Os vestidos mais polêmicos de todos os tempos e suas mulheres maravilhosas

Sofía Loren visivelmente sem graça diante do decote de Jayne Mansfield, Lady Di e seu “vestido da vingança”, Lady Gaga com seu modelito feito com carne crua, Bjork vestida de cisne… Dá só uma espiada nesta seleção de vestidos eleitos para desfilar no corpo de celebridades e ícones de estilo que provocaram escândalos e pelos mais variados motivos entraram para a história.

000josephine-bakerJOSEPHINE BAKER, ANOS 1920
Com este look, a bailarina e defensora dos direitos civis transgrediu a sociedade parisiense. O traje repleto de guizos e bananas penduradas levou a crítica a classificá-la de “vulgar e ridícula”. O escritor Ernest Hemingway sempre lembrou de Josephine Baker como “a mulher mais sensacional que alguém já viu e jamais verá”.

000rita-hayworthRITA HAYWORTH, 1941
Esta imagem estampou a capa da icônica revista Life e calcula-se que mais de 5 milhões de cópias foram parar nas mãos dos soldados americanos nos campos de batalha da Segunda Guerra. Rita Hayworth em uma pose sensual com vestido camisola de decote em renda ingressou no hall das fotografias mais famosas de todos os tempos.

000mmMARILYN MONROE, 1955
O modelo plissado usado por Marilyn Monroe em uma das cenas do filme “O Pecado Mora ao Lado” causou sensação. A cena filmada na rua em Nova York juntou tantos curiosos que mal dava para ouvir o som. Teve que ser refilmada dentro do estúdio. Comenta-se até hoje que a cena famosa teria sido a principal causa da separação da atriz do então marido Joe DiMaggio.

000jayne-mansfieldJAYNE MANSFIELD, 1957
A festa da 20th Century Fox era em homenagem a Sophia Loren, esta recatada moça de preto à esquerda. Só que Jayne Mansfield chegou chegando para roubar a cena – e não se fez de rogada. Posou de todos os ângulos para as fotos e, como se não bastasse, sentou ao lado da atriz italiana a noite inteira.

000mm1MARILYN MONROE, 1962
Este é o famoso vestido assinado por Jean Louis e coberto com 2,5 mil diamantes falsos que a atriz escolheu a dedo para cantar “Happy Birthday” para o então presidente John Kennedy na Madison Square Garden. Marilyn Monroe queria que o vestido desse a impressão de que estava nua (por baixo, não levava lingerie). Anos mais tarde, o vestido foi a leilão e arrebatado por US$ 1,26 milhão.

000bianca-jaggerBIANCA JAGGER, 1971
Assim, com um traje mezzo vestido mezzo smoking assinado por Yves Saint Laurent, Bianca Jagger subiu ao altar para casar-se com Mick Jagger, em Saint Tropez – e sem levar nada por baixo do paletó.

000cherCHER, 1974
São incontáveis os trajes que o estilista Bob Mackie criou para Cher, porém este modelo transparente com plumas que ela usou na festa de gala do Metropolitam Museum e na capa da revista Time um ano depois. Quarenta anos mais tarde, em 2015, Kim Kardashian renderia homenagem à cantora.

kimKIM KARDASHIAN: Homenagem a Cher na interpretação de Roberto Cavalli

000carrie-fischerCARRIE FISCHER, 1983
Ela se disse arrependida de ter vestido este look para a estreia de “O Retorno de Jedi”. Foi em função dele, no entanto, que se tornou sex symbol na época. A polêmica excedeu a fronteira da pouca roupa por si só. Carrie foi acusada de usar um traje sexista e alusivo a uma escrava para divulgar um filme dedicado a menores de idade.

000cher1CHER, 1998
De novo ela repete a dobradinha com o designer Bob Mackie para dar o que falar. Agora, na festa do Oscar, quando ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em “Feitiço da Lua”.

000cindy-crawfordCINDY CRAWFORD, 1991
Era a primeira aparição da top model no tapete vermelho ao lado do então namorado, o ator Richard Gere, e ela não quis deixar barato. Para a cerimônia do Oscar, elegeu este espetacular longo Versace, com profundo decote e uma enorme fenda. Não era para menos o sorriso de satisfação do galã!

000kate-mossKATE MOSS, 1993
Tinha apenas 19 anos e assim apareceu na festa da agência Elite Models, em Londres. A BBC classificou o vestido transparente e metalizado de “surpreendentemente simples”. Já sua autora, a designer Liza Bruce, sempre defendeu que nas fotos o vestido parecia muito mais transparente do que ao vivo em em cores.

000elizabeth-hurleyELIZABETH HURLEY, 1994
Com Hugh Grant, formava um dos casais top top top dos anos 1990. O vestido assinado por Versace foi a escolha de Liz Hurley para desfilar no tapete vermelho da pré-estreia de “Quatro Casamentos e um Funeral”. Segundo o próprio Versace na época, “Hurley é tão inteligente que soube dar ao vestido o toque sexy que ele exigia”. Ela, por sua vez, nunca entendeu a polêmica em torno do traje: “Foi uma surpresa estúpida”, manifestou na ocasião.

000lady-diLADY DI, 1994
Chamado de “o vestido da vingança”, pois foi a primeira aparição de Diana após a revelação de que havia sido traída pelo príncipe Charles com Camila Parker-Bowles. Era um evento na Serpentine Gallery, e o vestido assinado por Christina Stambolian à primeira vista foi descartado, pois parecia “indecente” aos olhos de Diana. Decidiu vesti-lo no último minuto.

000jennifer-lopezJENNIFER LOPEZ, 2000
Tão icônico quanto escandaloso, este vestido de seda estampado assinado por Versace havia sido usado antes por Amber Valetta e Geri Halliwell, mas quem entrou para a história foi Jennifer Lopez. O decote literalmente ultrapassava os limites do umbigo. Teve tantas, mas tantas buscas o Google que os acionistas e diretores da empresa se deram conta que fazia falta um serviço exclusivo de imagens. E assim nasceu o Google Images.

000bjorkBJORK, 2001
Aberração, para dizer o mínimo. O mundo colocou as mãos na cabeça quando Bjork surgiu vestida de cisne branco no tapete vermelho. Tinha tudo tão bem elaborado em sua cabeça que, inclusive, pôs um ovo no red carpet.

bjork-vestido-cisne-ovoPARA QUEM NÃO LEMBRAVA…

000michelle-obamaMICHELLE OBAMA, 2009
À primeira vista, nada de mais. Apenas um pretinho básico de Michael Kors usado pela ex-primeira-dama em sua primeira foto oficial na Casa Branca. Então, qual o motivo para figurar na galeria? Os braços de fora. Foi a primeira vez que uma primeira-dama americana usou um modelo de roupa sem mangas na foto oficial. Vamos combinar que com esses lindos braços Michelle pode ousar.

000lady-gagaLADY GAGA, 2010
A elegante e sofisticada Lady Gaga de ontem em nada de parece com a Lady Gaga de hoje, principalmente quando vem à tona a lembrança deste seu traje feito de carne crua. Não era apenas o vestido do estilista Franc Fernandez que era feito de carne, mas também o sapato e a bolsa. Onde jaz o traje atualmente? Conservadíssimo no Rock and Roll Hall of Fame.

000pippa-middletonPIPPA MIDDLETON, 2011
Ela era dama de honra do casamento da irmã com o príncipe William, mas roubou a cena e foi apresentada ao mundo como ícone de estilo graças ao charme com que levou este vestido assinado por Sarah Burton para a grife Alexander McQueen.

pippa-middleton-royal-wedding-pictures-alexander-mcqueen-bridesmaid-gownESTA IMAGEM CORREU O PLANETA

000angelina-jolieANGELINA JOLIE, 2012
O vestido do Atelier Versace nem tinha nada de muito especial, mas sim o que Angelina Jolie fez com ele. A insistência da atriz em posar sempre com a perna para fora da fenda rendeu incontáveis memes na internet.

jolie-memeUM ENTRE TANTOS…

000amber-roseAMBER ROSE, 2014
Uma das piores aparições no tapete vermelho protagonizou Amber Rose com este vestido de Laurel DeWitt feito apenas com correntes de metal. Nem ela conseguiu justificar a escolha.

000rihannaRIHANNA, 2014
Recém eleita ícone de estilo, Rihanna achou por bem apresentar-se com este modelo transparente cravejado com 20 mil cristais. Se a ideia foi homenagear Marilyn Monroe até hoje não se sabe. A diferença entre as duas é que MM queria “parecer” nua. RiRi levou a pé da letra.

000miley-cirusMILEY CYRUS, 2015
O Video Music Awards sempre é cenário para cantoras pensarem fora da casinha seus modelitos – e mais uma vez, neste caso com Miley Cyrus de protagonista, a grife Versace supera-se no tapete vermelho. O que dizer deste modelo com suspensórios prateados segurando uma espécie de lustre de cristal?

000beyonceBEYONCÉ KNOWLES, 2016
Divinamente desfilou pelo tapete vermelho com este vestido dourado de Ricardo Tisci para Givenchy cravejado de cristais em formas de flores e que deixava muito pouco espaço à imaginação.

000bella-hadidversaceBELLA HADID, 2017
A última polêmica ocorreu no Festival de Cannes deste ano, quando Bella Hadid cruzou o red carpet feito uma dama de vermelho disposta a mostrar cada centímetro do par de pernas. Autoria do modelo: Alexandre Vauthier Couture.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira
  • Olivia ♥️
  • Ele é capa de revista! Parabéns @carloseduardosperotto! Sou testemunha diária da tua máxima dedicação à terra! Prêmio merecido! #gentedocampo #dalechiquinho #peludinhosorgulhososdopai 🔝🔝🔝
  • Um fim de semana de cuca fresca pra nós! ♥️👌🏻🐶🙏🏻