Quando, como e onde usar chapéu? Qual estilo combina com você? Amiga Mari responde

Encontrei um chapéu de feltro preto, estilo quepe, perdido no fundo da mais alta prateleira do meu armário. A única pessoa que pode ter tido a ideia de guardá-lo lá, bem longe dos olhos, para ficar esquecido para todo o sempre, só pode ter sido eu. Ou seja: ideia de jerico. Por sorte, subi no banquinho que jaz encostado no closet e topei com ele sem querer. Ou melhor: topei com uma sacola vermelha que cuidadosamente enrolava algo. Abri e pimba! Meu chapéu Maria Bonita Extra! Cobrir a cabeça no frio é uma das maiores inteligências que pode existir nas estações frias. Cobrir a cabeça é meio caminho andado para manter o corpo aquecido. E para proteger-se do sol também.

+MODA: Chega de dizer “não tenho o que vestir”. Amiga Mari ensina a multiplicar o guarda-roupa

Feliz com a redescoberta do meu chapéu, poderei se não era o momento de propagar esta alegria para minhas queridas leitoras e amigas, estimulando o uso e o consumo de um chapéu, citando os inúmeros benefícios que ele traz e, sobretudo, observando regrinhas de etiqueta para seu uso, uma vez que canso de ouvir perguntas do tipo: “Mari, usar chapéu em restaurante pode?”, “Mari, como e quando a gente usa um chapéu?”.  Pois Amiga Mari vai responder a todas essas questões. Oba!

Vamos a elas!

hatSE NA EUROPA É LINDO DE SE VER, POR QUE O RECEIO DE USAR NO BRASIL?

Quando a gente viaja para a Europa, uma das coisas que mais chama a nossa atenção no street wear é o uso do chapéu, faça frio, faça calor. Então, a gente compra um chapéu, usa, usa, usa e, quando chega de volta em casa, fica com certo receio de seguir o hábito, vai dizer? Com muuuuitas mulheres acontece isso. Eu mesma já senti na pele. É que, quando estamos de férias ou a passeio em algum lugar, andamos muito mais a pé e utilizamos bastante o transporte público. Ou seja, precisamos nos proteger.

+MODA: Qual é o sapato ideal para seu melhor amigo jeans? Amiga Mari responde!

Aqui, se temos carro, não faz sentido sair de casa de chapéu, entrar no carro, descer do carro e entrar no ambiente de trabalho. Chapéu só é bacana quando ele cumpre a sua função de proteção da temperatura externa. Portanto, se você anda bastante na rua, se caminha mais no fim de semana, use chapéu à vontade. “Ah, Mari, mas as pessoas ficam olhando para a gente como se fôssemos E.T..”. Sim, eu já ouvi essa frase mais de uma vez. E daí? Olhe para a cara delas e responda: “Phone-home”.

Stephanie-LaCava-by-STYLEDUMONDE-Street-Style-Fashion-Blog_MG_1788-2TOQUE DE COR EM DIAS FRIOS E NUBLADOS

Existem alguns modelos básicos de chapéu que são mais usados no inverno. São eles:

Fedora-Hat-for-WomenFEDORA
Pouca gente sabe, mas ele também é conhecido como Borsalino, uma homenagem ao seu criador Giuseppe Borsalino (a fábrica Borsalino reclama para si o mérito da criação do Fedora). As características principais deste chapéu são aba de tamanho médio e a copa com o vinco bem marcado. Seu material mais característico é o feltro – daí a preferência de uso em temperaturas mais frias. A aba é estreita e ele conta com uma pequena dobra na parte de trás.

Elaborei uma galeria de imagens bacanas para inspirar o uso do Fedora!

fedora6fedora5fedora4fedora3fedora2fedora1

Muita gente confunde o Fedora com o Panamá. São modelos aparentemente semelhantes, mas tem suas importantes distinções. Ao contrário do que se pensa, o Panamá não foi criado no Panamá, mas no Equador, onde é encontrada a planta que cede a palha para a sua fabricação. É também conhecido como “El Fino”. O Panamá é ideal para dias quentes, pois protege o rosto e a cabeça do sol.

panama-hat-streetstylePANAMÁ: PRÓPRIO PARA TEMPERATURAS MAIS AMENAS

Uma galeria inspiradora para o uso do Panamá!

panama7panama6panama5panama4panama3panama2panama1

womens-cowboy-hats-wholesale-dynamic-asia-model-alexandra-choi-los-angeles-beach-400x500COWBOY
Faz referência ao estilo country e folk, que vem de inspirações da tradição rural e da música folclórica. Tem seus elementos traduzidos pela moda por meio de peças rústicas e artesanais. É o modelo preferido por quem tem o rosto quadrado. Dependendo do material e das cores, pode ser usado tanto no inverno quanto no verão.

streetstyle6192FLOPPY
É uma graça e super feminino. Tem as abas largas e o topo mais arredondado. Faz um estilo boho e hippie chic e combina muito bem com saias longas, peças com franjas, batas… Enfim, um visual setentinha. Em cores mais sóbrias, como preto, marrom ou cinza, pode ser usado com casacões e calças e jaquetas de couro. Fica bem em quem tem o rosto oval.

Mais uma galeria para inspirar o uso do Floppy em diversos momentos e estações!

floppy7floppy6floppy4floppy3floppy2

198301-MLB20306058248_052015-OBOWLER
O chapéu Bowler, conhecido no Brasil como chapéu de coco, nasceu na Inglaterra, em 1849. Ele tem uma estrutura masculina, portanto, na hora de usar, aconselha-se a escolher peças bem femininas para dar o contraponto, como vestidos e saias leves. Ele é preferido pela turma mais jovem e moderninha.

Regrinhas simples, porém básicas, na hora de usar chapéu:

1 – Você é baixinha ou tem rosto miudinho? Esqueça modelos de abas muito grandes.
2 – Você tem cabelo crespo? Prefira modelos com abas, pois os chapéus mais justos na cabeça vão dar aquele efeito de afunilamento e parecer que o seu cabelo tem ainda mais volume. Floppy, Matinê e Panamá combinam mais com cabelos crespos, encaracolados e com volume.
3 – Você está usando chapéu durante o dia e o evento estendeu-se noite adentro. Tire o chapéu. Fica deselegante.
4 – Nunca use em locais fechados, como teatros, cinemas, restaurantes. Quando sentar à mesa, tire sempre.
5 – Em uma cerimônia religiosa, o uso do chapéu só é correto se a cerimônia for de dia e ao ar livre. De manhã, prefira abas pequenas. Ao meio-dia e ao fim da tarde, prefira  modelos com abas mais largas.
6 – Jamais use chapéu dentro de igrejas, templos ou lugares de cerimônia religiosa.
7 – Mulheres de todas as idades podem usar chapéu. Basta identificar qual modelo combina mais com seu estilo.

canvasCHAPÉU EM DIA DE FESTA AO AR LIVRE: ACESSÓRIO QUE VALE POR MIL

Se você curtiu, deixo o link de outros posts em que Amiga Mari entrou em ação! Para ler agora ou quando quiser!

+ Quer parecer mais alta sem ser refém do salto? Amiga Mari dá as dicas
+ O sapato perfeito para a meia estação? Amiga Mari sugere cinco!
+ Qual o sapato ideal para seu melhor amigo jeans? Amiga Mari responde
+ Como escolher a bolsa certa? Amiga Mari está aí para ajudar
+ Procurando bota para panturrilha grossa? Difícil, né? Amiga Mari tem a solução!
+ Repetir roupa é sinal de inteligência. Repetir roupa é chique. Amiga Mari explica!
+ Chega de dizer “não tenho o que vestir. Amiga Mari ensina a multiplicar o guarda-roupa!
+ Quer tirar o pijama e não sabe com qual roupa ficar em casa? Amiga Mari ajuda!
+ Jaqueta de couro é investimento certo. Amiga Mari ensina a usar em todas as estações
+ Sapato nude: Amiga Mari ensina qual é o tom que melhor combina com a sua pele

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

9 Comentários
  1. Pois então, Mari. Fiquei com uma dúvida: já li/ouvi que nós, mulheres, não precisamos tirar o chapéu nos restaurantes/locais fechados, visto que ele “acaba” com nosso penteado. Não procede essa informação?!!!

  2. Adorei a matéria sobre chapéus!
    Eu amo, mas tenho receio de usar. Tenho um igual ao seu da Maria bonita, um fedorenta de feltro é um Chanel que comprei quando está careca em tratamento de câncer. Vou lá no armário resgatar todos…. E tentar usar…
    Bjs

  3. Olá,
    Nas cerimônias de casamento da família real em Londres, várias mulheres utilizaram chapéu. Creio que é possível utilizar dentro de igrejas.

    1. Oi, Lydia. Acredito que elas usem fascinators dentro da igreja, ou que o chapéu tenha alguma característica particular que permita seu uso dentro de lugares religiosos. Caso contrário, fere a regra de etiqueta. Um beijo. Mariana.

  4. E se eu estiver a noite com um fedora preto ou marrom em um bar; na rua ou até em um festival ao ar livre. Por exemplo: Passeio em Tiradentes. Posso usar?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Eu tinha 28 anos; Bento, 3 meses. Vou completar 45; Bento, 17. Uma jornada juntos. Somos imensamente gratos por aquilo que há de mais valioso: saúde. Com ela, há infinitas possibilidades e mil formas de amar e ser amado. ♥️🐶🙏🏻 #bento #xerife #comendador #lhasadesaforado #companheirodejornada
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter