Mariana Responde: Como vestir o clássico preto e branco de um jeito moderno e original

Coco Chanel sempre foi uma entusiasta da dupla preto e branco. Visionária, já percebia que o duo jamais deixaria de ser um clássico. De fato. Quem veste preto e branco em qualquer ocasião nunca erra, já que está vestindo uma tradição. Décadas passaram, um novo século chegou e o que se percebe é a tendência minimalista há alguns anos entre nós. Pois o preto e branco combinam perfeitamente com este estilo “menos é mais”.

À primeira vista, pode parecer simples vestir este clássico. Até é, caso você abra mão de ousadia e criatividade e opte por peças básicas. Mas eu recomendo: brincar com preto e branco pode ser muito mais empolgante do que a gente imagina. Foi justamente este o teor da pergunta enviada pela leitora Amanda Norme, de São Paulo, para a seção Mariana Responde.

Mari,
Eu adoro usar preto e branco, mas queria algumas dicas tuas de como ser mais ousada e original na combinação dessas duas cores do guarda-roupa. Obrigada. Um beijo. Amanda.

Perfeito, Amanda! Adorei o tema, pois eu também sou entusiasta dessa dupla. Em primeiro lugar, acho importante ressaltar o bom investimento que é adquirir peças em preto e branco, uma vez que, como falei, são cores clássicas. Para modernizar o visual, gosto muito de estampas geométricas e grafismos. Também indico usar pontos de cor nos acessórios, como brincos, colares, bolsas e sapatos. Outra ideia que acho linda e não tem como errar, já que estamos falando de apenas duas cores, é o mix de estampas.

Vamos ver algumas inspirações que selecionei!

pb1XADREZ
Peça clássica do guarda-roupa feminino, a camisa xadrez é moderna é funciona muito neste estilo PB. Gosto bastante de misturar tecidos, como a camisa de algodão usada com a saia de couro falso. Sobre xadrez, uma dica de consumo: o vichy (aquele tipo de xadrez bem miudinho) chega com tudo nas próximas estações. Portanto, baita investimento, caso você curta.

pb2CONJUNTINHO
Todas mortais acordam muitos dias com preguiça de pensar o que vestir. Nesses momentos, sou uma entusiasta dos conjuntinhos, também chamados de coordenados. Vestiu, saiu! Se for PB, então, mais bem vestida e clássica do que nunca!

pb3ALFAIATARIA
Victoria Beckham mudou completamente o estilo ao longo dos anos. Saiu de cena aquela spice de decotes e entrou uma mulher cada vez mais minimalista. Bacana este truque de estilo dela: gola da camisa aparecendo em sintonia com o sapato bicolor de bico fino. Aliás, outra atual obsessão de Victoria: sapatos sem salto.

pb4ESPORTIVO
Preto com branco é a combinação mais versátil que existe, pois funciona em vestidos de festa e também no dia a dia com tênis. Bom truque para alongar a silhueta é usar calça e blusa de uma cor e jogar por cima o casaco de outra.

pb5PANTACOURT
Preto é a melhor opção para os modelos de calça Pantacourt, uma vez que têm a tendência de aumentar volume nos quadris. O visual fica super charmoso e contemporâneo com blusa de grafismos

pb6ACESSÓRIOS COLORIDOS
Vermelho, amarelo, verde… A gente costuma ver muito a combinação de roupa PB com acessórios vibrantes. É bacana, diverte e tal, mas eu gosto muito de brincar com acessórios mais claros, como o rosé. Menos óbvio, sabe assim? #achochic

pb7MACACÃO
Eis uma peça de roupa que vai salvar você em muitas situações: macacão PB. Invista sem medo!

pb8BABADOS
Eles permanecem na moda, e ainda encontram certo receio das brasileiras. Bobagem. Babados são lindos e super femininos. Uma camisa branca de babados faz toda a diferença no look que deixa de ser básico

pb9CAMISETA DIVERTIDA
Gosta de passar mensagens por meio da roupa? Então saiba que camisetas com frases e desenhos nas cores PB podem ir até para a festa!

pb11 MIX DE PADRONAGENS
Usei esta foto para incentivar o uso de peças originais e diferentes. A gente costuma ficar com medo de comprar algo fora da casinha demais, mas tenha certeza que nas cores PB sempre haverá serventia.

pbMIX DE ESTAMPAS
Repara só como funciona a mistura de estampas em peças PB! Fica super moderno e descontraído, e a dica é usar estampas mais graúdas na parte do corpo que você deseja destacar mais

listrasMIX DE LISTRAS
Quem disse que, se uma peça é listrada, a outra tem que ser lisa? Ouse e misture listras, verticais e horizontais, de diferentes larguras. Fica show!

outfitPB EM BLOCOS
Esta é a combinação mais tradicional: usar preto e branco em peças chapadas. Sempre lembrando daquela dica de que preto na parte de baixo emagrece. Caso prefira usar branco na saia ou calça, olho atento para o forro. Transparência, nem pensar!

Quando eu completei 15 anos, participei do meu primeiro baile de gala. Não quis debutar, preferi uma viagem, mas não abri mão de ter meu primeiro vestido de festa para curtir a noite com as amigas. Qual foi minha opção? Preto e branco. Pena não ter nenhum registro dele para mostrar. Era lindo, com blusa preta tomara que caia adornada com laços em todo o decote e saia listrada PB. A cintura alta era marcada por uma faixa pink.

Lá se vão quase três décadas e o PB em noite de gala segue mais chique e atual do que nunca. Separei algumas imagens desfiladas nos tapetes vermelhos!

pb-festa1pb-festa2pb-festa3pb-festa4pb-festa5pb-festa7gisele

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

3 Comentários
  1. Senti sua falta na ZH, mas adorei descobrir você aqui!!!Amei este seu novo trabalho. Adorei dicas e modelos. Na espera de nova matéria.

  2. Bom dia! Adoro as dicas. Gostaria de uma matéria que desse dicas de como combinar óculos com acessórios (bijuterias) para que não fique parecendo uma árvore de Natal. Obrigada. abraços.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Isso que eu chamo de melhor #açaí de Porto Alegre ♥️#vitajuice
  • Enquanto o saco de farelos de #stroopwafel não terminar, alguém não fecha a boca #moinhowafers
  • Chorei. De emoção, de nostalgia, de saudade. 😢 #OsDiasEramAssim
  • Rir ainda é sempre o melhor remédio, vai dizer? 🤣#maishumorporfavor #twentyfourseven #simpleandchic
  • Chegou direitinho pelo correio! Ficou lindo, EfeitoBagé! ♥️Repost from @lojaefeitobage Lançamento que a @mari_kalil aderiu! #slingback #anzetutto
  • Nossa, estou me achando! 😜Repost from @fatimamelloloja Mariana Kalil é tudo! Linda, espontânea, natural, divertida, talentosa... sou fã! Li todos os livros e sigo todos os passinhos por aqui. Ontem ela arrasou usando os brincos lindos da Cosmopolitan para Fatima Mello Loja!. Amei ❤️💋#fatimamelloloja #acessórios #fashionjewelry #accessories #fashionaccessories #accessorieslovers #bijou #bijoux #bijuterias #earrings #brincos #style #ootd #streetsyle #stylish #marianakalil