adolescentes americanas

keds-mircha1TODOS OS MODELOS DA COLEÇÃO BEE COOL: KEDS INICIA A VOLTA POR CIMA

Outra investida forte de marketing para marcar um ano da comemoração de seu centenário, neste 2016, Keds lançou uma campanha publicitária em torno do poder feminino e elegeu a cantora pop Taylor Swift para ser a estrela de “Ladies First”. Taylor tem sido destaque das campanhas publicitárias da Keds desde 2013 e já criou coleções em parceria com a marca americana.

kedsCOLEÇÃO KEDS BY TAYLOR SWIFT
Estampas e cores em um visual bem divertido

Bastidores e imagens da campanha Brave On, estrelada pela cantora!
Aperta o play!

Montei uma galeria de modelos atuais da Keds que estão à venda em Porto Alegre nas lojas Convexo (shoppings Moinhos, Iguatemi, Praia de Belas e Rua 24 de Outubro) e também para o interior do Estado e todo o Brasil pela loja online da Convexo.

Olha!

 

Nos próximos capítulos… Tchan, tchan, tchan, tchan!
Olha!

keds-prata-unnamedkeds-ouro-unnamedOOOOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!!
Keds Spechio metalizado prata e ouro com solado baixo!

keds-valekeds-vale2OOOOOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!
Há opções metalizadas também com flatform!

mari-e-maira-4OI, GURIAS!
Aguardem: Mari e Maíra (esta dupla que é quase uma nomenclatura sertaneja) estarão de volta apresentando looks incríveis e garimpados em seus próprios closets para montar com esses modelos de Keds. Em breve, em um post perto de você!

  • Este é um publipost escrito com exclusividade para a KEDS
Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado
  • Super sócias ativando no editorial de moda para a @convexopoa. Moda para a vida real, para a mulher real. Moda para mulheres como a gente, que querem descomplicar a vida. Moda pra mulher que gosta de ser mulher. Vem ver no site MK! #talindo