Momento dona de casa: o que você precisa saber já sobre a esponja de lavar louça

Que tipo de produto usar, como conservar, por quanto tempo utilizar e o que não se deve fazer com a esponja de lavar louça: confesse que você pouco (ou nada) tinha pensado a respeito da manutenção e dos cuidados que esta senhora fofinha, sua companheira de pia de todos os dias após as refeições, exige. Pois saiba que são muitas as atenções que devemos dispensar à esponja a fim de que não vire foco para proliferação de germes e bactérias e contamine louças e alimentos na pia da cozinha

Segundo o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, a esponja é o objeto mais contaminado da cozinha. Por conta disto, cuidar da higiene da pia e da esponja é algo essencial para garantir a saúde da casa. Muitas vezes a família inteira se vê sofrendo com diarreias e vômitos, acreditando ter pego uma intoxicação na rua quando o problema estava dentro de casa. Utilizar corretamente a esponja de lavar louça é o primeiro passo para evitar este tipo de situação. Vamos aprender com o especialista? Vamos!

sponge2ESPONJA SEMPRE SECA SEMPRE: PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR BACTÉRIAS

Esponja seca sempre
Após lavar a louça, deve-se enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Retirada toda a espuma, deve-se torcer bem a esponja e guardar em local seco, de uma forma que permita escorrer os restos de água. Nunca deixe a esponja sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água, nem embaixo da pia. Uma dica é deixar a esponja secar completamente sobre o escorredor de louças.

Sabão nunca!
Use somente detergente na esponja e nunca sabão, líquido ou em pedra, pois este tipo de produto não apresenta características bactericidas e pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.

+SAÚDE: Por que você deve parar (hoje!) de lavar a lingerie na hora do banho

Desinfecção diária
Para desinfetar as esponjas (o que deve ser feito uma vez ao dia), há três métodos acessíveis. O primeiro é lavar a esponja, embrulhar em um papel toalha, colocar em um pires e levar ao micro-ondas por um a dois minutos. Outra opção é lavar a esponja e deixá-la submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos. O terceiro é imergir a esponja em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária mais 1 litro de água, por 10 minutos.

Just a week!
Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período, a esponja deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como a área de serviço ou banheiro.

sponge1PIA DA COZINHA: LOCAL DE 100 MIL VEZES MAIS GERMES DO QUE O BANHEIRO

Importante saber
Um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, apontou que a pia da cozinha possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro e que eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos.

– Isso acontece porque os utensílios que estão em contato com a água o tempo todo e os locais com umidade são os preferidos das bactérias – explica o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo.

Ele comenta também que a umidade é só um dos fatores que estimula a proliferação de germes e bactérias, sendo que os resíduos dos alimentos é que “alimentam” esta proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram contaminação cruzada – e a esponja é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação.

– A pessoa lava a tábua de madeira contaminada com a mesma esponja que lava seus pratos e copos, por exemplo, espalhando bactéria por toda a louça. Esse tipo de contaminação pode causar diarreia e febre – afirma o biomédico.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.