Nutricionista dá dicas para o consumo adequado de chocolate na Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, cresce a procura por ovos de chocolate, caixa de bombons e outras delícias associadas ao período. É difícil não cair no desejo de devorar pelo menos um pedaço de chocolate. Para quem quer evitar a queda livre na tentação, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, dá uma dica bem simples, mas eficaz. Conforme Cibele, na hora de comprar ovos de Páscoa, caixa de bombons, barras de chocolates e afins, recomenda-se escolher os que tenham menor teor de gordura saturada. Ela salienta que a leitura dos rótulos é fundamental para uma escolha assertiva.

Cibele alerta que devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30 gramas ao dia.
– Quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente a do coração – afirma.

dark-chocolate-largeCHOCOLATE AMARGO: O MAIS INDICADO PARA CONSUMO

Cibele explica que o valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, sendo o amargo o mais indicado para consumo devido à maior quantidade de cacau em sua composição, sobretudo quando comparado ao chocolate branco, que é quase exclusivamente gordura e açúcar. Considerado, por muitos especialistas, portanto, prejudicial à saúde quando consumido em excesso. Esclarece Cibele:

+MARI KALIL: O dia em que matei a vontade de comer chocolate sem sair da dieta

– Os ovos classificados como meio amargo ou amargo apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição, respectivamente. O cacau possui flavonoides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. Também auxiliam na redução da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e do colesterol ruim.

WHITE-CHOCOLATE-facebookCHOCOLATE BRANCO: QUASE EXCLUSIVAMENTE AÇÚCAR E GORDURA

A nutricionista ressalta que, quando adicionado aos ovos de Páscoa, oleaginosas como avelãs, castanhas e amêndoas, embora calóricas, são bem-vindas. Motivo: possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração. Ela ainda salienta que é importante ter atenção às versões trufadas e recheadas, que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado.

Chianti-Chocommelier-Ovo-Duo-GourmandOVOS COM OLEAGINOSAS: ELAS TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Pedimos para a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, deixar para as leitoras do portal MK algumas dicas simples para manter uma alimentação equilibrada durante a Páscoa. Espia só!

  • Ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo, frituras e carnes gordas.
  • Inclua frutas e verduras nas refeições.
  • Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos e limitando o consumo diário. Evite o exagero.
  • Não deixe todos os ovos à vista. Assim, você evita cair na tentação de querer experimentar todos de uma vez só.
Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.