O cão é o melhor amigo do homem e essa amizade é bem antiga

Toda vez que você ficar impaciente porque seu cãozinho está demorando para aprender alguma coisa, ou insiste em fazer aquele xixi no lugar errado, lembre-se que ele é seu amigo há mais de 20 mil anos. E nesse meio tempo, ele te ajudou em muita coisa.

É verdade que a história entre o cão e o homem não começou sem nenhum interesse. Os cães eram lobos, e alguns se aproximavam dos homens porque havia comida. Por outro lado, os homens também ficavam mais protegidos de outros animais. Com o tempo, os lobinhos não caçavam mais e ficavam sempre esperando alimento caçado pelas tribos humanas. Foi aí que o ser humano começou a virar aquele Deus, o líder protetor e provedor para os lobinhos.

897c-9b2e7f500008O INÍCIO DE UMA GRANDE AMIZADE

Os homens começaram a viver uma nova fase: a de agricultores. E começaram também a criar animais. Os lobos, que antes acompanhavam os homens nas caçadas, tiveram que se adaptar, passando de caçadores para pastores e continuaram ao lado dos homens. Adaptações genéticas também aconteceram até os lobos se transformarem em cães, como são hoje.

animals dogs husky husky siberiano 1920x1200 wallpaper_www.animalhi.com_92DA VIDA SELVAGEM PARA O SOFÁ

Caçadores, pastores, animais para segurança, transporte e outras inúmeras funções passaram os cães na cultura humana antes de se tornarem nossos animais de estimação. Até a aprimorar a nossa linguagem eles nos ajudaram. O cão tem hoje uma função afetiva em nossas vidas. São integrantes da família, em muitos casos. Compartilham rotinas e seguem se adaptando à vida louca que o ser humano leva.

shaunellis-abre-originalO HOMEM LOBO
O britânico Shaun Ellis é especialista em comportamento de lobos. Não bastasse a peculiaridade do trabalho, ele ainda conduz pesquisas de forma controversa: optou por viver ao lado dos lobos, como se fosse um deles, por um longo período, a fim de entender melhor como vivem esses animais e também para ajudá-los diante da ameaça da extinção

O que traduz a conexão humana e canina é companhia. Experiência de mais alto nível, que supera o tempo. Então, com tempo e companhia (mútua), eles aprendem tudo 😉

Compartilhar
Priscilla Guimarães

Priscilla Guimarães

É analista cultural. Gosta de estudar os porquês da vida, o sentido das coisas. Se dedica a entender as formas de expressão e os significados da cultura. Hoje é sócia diretora na City - consultoria de pesquisa em comportamento humano que tem o propósito de trazer novas perspectivas sobre a sociedade para dentro das empresas. Também coordena a Clínica do Subterrâneo, workshops filosóficos organizados pela City, com o objetivo de trazer conhecimento das ciências humanas para as práticas empresariais. Ainda é sócia diretora na Comunidade Criativa, plataforma de co criação de produtos e serviços que une consumidores e marcas. É graduada em jornalismo e mestra em comunicação social. Já trabalhou com produção de TV, redação jornalística e publicitária, planejamento de comunicação e marketing. Foi professora de graduação e pós graduação. Morou em Paris. Faz psicanálise há 13 anos. Faz ballet e treinamento funcional. Pra relaxar, viaja, faz amigos e mergulho amador.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.