O animal que o calor me tornou

Estão sendo dias muito, muito difíceis. Neste momento em que escrevo essas mal traçadas linhas, a temperatura lá fora marca 39ºC. Detalhe: são 9h da noite. Segundo a moça do tempo, tudo vai ficar um pouco melhor a partir do meio da semana. Mas isso só saberei se é verdade ou não quando a revista estiver pronta e na casa de cada um dos leitores.

POR AI wolfieDM1010_800x956ATÉ LÁ VIVO FEITO UM ANIMAL TRANSTORNADO E RAIVOSO

bento clássicaESTÁ BEM DIFÍCIL CONVIVER COM ELA

4olivia10ELA SABE DISSO

O calor me transformou em um ser humano pior, e eu tenho plena noção disso. Esses dias de temperaturas desumanas me tornaram uma pessoa menos tolerante e mais irritada – posso dizer que me tornaram até mesmo um pouco mais triste. De uma hora para outra, passei a não me reconhecer em algumas atitudes cotidianas. Então, parei, pensei e cheguei à conclusão de que o culpado de tudo só podia ser mesmo essa sensação de demônio lambendo meu corpo.

POR AÍ RED_DEVIL_HALF_BODY.JPGDESGRAÇADO!

Resolvi ler e pesquisar sobre o assunto “calor + irritabilidade”. Existe, sim, essa associação. Não é desculpa da minha cabeça. Além de irritabilidade, o calor provoca ansiedade, depressão, fraqueza e incapacidade de concentração.

Mulher rezando loiraESTÁ TUDO EXPLICADO, GRAÇAS A DEUS

Uma pesquisa acadêmica e científica comprovou essa tese. Intitulado Influência do Calor no Estado do Humor, o estudo foi realizado pela psicóloga Isadora Chaves de Freitas como trabalho de conclusão de curso de Psicologia da Universidade de Teresina, no Piauí. A pesquisa tinha o objetivo de avaliar como o clima pode alterar o humor das pessoas.

Ahhhhhhh!!O QUE ELA DESCOBRIU, MARIANA?

Que o calor interfere diretamente no humor, podendo causar depressão, fadiga e tensão. O que ela disse: “Foi encontrado um elemento positivo, que foi o vigor, mas o mais evidenciado foi a relação da depressão com o calor”.

mulher rezando de joelhosEU SOU NORMAL, GRAÇAS A DEUS

A pesquisa foi realizada com mais de 300 pessoas quando as temperaturas apontavam uma sensação térmica igual ou superior a 35ºC. Isadora Chaves explicou que as pessoas pesquisadas relataram que, quando estavam em situação de calor excessivo, se sentiam mais fadigadas e  também mais irritadas.

Furious-woman-500x333SEI BEM O QUE É ISSO. DRA ISADORA !!!

Na Austrália, estudo recente mostrou que as internações em hospitais psiquiátricos aumentam consideravelmente quando o período está mais quente.

crazy-woman-driverTAMBÉM SEI BEM O QUE É ISSO!!!

bento clássicaSABE MESMO

Outro dado muito interessante da pesquisa da psicóloga Isadora Chaves : o calor aumenta a depressão por várias causas, mas existem substâncias que estão ligadas com a regulação do humor e do sistema de termorregulação do organismo.

Disappointed businesswoman isolated on whiteCOMO ASSIM, MARIANA?

A serotonina, que causa o bem-estar no organismo, faz parte da regulação do humor e da termorregulação do organismo. Essa produção da serotonina cai quando as temperaturas estão elevadas. Diz a doutora Isadora: “Como a produção de serotonina cai no cérebro, as pessoas passam a ter menos bem-estar, menos vigor e passam a se sentir mais depressivas. É uma explicação fisiológica pela inibição da produção de serotonina”, ela garantiu.

mulher depressivaGRAÇAS A DEUS ESTÁ TUDO EXPLICADO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

18 Comentários
  1. De noooooooovo? Muda o disco! Ou mude-se! Uma casa com um grande jardim, numa rua do Mont’Serrat ladeada por plátanos, com piscina com uma pérgula sombreada por azaléias e pode fazer 40º C em PAlegre o ano todo que vc não se transformaria em animal nenhum. Está tudo explicado, mesmo! Vc tem uma vida muito da miserável ou está febril. Já há dois dias não está fazendo 39 graus por aqui. Vc está onde? No Chade?

  2. Leio o que quero e voltarei quando me der vontade! Este blog ñ é seu ! É do clicrbs! E como anunciante no mesmo, vc sabe muito bem que tenho o poder de fazer vc se arrepender de ter tentado ser petulante. Cuidado onde vc pisa!

  3. Tu detestas ser posta em situação de inferioridade, nota-se! Só queres ser bajulada! O Eduardo falou uma verdade. Por que tu ficastes irritada? Não permita comentários se tu és tão sensível. Como tu farás para impedí-lo de voltar, se ele quizer? Acho que tu pensas ser mais do que tu és!

  4. Acho que o calor está afetando a cabeça de muita gente mesmo, ou tem gente com muito tempo na vidinha pra vir aqui ofender você Mari, não acho que todo mundo precise concordar com suas postagens mas educação é o mínimo.

  5. Olá Mariana! Leio o blog e nunca comentei por não haver necessidade. Mas estou impressionado, pois o dia que um ser humano não puder mais expressar a sua opinião sobre o que vê, lê e sente, certamente estaremos todos em situação lamentável. Se esse dia chegar (espero que nunca!), pode parar que estou saltando desse “trem desgovernado”. Para encerrar: gosto de verão e O-D-E-I-O inverno e tudo que se relacione a ele, e te admiro, bem como esse teu espaço. Beijos pra ti e pro Bento.

  6. O engraçado é este Sr Eduardo dizer que a Mari foi petulante e ele mesmo ter sido o mais petulante nesta conversa! Quem pensa que é este senhor para dizer que pode fazer alguém se arrepender de mandá-lo ler o esporte?!! Ninguém realmente importante e que valha alguma coisa seria grosseiro assim, se ela odeia o calor e mesmo assim prefere não morar em uma casa no Mont’Serrat, tem todo o direito.
    É por causa de gente assim que o Brasil não vai para frente, um ignorante sem educação com acesso a internet é um perigo!
    E por incrível coincidência, moro neste bairro, e possuo a maravilhosa piscina citada no discurso do Sr Eduardo em meu pátio, mas como não sou uma desocupada e trabalho como a Mari, também sofro com o calor, afinal as pessoas têm que sair de casa para chegar ao seus trabalhos, então pode-se sofrer com o calor sim!!
    PS: Nunca comentei post algum aqui, apesar de sempre ler o blog, mas tem coisas que não se pode deixar passar.
    Parabéns Mari, adoro ler o blog, adorei teus livros e adoro o Bento!!
    Abraços

  7. Oi, Mari! Sou sua fã, adoro ler o teu blog! Vi que o post estava se repetindo, mas, obviamente, haveria de ter um motivo. As pessoas estão se enfurecendo por tão pouco que me dá medo.

    Um grande beijo pra ti, pro Bento e pra Olívia!

  8. “Como tu farás para impedí-lo de voltar, se ele quizer?” Incluindo o IP dele na lista de spammers. Os comentários vão direto pra lixeira e tudo fica lindo.

    Gente stressada…

    P.S. a grafia correta é quiSer

  9. Mari, que bom que mais alguém me entende e sente o mesmo que eu relação à este calor todo
    Parabéns pelo blog, pela coluna semanal, pelo teu bom humor e sensibilidade.
    Com relação à falta de educação de algumas pessoas, releva, não desce ao nível deles, certo? Afinal, educação, cortesia e inteligência são características pessoais de quem pode e não de quem quer porque acha que tem grana.
    E outra coisa: o que seria do azul se todos gostassem do vermelho, do preto se todos gostassem do branco e do ser humano sem reclamar Então quem gosta do calor: ótimo para esta pessoa, pois janeiro e fevereiro já estiveram por aí. Para quem gosta do frio, como eu: calma, junho e junho logo, logo estão por aí.

    Bjs, e bjs para o Bento!

  10. Mariana, simplesmente A-DO-RO os teus textos!
    Quando chega domingo e o jornal já está aqui, em casa, corro pegar a “Donna” para ler os teus textos. Você nos passa informações interessantes de uma forma muito divertida.
    Não dá “margem” para críticas agressivas e abusivas. Às vezes, as pessoas não têm mais o que fazerem da vida… Se não gostaram, era somente ignorar, sair da página e não ler os teus textos…
    Um super beijão pra ti, aqui da região das Missões! <3

  11. Adoro como você escreve, parece um papo de amigas com conteúdo. Fico impressionada como as pessoas são grosseiras quando vão dirigir uma crítica na internet, já notei que em avaliações diversas as pessoas são estúpidas, colocam palavrões, tenho certeza que pessoalmente o comportamento seria diferente. Aprendi no seu livro a rir de si mesmo, mas também podemos rir destas coisas…

  12. Muahahahahahaha!!!
    Só rindo mesmo de um babaca desinformado como esse Eduardo, hahahaha.
    Eu tb sempre leio, mas nunca comento, mas hj, dia 21/2, como perdi o sono , e acabei de acordar na praia , numa casa maravilhosa, com piscina e a uma quadra do mar e estou com calor, resolvi dar a minha opinião.
    O verão é maravilhoso, mas esse especialmente esta. I N F E R N A L , e além disso.satanás ainda manda uns exus e outros para torrar a paciência da gente que só quer ter informação com uma pitada de bom humor.
    Mas fazer o que não é mesmo? C’est la vie Marianas, kkkkkkkkkkkk.
    Fico pensando como ficariam as canelas de algumas pessoas nos dentinhos do Bentinho, hahahaha, mas deixa para lá, o pobrezinho se fizesse isso estaria correndo sério risco de morrer envenenado
    Então, que venha o INVERNO, prq a unica coisa boa desse verão foram as vendas de ar condicionado e ventiladores, prq o resto foi sofrimento.
    Bjk Mari , Bento e Olivia.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa
  • Patricia foi minha boxer dos cinco meses de vida aos 12 anos de idade. Ganhei a Patricia de presente e fiquei muito incomodada. Cachorros têm sentimento, coração, pulmão. Cachorros não são vasos, lustres, sabonetes. Cachorros não são presentes que devemos ganhar sem o nosso consentimento. E a Patricia entrou na minha vida sem o meu consentimento. Eu não estava disponível para cuidar da Patricia naquele momento, eu estava com passagem comprada para São Paulo, contratada para um novo emprego, para um outro estilo de vida que exigia demais da minha capacidade profissional. Então, curti a Patricia por alguns meses, mas precisei ir embora. Durante anos, ela viveu na casa dos meus pais, e eu pedia notícias diárias por telefone. Voltava a Porto Alegre sempre que podia para que ela soubesse que meu comportamento não significava abandono, apenas nos encontramos em circunstâncias desfavoráveis. Pra mim; pra ti; pra nós duas, Patricia. Quando regressei definitivamente a Porto Alegre, Patricia havia acabado de completar 12 anos de idade. Ela sabia desde sempre, por mais de uma década, que pertencia a mim, e eu a ela. Aproveitamos nosso último ano com passeios em ritmo lento, com suas bochechas esbranquiçadas, com a fidelidade rara que só os animais conhecem. Ela partiu pouco tempo depois. Comemos um cheeseburger juntas no nosso último dia sentadas na grama do parque - e o bafo do queijo com mollho de catchup com maionese naquele pão ela sopra de quando em vez no meu nariz, durante a madrugada. Patricia desapareceu dos meus olhos, mas segue onipresente em cada minuto da minha vida. E eu tenho certeza que quando for a minha hora de cruzar a porta que leva para o outro lado da vida, ela estará lá, abanando o rabo e com o focinho rosinha para me buscar. #tbt. Porto Alegre, março de 1999
  • Minha irmã que criou. Minha irmã que me deu. Chato ter uma irmã assim, vai dizer?! 😜#convexoshoes #lojaconvexo #convexopoa #slipon #trendalert #animalprint