Nova pesquisa liberta o arroz do papel de vilão da dieta

Estou assistindo e me divertindo com a versão brasileira do programa Masterchef, na Band, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, uma das mulheres que mais admiro. O reality show é sucesso em todo o mundo (foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores em 145 países), e a ideia é levar o talento e a paixão pela culinária dos participantes ao limite.

Ao longo de 17 episódios, o MasterChef brasileiro vai transformar um cozinheiro amador em um chef profissional. Grandes nomes da gastronomia julgam os pratos preparados pelos 16 candidatos: Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito). Eles dão medo, sério.

Olha!

elenco-master-chefDe todos eles, o mais carrasco é o Erick Jacquin (o chef com o rolo de massa em riste). Não sei se já não teria dado uma cuspida na cara dele se fosse uma das participantes

No episódio de alguns dias atrás, o desafio dos participantes foi preparar um prato com arroz. O arroz precisava ser o protagonista do prato. Colocaram em frente aos candidatos os mais variados tipos de arroz. A maioria escolheu o óbvio e mais conhecido de nós, o branco. Medo de errar no ponto dos outros, talvez. O vencedor da etapa foi um candidato que escolheu preparar arroz com galinha.

httpwpclicrbscombrporaifiles201303sacou1gifSACARAM?

mulher-nova-gritando-feliz-thumb894324812ARROZ COM GALINHA!

httpwpclicrbscombrporaifiles201302danca-ovelha5411gifMEU PRATO PREFERIDO!

Foi a deixa que eu precisava para escrever sobre algo que queria há hooooras: os benefícios do arroz. O pobre do arroz carrega o fardo de ser um carboidrato inimigo dessas dietas que vivem inventando de secar barriga. Sou solidária ao arroz. Ele teve sua redenção quando estourou essa febre das dietas sem glúten, j[a que ele não contém a substância. Eu acho uma bobagem essa história de dieta sem glúten – a menos para quem é celíaco ou tem alguma alergia, claro.

: A chacota que um frango provoca
: Barriga vazia em cima dos patins

Agora, uma nova pesquisa vem ajudar a tirar meu amigo da galeria de vilões. Feita pelo Baylor College of Medicine, um centro de estudos do Texas, a pesquisa comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente (branco ou integral) tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio. Além disso, ajuda a equilibrar a pressão arterial, os níveis de colesterol e contribui para a prevenção do diabetes.

: Um dia a gente volta

Além dos minerais, o cereal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. As pesquisas indicam que a me;hor maneira de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico. Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne, sabia?

emagrecer-arroz-feijaoNHAM NHAM

Como o povo vive contando calorias, vale falar que o valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 cal/100g. O que mudam são os benefícios de acordo com a variedade. E como este é também um blog de utilidade pública, sobretudo quando o animal está dormindo e me deixa raciocinar, vamos às variedades mais comuns por aqui e suas principais características.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES…

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

apresentador-de-circo4ELE, O ARROZ!

como-fazer-arroz-IntegralINTEGRAL
É fonte de fibras, minerais e óleos essenciais. Estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo

arroz-vermelho-para-emagrecer-rapido-160933992VERMELHO
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração

raw-rice-8062272BRANCO
Contém basicamente carboidrato e sua função principal é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas o menos nutritivo, pois as vitaminas e sais minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento. Fica a dica, hein?

Arroz SelvagemSELVAGEM
Apesar de ser conhecido como arroz, ele é, na verdade, um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura, o que o torna ótimo aliado para dietas.

DSC_0044NEGRO
Pra mim, a maior surpresa: rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. E olha isso: tem quase o TRIPLO do valor de proteínas e o DOBRO de fibras em relação ao integral.

bento1JÁ VI QUE SÓ VAI TER ARROZ NEGRO AQUI EM CASA AGORA

felizNADA COMO 13 ANOS DE CONVIVÊNCIA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Minha jornada em busca da cura envolve três pilares: Ciência, Alegria e Fé. Hoje, especialmente, eles me abençoam com um dia muito especial. Obrigada. Mais uma vez, obrigada. Seguimos! 🙌🏻✨🙏🏻 #bepositive
  • Sobre amar e ser amada. ❤️
  • Ontem um menino que brincava me falou: hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que este tempo vai passar; não se desespere e nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. #timetogohome #gonzaguinha
  • “Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos - e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente”. (Walt Disney)
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️