Basta de pink! Rosa salmão é a cor que melhor representa a mulher do século 21

Pantene decretou, mas a regra colou até por ali. Por mais que o rosa quartz tenha sido celebrado como a cor do momento, é o primo próximo dele, um tom mais alaranjado, que tomou de assalto a indústria da moda, da beleza e até da gastronomia. Um simples olhar ao redor e está comprovada a tendência do rosa salmão como protagonista da estação. Chique como ele só! Campanhas publicitárias, roupas, revistas, maquiagem, utensílios domésticos, embalagens… Tudo, tudo, tudo tem como semelhança a mesma tonalidade.

The Cut, o site feminino da The New York Magazine, logo identificou a tendência e tratou de publicar uma reportagem que mostra o investimento forte de publicitários e designers gráficos nesta tonalidade sob o título “por que os millennials adoram esta cor?”. Na reportagem, a jornalista Véronique Hylandanalisa analisa o fenômeno e reflete sobre a enorme quantidade de produtos dirigidos a uma parcela específica da população mundial: mulheres entre 25 e 40 anos com bom poder aquisitivo e gosto pelas artes em geral.

Conclusão: aquele rosa forte, o pink, tão associado à boneca Barbie, a perfis como de Paris Hilton e a uma certa infantilidade, perdeu interesse nesta parcela de consumidoras. Uma pesquisa da Universidade de Harvard comprovou que as mulheres reagem negativamente ao rosa por considerá-lo uma referência óbvia ao feminino. Querem algo mais moderno e contemporâneo. É aí que entra o rosa salmão, mais neutro e elegante.

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No universo da moda, ele reina em terrenos variados: no logotipo de Acne Studios, nas sacolas de liquidação, em campanhas publicitárias, nas passarelas de Chanel, Gucci, Preen, Loewe, Miu Miu. No mundo editorial também. É o tom eleito para colorir capas de livros, revistas e sites femininos, como Sweetbitter, o romance de Stephanie Danler, que desponta como uma das novas vozes da literatura feminina; no livro Girlboss, da diretora da Nasty Gal; na edição em espanhol do livro de Virginia Woolf e no design de revistas independentes, como Kinfolk, Blend e Animae.

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A beleza não ficou de fora. Glossie, Chloé, Burberry, Lord & Berry, M.A.C lançaram produtos e embalagens com referência ao rosa salmão. A sul-coreana Miin chegou a pintar todas as suas lojas com a cor.

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Até cigarros japoneses entraram na moda, além de cervejas de produção artesanal, vinhos e chás. O rosa do século 21 tornou-se, sem dúvida, o preferido dos designers de embalagens gourmet para o público feminino. O marketing apropriou-se de vez desta cor para seduzir as consumidoras a passarem felizes seu cartão de crédito pela maquininha e levar este universo rosa salmão para casa.

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Dá uma espiada na galeria e veja se o rosa salmão não é pura inspiração na hora de se vestir!

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mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

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