Rala Bela, a moda fitness e casual que você vai curtir conhecer e sua mãe vai adorar receber

Era uma vez Marines – e até rima, veja só! Era uma época sem celular, sem internet, mas com muitos sonhos. O maior de Marines Winter Luft era viver daquilo que mais a encantava: confecção de roupas. Ela tinha talento, garra, determinação, coragem. Não tinha carro, não tinha recursos, não tinha dinheiro para além de uma máquina de costura. Mas ela tinha Vilmar – e Vilmar, namorado de Marines, acreditava que por trás daquele desejo havia talento, e com seu talento Marines iria longe.

Então Vilmar resolveu investir no projeto de Marines. Passou a ofertar a ela parte de seu salário para que Marines tivesse condições de comprar matéria-prima e assim confeccionar suas criações. Ela inspirava-se em páginas de revistas de moda, viajava de Bom Princípio a Porto Alegre, comprava tecidos e aviamentos, fazia moldes, recortava, costurava e transformava a imaginação em realidade. Assim, atrás de uma única máquina de costura, nasceu a primeira coleção, Marines vendeu de porta em porta. Nasceu a segunda, a terceira, a quarta… O negócio cresceu e apareceu.

Vilmar deixou seu emprego e tornou-se sócio, eles casaram, tiveram dois filhos e hoje, 25 anos depois, contam essa história com o mesmo carinho, cumplicidade e a simplicidade que os fez chegar tão longe. Vilmar e Marines são sócios proprietários da Rala Bela, marca gaúcha de moda fitness e casual, com 120 colaboradores, produção de 185 mil peças de roupas por ano, pontos de venda em mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Bahia. O negócio cruzou fronteiras internacionais, e a Rala Bela também está presente em lojas multimarcas no Paraguai, além da loja virtual.

Foi esse amor, essa dedicação e esse carinho de quem faz e o motivo pelo qual faz que eu e a Maíra tivemos o privilégio de conhecer em sua essência, durante visita à fábrica, em Bom Princípio. Vamos rever? Vamos, Mari!

rala-belaOLHA A GENTE DEPOIS DA VISITA, E A MARINES NO MEIO DE NÓS!

rala-bela4OLHA A GENTE DURANTE A VISITA COM OS ALUNOS DA ESPM
Fomos a Bom Princípio acompanhadas de alunos da faculdade de Moda da ESPM durante a semana do Fashion Revolution, movimento mundial dedicado a questionar a forma como consumimos moda e a procedência de nossas roupas.

rala-bela2OLHA A GENTE VESTINDO A CAMISETA DO MOVIMENTO
Para quem não sabe, este movimento mundial teve início há quatro anos, impulsionado pela catástrofe de Rana Plaza, um complexo de prédios em Bangladesh que abrigava trabalhadores do setor têxtil, e que desabou matando mais de 1.134 pessoas e deixando outras 2.500 feridas. As vítimas da tragédia eram mantidas em condições análogas à escravidão e estavam ligadas a confecções de marcas globais.

Passeamos pelo chão da fábrica, conhecemos como Marines e toda a equipe trabalham a criação de cada coleção, fomos apresentadas aos funcionários e tivemos a certeza de que o sucesso da Rala Bela tem dois pilares muito bem fundamentados: o amor ao que se faz e o respeito por quem faz.

ralaOLHA QUE EMOCIONANTE O DEPOIMENTO DA PATRÍCIA, COSTUREIRA
“As primeiras peças, muitas vezes, são difíceis de confeccionar, sou exigente comigo mesma, busco a perfeição. E é muito prazeroso, especialmente quando estou na praia e vejo alguém usando. Os meus olhos brilham! Penso: Fui eu que fiz! Tem coisa mais legal que amar o que se faz?”

Não, Patrícia, não tem. Também não existiu prazer maior do que viver este sentimento junto com vocês e materializar este carinho que vocês colocam em cada peça de roupa em sugestões de presentes para o Dia das Mães. Presentes com boa energia. sabe assim? Pode existir lembrança melhor?

rala-fit1TOP BRANCO
Falo com conhecimento de causa, já que corro, faço musculação, funcional e ioga: tops em geral não são peças confortáveis. Sempre dá uma apertadinha aqui; outra ali. Gostei deste top porque ele é mais comprido e acomoda-se super bem no corpo. Além do mais, naquela ideia de usar roupa fit fora da academia, ele pode ser uma linda peça para colocar por baixo de camisas e tricôs com decote mais profundo, fazendo as vezes de uma blusinha básica, porém mais justinha.

rala-fit1_costasTOP DE COSTAS
Achei lindo este trançado na parte de trás do top!

rala-fit5PLUSH COMPRIDO CINZA COM GOLA
Pois então…. Meu ponto fraco total: plush + comprido + cinza. Quer peça mais necessária para usar com legging? Qual mãe não vai curtir, me diz? Bem naquele comprimento que tapa o que tem que tapar e ótimo para ir e voltar da academia e passar o dia confortável e bem vestida.

rala-fit3LEGGING SUBLIMADA MULTI COLORIDA
A gente tem mania de dar preferência na hora da compra para leggings lisas de cores escuras e neutras. Mas vou contar uma coisa: dia desses, minha querida mãe me presenteou com uma legging colorida que ela usava, mas havia ficado pequena. Num primeiro momento, fiz uma cara do tipo “hummm, ok, obrigada…. Mas acho que não vou usar”. Foi então que resolvi vestir para uma aula de funcional. E não é que mexeu com alguma sensação de alegria interna? Juro: me olhava no espelho da academia e sentia um espírito mais colorido, sabe assim?

rala-fit_modeloLEGGING VAZADA
Selecionei esta legging vestida na modelo para explicar melhor o estilo: estão vendo a parte preta, do joelho para baixo? Estão vendo ali um pedaço da perna da modelo? Pois então, é vazada. Achei diferente e super original como presente. Apesar de estampada, as cores são básicas e super funcionais. E tem mais: sempre que vou dar um presente para alguém, procuro algo um pouco mais excêntrico, que aquela pessoa não compraria por questão de dar prioridade ao bê-à-bá no orçamento, mas que adoraria receber. Acredito que este seja bem o caso.

rala-fit6MOLETOM COM NYLON
Bom, quem me conhece sabe da minha adoração por casacos de náilon quentinhos e leves. Seja para usar na nossa vida esportiva, para passear no fim de semana, para colocar na mala e não pesar nada na bagagem. Aquele presente útil até o último! Adorei também a gola, achei super elegante –
e marinho, né? Marinho é a supremacia da elegância!

rala-fit2CAPA DE CHUVA
Outro item para lá de necessário naqueles dias úmidos e fresquinhos que todas nós que vivemos na região Sul conhecemos bem. Também uma peça curinga que sempre faz companhia em qualquer estação. Quem não precisa de uma capa de chuva, me diz?

rala-fit7COLETE DE NYLON
Herdei da minha mãe (já que estamos falando em Dia das Mães) a paixão por coletes. Cresci ouvindo minha mãe dizer que “ama um coletinho, que ele agasalha o peito, que é uma maravilha”. Depois de adulta, resolvi experimentar a peça. Não consigo mais vivem sem, sobretudo na meia estação, com camiseta de manga longa, camisa, tricô… Achei o tom deste vermelho absolutamente incrível. E vermelho, né? A cor do coração. Quer significado maior no Dia das Mães?

rala-fit8_1CASACO CINZA MESCLA
Preciso falar de novo da minha mãe. Ela é famosa por amar “conjuntinhos”. Será que é uma característica das mães? Eu e minha irmã pegamos no pé dela porque, cada vez que vai nos presentear com uma peça de roupa, ela nunca fica só em uma única peça. Sempre diz: “Tá, mas vamos ver algo pra formar o conjuntinho?”. Esta escolha foi em tua homenagem, mãe. Como assim? Rola o mouse!

rala-fit8_2OLHA A CALÇA PRA FORMAR O CONJUNTINHO!
Elas são vendidas separadamente, ok? Mas se quiser presentear com o conjuntinho, achei este lindo!

rala-fit9BOMBER ESTAMPADA
Selecionei esta jaqueta por vários motivos: está na moda, é versátil (pode ser usada para ir à academia e até com calça de alfaiataria) e é aquele tipo de peça que falava lá no início do post: faz o estilo casual e esporte chique e urbano, que veio para ficar na nossa vida neste século 21.

A Rala Bela percebeu a demanda e a mudança de comportamento comentada há uma década atrás pelas caçadoras de tendências da WGSN, o maior bureau de tendências do mundo. O que fez então? Partiu também para a criação e confecção de sua linha casual – peças para o dia a dia, mas sempre levando em consideração máxima o conforto. Montei uma galeria de sugestões de roupas casuais para presentear nossas mães. Dá uma espiada se alguma delas faz o estilo da sua. Eu tenho certeza que sim!

_img6207
QUE MÃE NÃO VAI GOSTAR DE SE AQUECER EMBAIXO DESSE CASACO FLUFFY SUPER ESTILOSO?
_img6290
A SAIA LÁPIS DE CINTURA ALTA COM ESTAMPA EM PRETO E BRANCO É CURINGA E SUPER ELEGANTE!
_img6351
OLHA ESTE COLETE! ALONGA A SILHUETA, DISFARÇA QUADRIS QUE QUEREM SER DISFARÇADOS E FUNCIONA COM QUALQUER TIPO DE CALÇA – LEGGING, JEANS, ALFAIATARIA… PEÇA NECESSÁRIA E FUNCIONAL NO GUARDA-ROUPA DE MÃE.
_img6409
COMO NÃO MORRER DE AMORES POR ESTE CASACO QUENTINHO COM CAPUZ? PRA USAR POR CIMA DE BLUSA, POR BAIXO DE JAQUETA… NA RUA, EM CASA… COM TUDO E EM QUALQUER LUGAR!
_img6488
REPARA (APENAS RE-PA-RA!!!) NESTE CASACO DE COMPRIMENTO MÉDIO COM BOLSOS. DA SÉRIE “UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”. AMOR À PRIMEIRA VISTA – E ALONGA A SILHUETA!
_img6638
GOSTO MUITO DESTE TIPO DE CASACO DE SOFT PORQUE É MAIS COMPRIDINHO. PARCERIA CERTA PARA O LOOK URBANO.
_img7106
ESTE PLUSH É SEMELHANTE AO QUE SELECIONEI DA LINHA FITNESS, PORÉM UM POUCO MAIS CURTINHO E COM BOLSOS PARA AS MÃOS PASSEAREM SEM SENTIR FRIO – IMPORTANTE ISSO!

Curtiram? Todas essas peças podem ser compradas diretamente pela loja online no site da Rala Bela, com entrega para todo o Brasil.

Crédito fotos
Andrei Cardoso
Georgia Thomé
* Este é um post patrocinado escrito com exclusividade para a Rala Bela.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário
  1. Adorei, sou tua fã e conheço a marca e sua história ! Já fui sua fornecedora de aviamentos ! Parabéns Mariana pela matéria informática e sempre descontraída e leve e parabéns a Marines !

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Eu tinha 28 anos; Bento, 3 meses. Vou completar 45; Bento, 17. Uma jornada juntos. Somos imensamente gratos por aquilo que há de mais valioso: saúde. Com ela, há infinitas possibilidades e mil formas de amar e ser amado. ♥️🐶🙏🏻 #bento #xerife #comendador #lhasadesaforado #companheirodejornada
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter