O “empapuçamento” não cola

Não sou intolerante a lactose, mas tenho problema com leite. Leite me deixa empapuçada.
– Muito bem, Mariana: explique a lógica leite + empapuçamento – pediu minha médica dia desses.

EU NÃO SEI EXPLICAR, OK?
EU SÓ SEI QUE ME SINTO EMPAPUÇADA

Não convenci minha médica com a teoria do empapuçamento. O resumo da ópera é que vou fazer 40 anos,  não tenho nenhuma fonte de cálcio na minha alimentação e preciso tomar leite de manhã.

MAS EU ME SINTO EMPAPUÇAAAAADAAAA!

– Sem histerias, por favor, Mariana – respondeu ela. – Vai tomar leite, tem que tomar leite e ponto.
Vou tomar leite, tenho que tomar leite e ponto.

TENHO QUE TOMAR LEITE E PONTO!!!

Sabe o que é mais gozado? Durante muitos anos não vivi sem café com leite de manhã. De repente, de uma hora para outra, comecei a nem poder sentir cheiro de leite. O que bebo de manhã? Dois tações de café preto. Se tivesse uma seringa, tomava café de forma injetável.

CAFÉ PRETO NA VEIA

Saí do consultório pensando o que eu podia fazer. Ela sugeriu iogurte. Iogurte também me deixa empapuçada, mas desisti de gastar minha lábia tentando explicar a teoria do empapuçamento. Ou arranjo uma desculpa melhor, ou tenho que tomar leite e ponto.

UUUUURRRRRGGGGGHHHHH!!!!

Tentei argumentar que minha dieta (coisa fina falar “dieta”) é repleta de verduras e legumes verde escuros. Tinha lido em algum lugar que folhas verde escuras são ricas em cálcio.

– Sim, Mariana. Elas têm mais cálcio do que as demais. Mas não substituem o leite – explicou minha médica.

E PÁRA DE ENCHER MEU SACO!
E SAI DA MINHA FRENTE!
E VAI TOMAR LEITE E NÃO TORRA MINHA PACIÊNCIA!

Se tem que tomar leite pra não ficar com osteoporose, tem que tomar leite pra não ficar com osteoporose. Melhor tomar leite agora do que ficar com osteoporose depois. Resolvi preferir o iogurte, então. E procurar maneiras de incrementá-lo.

E eis o que descubro!!

MUITO PRAZER, SOU A MY MIX!

A MY MIX é a primeira loja virtual brasileira de cereais personalizados e oferece mais de 50 opções de granolas e outros ingredientes para que a gente crie nossa versão do cereal. São inúmeras opções de frutas secas, sementes e até chocolate. Não é sensacional?

OLHA QUE LINDA A EMBALAGEM!!
(Sim, eu sou daquelas que compra coisas pela embalagem)

A nossa granola personalizada chega pelo correio (tem entrega para todo o Brasil) neste tubo de papelão aluminizado e com peso líquido de 500g. A embalagem é tão prática que  pode ser carregada na bolsa. E tem também opções sem glúten!

PALAVRA DE MARIANA, A MAIS NOVA TERNEIRA MAMONA

 

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.
  1. Maricota, ainda bem que aqui no Rio tem a Casas Pedro onde eu mesma, ao vivo e em cores, personalizo a minha granola. Sou ansiosa, não aguentaria ter que esperar pela entrega. beijo : )

  2. Maricota, ainda bem que aqui no Rio tem a Casas Pedro onde eu mesma, ao vivo e em cores, personalizo a minha granola. Sou ansiosa, não aguentaria ter que esperar pela entrega. beijo : )

  3. Mariana, não estás sozinha nesta luta! O leite me causa certo desconforto também, podemos chamar de “empapuçamento”..hehe..quando eu era pequena tinha intolerância sim, mas depois passou e até gostava, mas hoje em dia só de pensar em tomar um copo de leite me deixa inchada!! Coisas que, só mesmo quem realmente passa, pode saber..te entendiiiiiii! Bjosss

  4. Mariana, não estás sozinha nesta luta! O leite me causa certo desconforto também, podemos chamar de “empapuçamento”..hehe..quando eu era pequena tinha intolerância sim, mas depois passou e até gostava, mas hoje em dia só de pensar em tomar um copo de leite me deixa inchada!! Coisas que, só mesmo quem realmente passa, pode saber..te entendiiiiiii! Bjosss

  5. Amiga somos duas. O cheiro de leite me deixa com ânsia. Mas oh descobri um iogurte, que vou ver a marca pra ti. É sem lactose, com cálcio rsrsrsrs, saudável, sem açúcar, comprei no Mundo Verde. Como pra mim o leite é impensável faz décadas, tenho esta alternativa. Mas é claro que se pudesse ficava sem hehehhe… mas enfim o que não tem solução, tem que ter cálcio, solucionado está…

  6. Amiga somos duas. O cheiro de leite me deixa com ânsia. Mas oh descobri um iogurte, que vou ver a marca pra ti. É sem lactose, com cálcio rsrsrsrs, saudável, sem açúcar, comprei no Mundo Verde. Como pra mim o leite é impensável faz décadas, tenho esta alternativa. Mas é claro que se pudesse ficava sem hehehhe… mas enfim o que não tem solução, tem que ter cálcio, solucionado está…

  7. Olá, Mariana!

    Também entendo o “empapuçamento”, especialmente quando se trata de leite UHT (com A e B de garrafa é mais tranqüilo).

    Sobre iogurtes conhece os da Casa da Ovelha? São amadinhos, deliciosos e naturalmente sem lactose. (http://www.casadaovelha.com.br/home.html)
    E eles tem um endereço no Auxiliadora, empório e café! (Felipe Neri, 461)

    Abraço!

    Janne Queiroz Rodrigues

  8. Olá, Mariana!

    Também entendo o “empapuçamento”, especialmente quando se trata de leite UHT (com A e B de garrafa é mais tranqüilo).

    Sobre iogurtes conhece os da Casa da Ovelha? São amadinhos, deliciosos e naturalmente sem lactose. (http://www.casadaovelha.com.br/home.html)
    E eles tem um endereço no Auxiliadora, empório e café! (Felipe Neri, 461)

    Abraço!

    Janne Queiroz Rodrigues

  9. Mari, tbém não curto leite !E não adianta mandarem tomar iogurte por que iogurte me lembra leite hahahahaha, sim né!!!Mas com granola eu curto, mas tomo sempre de morango…não curto estas marcas que vem a fruta (molenga ou em pedaços dentro) já me indicaram vários e nunca curti, pq em alguns o iogurte vem “meio que separado” da fruta então não curto nem de olhar e não me arrisco a mexer aquilo tudo para formar uma coisa só….tem um formato de leite que curto: tomo seguido leite gelado com uma colher pequena de café solúvel e adoçante, deixo bem escurinho e adoro o sabor!!!Boa sorte, bj

  10. Mari, tbém não curto leite !E não adianta mandarem tomar iogurte por que iogurte me lembra leite hahahahaha, sim né!!!Mas com granola eu curto, mas tomo sempre de morango…não curto estas marcas que vem a fruta (molenga ou em pedaços dentro) já me indicaram vários e nunca curti, pq em alguns o iogurte vem “meio que separado” da fruta então não curto nem de olhar e não me arrisco a mexer aquilo tudo para formar uma coisa só….tem um formato de leite que curto: tomo seguido leite gelado com uma colher pequena de café solúvel e adoçante, deixo bem escurinho e adoro o sabor!!!Boa sorte, bj

  11. Olá, Mariana!
    Conheci o teu blog através do Donna e virei leitora fiel!
    Sobre o “empapuçamento” com o leite, preciso dizer: também sofro desse mal! Principalmente quando preciso acordar cedinho, tomar um café da manhã e sair de casa para os afazeres! Não consigo com leite, principalmente quente! Com o iogurte é a mesma coisa!
    E o bom e velho cafézinho preto é a melhor opção! Mas não é tão saudável! Hehehe
    Mas até que um iogurte com granola não é de todo o mal, não é? ;)

    Beijocas,

    Nicoly!

  12. Olá, Mariana!
    Conheci o teu blog através do Donna e virei leitora fiel!
    Sobre o “empapuçamento” com o leite, preciso dizer: também sofro desse mal! Principalmente quando preciso acordar cedinho, tomar um café da manhã e sair de casa para os afazeres! Não consigo com leite, principalmente quente! Com o iogurte é a mesma coisa!
    E o bom e velho cafézinho preto é a melhor opção! Mas não é tão saudável! Hehehe
    Mas até que um iogurte com granola não é de todo o mal, não é? ;)

    Beijocas,

    Nicoly!

  13. Oi, Nicoly! Que bom que vc conheceu e gostou do blog! Bem-vinda. E que as médicas não nos escutem, mas não há nada como um cafezinho preto mesmo. Bjo. MK

  14. Oi, Nicoly! Que bom que vc conheceu e gostou do blog! Bem-vinda. E que as médicas não nos escutem, mas não há nada como um cafezinho preto mesmo. Bjo. MK

  15. Nossa amei teu depoimento… e quase morri de rir. tua medica parece minha mãe. Eu odeio repolho de qualquer maneira que for assado. e ela fala mas tu nunca comeu tem que comer… e eu retruco que so o cheiro me da uma coisa e ela quer que eu coma informa que é bom pra saude e bla bla bla. Mas como qqr outro tipo de verdura ou legume qqr um e ela quer que eu coma o maldito repolho.

  16. Nossa amei teu depoimento… e quase morri de rir. tua medica parece minha mãe. Eu odeio repolho de qualquer maneira que for assado. e ela fala mas tu nunca comeu tem que comer… e eu retruco que so o cheiro me da uma coisa e ela quer que eu coma informa que é bom pra saude e bla bla bla. Mas como qqr outro tipo de verdura ou legume qqr um e ela quer que eu coma o maldito repolho.

  17. Mariiii é esse casa da ovelha! Sem lactose! Light, o meu é com mel… Rei do cálcio! Um copo com 226mg, mas minha melhor descoberta é molico Total cálcio lançamento da Nestle, versão fast, zero de gordura ( o de ovelha tem mas nada q mate), e duas garrafinhas somam 1000mg=100% de cálcio da dose diária que precisamos. Logo dá pra fazer dieta nova duas garrafinhas alimentam tua médica, afastam a dona osteoporose e se é só cálcio que precisas tá resolvido, não precisa nem comer folhas escuras e qualquer outra miligrama de cálcio escondida em qualquer outro alimento hehehehe! Tua médica surta , mas podes dizer que graças a ela tua nova dieta é dois iogurtes desses por dia, e tu fizeste exatamente o q ela mandou hehehehehe ! Bjs e te mando fotos se quiseres minha musa!

  18. Mariiii é esse casa da ovelha! Sem lactose! Light, o meu é com mel… Rei do cálcio! Um copo com 226mg, mas minha melhor descoberta é molico Total cálcio lançamento da Nestle, versão fast, zero de gordura ( o de ovelha tem mas nada q mate), e duas garrafinhas somam 1000mg=100% de cálcio da dose diária que precisamos. Logo dá pra fazer dieta nova duas garrafinhas alimentam tua médica, afastam a dona osteoporose e se é só cálcio que precisas tá resolvido, não precisa nem comer folhas escuras e qualquer outra miligrama de cálcio escondida em qualquer outro alimento hehehehe! Tua médica surta , mas podes dizer que graças a ela tua nova dieta é dois iogurtes desses por dia, e tu fizeste exatamente o q ela mandou hehehehehe ! Bjs e te mando fotos se quiseres minha musa!

  19. Olha,eu tbm tenho uma uhgrrr de leite e iogurte,pra mim o iogurte e pior,horrivel mesmo,e eu tbm to perto dos 40,iogurte seria mais por causa do intestino…queria te contar q na China eles não tomam leite,nem iogurte,nem comem queijo!E la parece q o povo e bem saudavel,o indice de cancer e um dos mais baixos…osteoporose não sei…vou me informar e te conto depois…rs rs rs ah a amendoa e muito rica em calcio!

  20. Olha,eu tbm tenho uma uhgrrr de leite e iogurte,pra mim o iogurte e pior,horrivel mesmo,e eu tbm to perto dos 40,iogurte seria mais por causa do intestino…queria te contar q na China eles não tomam leite,nem iogurte,nem comem queijo!E la parece q o povo e bem saudavel,o indice de cancer e um dos mais baixos…osteoporose não sei…vou me informar e te conto depois…rs rs rs ah a amendoa e muito rica em calcio!

  21. Oi Mariana,
    Li este post hoje, um pouco atrasada, mas ainda há tempo para alguns comentários.
    Primeiramente gostaria de saber se você já ouviu a seguinte afirmação: o ser humano é o único mamífero que desmama e adota o leite de outra espécie como alimento.
    É no mínimo curioso nos comportarmos assim né!
    Diria que isto está ligado a cultura local, pois os orientais não utilizam o leite desta forma e os estudos científicos apontam que eles tem as mais baixas taxas de osteoporose e de fraturas do mundo. Há estudos publicados desde 1997 que apontam que não há benefícios em ingerir leite para esta finalidade, pelo contrário, aumentam o risco de câncer de mama, ovário e de próstata.
    Gostaria ainda de comentar sobre os alimentos enriquecidos com cálcio, em grande parte deles, o tipo de cálcio utilizado pela indústria não permite uma boa absorção pelo nosso organismo, apenas 50% é aproveitado.
    Notei ainda a sua opção de utilizar granola junto com os leites/ iogurtes. Gostaria de esclarecer que as fibras presentes neste cereal dificultam a absorção do cálcio. As frutas são a melhor opção para ingerir com as granolas. Os estudos científicos também comprovaram isto, foram publicados há aproximadamente 10 anos.
    Sugiro que busque algumas evidências científicas e converse com a sua médica, ou outro profissional de julgares mais apropriado.
    Abraços repletos de cálcio para você!

  22. Oi Mariana,
    Li este post hoje, um pouco atrasada, mas ainda há tempo para alguns comentários.
    Primeiramente gostaria de saber se você já ouviu a seguinte afirmação: o ser humano é o único mamífero que desmama e adota o leite de outra espécie como alimento.
    É no mínimo curioso nos comportarmos assim né!
    Diria que isto está ligado a cultura local, pois os orientais não utilizam o leite desta forma e os estudos científicos apontam que eles tem as mais baixas taxas de osteoporose e de fraturas do mundo. Há estudos publicados desde 1997 que apontam que não há benefícios em ingerir leite para esta finalidade, pelo contrário, aumentam o risco de câncer de mama, ovário e de próstata.
    Gostaria ainda de comentar sobre os alimentos enriquecidos com cálcio, em grande parte deles, o tipo de cálcio utilizado pela indústria não permite uma boa absorção pelo nosso organismo, apenas 50% é aproveitado.
    Notei ainda a sua opção de utilizar granola junto com os leites/ iogurtes. Gostaria de esclarecer que as fibras presentes neste cereal dificultam a absorção do cálcio. As frutas são a melhor opção para ingerir com as granolas. Os estudos científicos também comprovaram isto, foram publicados há aproximadamente 10 anos.
    Sugiro que busque algumas evidências científicas e converse com a sua médica, ou outro profissional de julgares mais apropriado.
    Abraços repletos de cálcio para você!

  23. Mariana!!!! Pior eu que gosto de leite e derivados e nao posso porque sou intolerante a lactose. Olha so, eu uso um leite chamado piracanjuba que tem zero de lactose. Nota dez. Iogurte e queijo eu uso de ovelha, que tem no super. Deliciosos! Mas cuidado que sao meio caloricos esses iogurtes de ovelha… Mas sao tao bons que se funcionarem pra ti nao vai ser preciso nem a granola para enganar… E ai vc aproveita melhor o calcio… Beijao. Ah. Adoro seu bloh… Conheci faz pouco e estou viciadinha!! Parabens, eh mto bom!

  24. Mariana!!!! Pior eu que gosto de leite e derivados e nao posso porque sou intolerante a lactose. Olha so, eu uso um leite chamado piracanjuba que tem zero de lactose. Nota dez. Iogurte e queijo eu uso de ovelha, que tem no super. Deliciosos! Mas cuidado que sao meio caloricos esses iogurtes de ovelha… Mas sao tao bons que se funcionarem pra ti nao vai ser preciso nem a granola para enganar… E ai vc aproveita melhor o calcio… Beijao. Ah. Adoro seu bloh… Conheci faz pouco e estou viciadinha!! Parabens, eh mto bom!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Pra quem conhece alguém precisando cair na real 👌🏻🍷
  • Bad hair day e antenas brancas a gente não vê por aqui! 👌🏻 #mariespertinha #truquedeestilo #turbante #veludo #youhairstore
  • Que Nossa Senhora Aparecida esteja sempre contigo, Bentolino. Feliz Dia da Criança, meu velho companheiro de jornada há 17 anos ♥️🙏🏻🐶 #bento #xerife
  • Transformação do dia para o Band Mulher #semfiltro #grupobandrs #twentyfourseven.poa
  • Né?! 👌🏻🤣
  • Teve um surto master de apaixonite pela dinda hoje 🤣♥️ #joaobenicio #amordadinda