O dia em que fui apresentada à alma e à história que existe por trás de um sabonete

Eu vivia um daqueles momentos de borboletas sobrevoando meu estômago, sensação típica de pré-lançamento de um novo livro, quando bati na porta da Bendito Design para dar o ok final na capa de Vida Peregrina. Além de ser uma das minhas melhores amigas, Titha Kraemer também é uma das mais talentosas diretoras de arte que conheço. Não por acaso, pensei nela – e apenas nela – para criar a identidade visual do livro.

Ela me esperava em uma sala de reuniões muito divertida. Cheia de embalagens lindas e coloridas que ela e sua equipe criam para as mais diferentes marcas. Lembro como se fosse hoje, lá se vão três anos, de ela caminhar até o fundo desta sala, apontar para uma embalagem de sabonete na prateleira e perguntar.

– Mari, lembra da Alma de Flores?
– Claro! Minha bisavó adorava o talco – falei.
– Sim, ela é uma marca bem antiga. Acabamos de criar toda a nova identidade visual. Olha aqui! – ela disse, pegando a embalagem da prateleira.

Sabonete valeMOSTROU EXATAMENTE ESTA EMBALAGEM

Eu lembrava vagamente dos talcos da bisa e desta figura esguia e feminina.
– A embalagem antiga também trazia o desenho de uma mulher de perfil caminhando entre as flores, não? – perguntei.
– Sim, sim! A ideia foi não fugir da figura feminina, que é a alma da Alma de Flores, mas modernizá-la – explicou. – Fizemos uma releitura do vestido tomara que caia, o coque do cabelo também ficou mais atual, ela tem todo um jeito de caminhar mais suave, mas não menos segura e com atitude.
– Tu tem uma embalagem antiga para eu entender melhor? – perguntei
– Tenho a imagem – ela disse.
E trouxe para mostrar.

Olha!

alma1TIVE UMA IMEDIATA SENSAÇÃO DE DÉJÀ VU LEMBRANDO DOS TALCOS DA BISA

Já naquele tempo eu queria ter escrito um post sobre este assunto e acabei perdendo o bonde. Acho incrível este trabalho de criar uma identidade visual para marcas sem jamais perder o foco na essência, na alma, no espírito que ela deseja transmitir – e assim ser capaz de se reinventar ao longo de décadas. Pois cá estava eu, três anos depois, trabalhando no meu bunker escritório quando toca a campainha.

Eis o que me esperava atrás da porta!

Alma-de-Flores-saboKIT DE SABONETES “ALMA DE MULHER”, DA ALMA DE FLORES

“Mas essa mulher está diferente…”, pensei. “E agora são três?”, continuei pensando. “Não estou entendendo mais nada Vou ligar para minha querida amiga”, decidi. Liguei – e ela soltou uma risada. Para minha sorte, estava em horário de almoço e teve tempo para me contar a historinha (eu adoro uma historinha).

Em primeiro lugar, esclareceu, aquela mulher repaginada lá de cima, que é a imagem de todos os produtos da Alma de Flores, já passou por outro banho de modernidade. Inclusive, trocou a cor do vestido – e o coque ficou, digamos assim, mais podrinho, com fios mais soltinhos.

Olha!

Sabonete AF Finissimas Essencias 130gSAIU DE CENA O TOMARA QUE CAIA BRANCO, ENTROU EM CENA O VESTIDO AZUL E O COQUE DESCABELADINHO

Já o kit com as três mulheres que chegou na porta de casa é ouuuutra coisa. Trata-se do Alma de Mulher, kit comemorativo ao Dia dos Namorados, com edição limitada. Contempla três mulheres que representam três estilos distintos, três personalidades. Elas foram batizadas de Femme, Queen e Princess – e cada uma tem um jeito de ser e viver a vida.

Apresento a vocês o trio maravilha!

princessMUITO PRAZER, SOU A PRINCESS!
Meus produtos contemplam sabonete hidratante, loção iluminadora e geleia esfoliante. Fui criada para ser usada pela princesa moderna, que não sonha em ser salva por um príncipe. Ela sonha em salvar o mundo da falta de encanto. Ela é gentil, natural. Faz parte de sua essência. Tem a capacidade de pensar nos outros mesmo quando o mundo faz o contrário. Tem a bravura de ser amável e o poder de transformar tudo à sua volta.

Alma-de-Flores-Femme_linha_R2490MUITO PRAZER, SOU A FEMME
A exemplo da Princess, meus produtos também contemplam sabonete hidratante, loção iluminadora e geleia esfoliante. Para mim, ser sexy não é um jeito de vestir. É um jeito de ser. Sabe aquelas mulheres que iluminam todo o ambiente com um simples sorriso? Que roubam corações com o olhar? A qualquer instante, um simples movimento, ou uma expressão do seu rosto, e bum! Uma explosão silenciosa de sensualidade e malícia toma conta do ar à sua volta? Pois, então, fui criada para elas. Tenho espírito livre e esta é minha melhor definição.

Alma de Flores 2MUITO PRAZER, SOU A QUEEN
Meus produtos contemplam sabonete hidratante, loção iluminadora, talco corporal iluminador e sabonete líquido iluminador. Quem pensa que uma Queen nasceu para ser servida, enganado está. Ela entende que a vida não é esperar que os outros a sirvam, e por isso ela serve-se com elegância da vida. Não precisa ter o mundo, mas consegue fazer alguns momentos mais valiosos do que qualquer tesouro. Fui criada para as mulheres que têm a a certeza de que merecem o melhor e, com a certeza de quem não devem nada a ninguém, não têm medo de serem bonitas, nem de chamar a atenção. Isso porque a beleza é verdadeira. Aliás, é mais que verdadeira, é real.

Então, depois de ser devidamente apresentada ao trio de beldades, fiquei pensando com qual delas mais me identificava. Pensando, pensando, pensando…. Fiquei entre a Princess e a Queen. Me considero um pouco das duas.

bento1120ELA É TUDO MENOS SEXY

mulher-arrancando-os-cabelosESTAVA DEMORANDO PARA O AZEDUME SE MANIFESTAR

bento118FALA LOGO DO MEU KIT

Sim, eu já ia chegar lá. Teria chegado três imagens antes se Vossa Excelência não tivesse me interrompido.

bento1114QUESTÃO DE ORDEM, SENHORA PRESIDENTE

O que o animal quis dizer com “meu kit” não é o kit dele, ressalte-se. Trata-se de um kit para homens, também de edição limitada e comemorativo ao Dia dos Namorados, da clássica e tradicionalíssima marca Senador: Kit Senador Country.

Olha!

46646_AmpliadaACHEI LINDA A EMBALAGEM
Dois sabonetes e um desodorante

E agora pensando mais um pouco… Tive uma ideia! Acabo de perceber que tenho resolvido meu presente de Dia dos Namorados. Chico usa essa marca (ah, meu anjo da guarda…) e vai ganhar ainda mais estímulo para viver limpinho e cheiroso.

03-por-ai-mulher-gritando511NÃO É SENSACIONAL?

bento1120ESTOU SEMPRE EM SEGUNDO PLANO

*Este é um Publipost criado para a Memphis

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

7 Comentários
    1. Oi, Mari! É, sim. Tenho procurado sempre avisar quando é alguma parceria, como foi com Zaffari no verão, e como é agora com Ojo Mr.Ray e Bobstore (patrocinadores do site) e pontualmente com o Motel Cálidon. Na confusão e correria, acabei não sinalizando. Mil perdões. Acrescentei no final. Ainda estamos vendo um selo, ou uma maneira de padronizar os publis para ficar sempre bem à vista e transparente. Mas sempre lembrando: apesar de ser publipost, avalio marca a marca, produto a produto. Tem que existir uma identificação das marcas e assuntos comigo. Um grande beijo. Obrigada pela leitura. MK

  1. Oi Mari, obrigada por responder. Adorava o teu blog desde a ZH. Sempre gostei da naturalidade com que davas tuas dicas. Sei que agora é diferente, tens um site, é um negócio e é natural que hajam patrocinadores e tudo. Só espero que não percas a tua naturalidade e individualidade também. Tem várias blogueiras que eu lia todos os dias e acho que se perderam totalmente. Por exemplo, não tem graça entrar em um blog que só tem publiposts disfarçados de dicas, perde a essência entende?! Por isso acho bem importante sinalizar, mas também cuidar a frequência e o produto vendido nesses posts. Lembro de ter lido em um post teu, acho que até em uma resposta a algum comentário, que tu, como jornalista que és, prezava muito pela tua independência ou algo assim. Por exemplo, falar da Bob Store acho que tem tudo a ver contigo, pois sempre percebi que usavas a marca, antes mesmo dela ser patrocinadora do site, mas nunca te imaginei fazendo propaganda de um motel para passar uma noite de dia dos namorados. Sei que estamos em constante mutação e podemos ser apresentados a um novo produto e achar legal oferecê-lo, mas de qualquer modo, para mim, soa meio estranho. Honestamente, não te imagino fazendo essa programação oferecida, nesta data, mas sei que posso estar completamente enganada, pois só te conheço como leitora. Enfim, é só uma observação, espero que construtiva. Um beijo de uma leitora que sempre gostou muito do teu blog. Mariana

    1. Oi, Mariana! Muito obrigada pela companhia, pelo carinho e pela preocupação. Eu tenho certeza que não vou te decepcionar, pois a transparência é algo fundamental pra mim, sempre foi e sempre será. Fico feliz que tu entenda que, além de ser um hobby e um prazer escrever também é um negócio, mas jamais será um negócio nebuloso. Tudo estará sempre sendo feito às claras. Pra tu ter uma ideia, e vou te contar este caso porque acho que ele ilustra bem o cuidado que tenho com publipost, fui procurada por uma empresa de cosméticos para fazer propaganda de sua nova marca de batons. O problema é que eu não uso batom, tenho aflição com batom e sempre deixei isso muito claro. Agradeci a lembrança e a confiança no meu nome, mas não pude aceitar o trabalho. Não seria eu, não seria verdadeiro. Assim sempre será. Quanto ao Motel Cálidon, considerei que podia fazer um trabalho leve e divertido. Pelo menos foi o que tentei. Siga sempre por aqui! E sinaliza sempre o que podemos melhorar. Um beijo muito especial. Mariana

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️
  • Meu pai, meu norte, minha serenidade, minha calmaria, meu aconchego, meu alicerce, minha certeza, minha paz, minha alma. Meu baba, minha estrutura, minha vida. ❤️
  • À sombra dos Trompetes dos Anjos. #angelstrumpet #gettygarden #gettymuseum
  • Sob a luz do entardecer no Píer de Santa Monica, a confiança de que está tudo em seu devido lugar. ✨ #sunshine #vibration #california #bepositive
  • Foco, força, fé e meus dois anjos da guarda. #baba #mami #bepositive