O jantar teve final feliz

Então é chegado o grande momento de descrever a tarefa de ter preparado lombinho com batata rosa para o jantar de ontem à noite. Estão preparados e preparadas para a novela?

a-seguir-cenas-do-próximo-capítulo.novela1

Cheguei em casa ontem no fim do dia, larguei bolsa, iPad e brinquei de “siri é o inimigo” com o cara.

bento-siriADORO ESSA BRINCADEIRA

Imediatamente, fui para a cozinha a fim de preparar as batatas rosa com páprica a tempo de ficarem prontas junto com o lombinho do Chico. Havíamos combinado na noite anterior que eu me responsabilizaria pelas batatas; ele pelo lombinho na grelha.

Perdeu o capítulo anterior desta novela?

apontando_para_baixo_01ESTÁ AQUI

Peguei duas batatas, lavei, lavei, lavei e nada de escorrer líquido turvo (o amido) algum. “Já começou dando errado”, pensei. Mas não falei nada. Chico estava empolgadíssimo cortando as fatias de lombinho.

Olha!

0001lombo– Quatro está bom? – ele perguntou.
– Olha, contando que o cara já começou a espirrar, acho que sim.

bento clássicaESTAVA ME BABANDO

Continuei lavando as batatas mais um pouco até que resolvi secar. Sequei, sequei com pano de prato e ponderei que duas batatas – uma pra cada um, uma vez que o cara não curte batata – estava um pouco demais.

– Tu não acha que duas batatas é muito? – perguntei para o Chico.
– Acho. Uma só está de bom tamanho pra nós dois.

Comecei a cortar a batata de um jeito meio tosco. Uma hora fatias finas, outra mais grossas. Fiquei com medo de estar fazendo tudo errado (sou quase uma negação na cozinha, eu sei). Uma vez cortadas, untei com azeite o prato, distribuí as batatas, salpiquei sal grosso (com o moedor) e páprica.

0001 batata patricaFICOU ASSIM

– Olha como ficou – mostrei para o Chico.
– Não quero desestimular, mas nunca vi batata ficar croc só no forno – ele respondeu.
– Pois é… estou com a sensação de que vai dar errado. Até porque as gurias me disseram no blog que a gente deveria ter comprado páprica picante e não doce.
– Mas só tinha a doce no supermercado.
– Pois é… Mas agora a gente experimenta e vê no que dá.
– Quanto tempo tu vai deixar no forno? – ele quis saber.
– A indicação da receita é 40 minutos. Já estou com o forno a 200ºC.
– Então vou marinar o lombinho e esperar um pouco para colocar na grelha.
– Tá.

0001lombo limaoLOMBINHO MARINANDO
Sobre a receita do lombinho que algumas gurias me pediram: nada de surreal. Chico deixa o lombinho marinando no limão durante 10 minutos de cada lado e coloca quase nada de sal em função do tempero do limão.

Sobre a maneira de fazer o lombinho: a Ina me pede para falar um pouco mais sobre a churrasqueira elétrica que temos em casa. Ina, churrasqueira elétrica é vida!

Olha ela aqui!

0001 grelhaMUITO PRAZER, SOU A CHURRASQUEIRA ELÉTRICA FISCHER!
(Já falei bastante sobre ela no post Fantástica Churrasqueira Elétrica)

O recanto ideal que escolhemos para ela é dentro da churrasqueirda de casa.
Olha!

0001 grelha na churrasqueiraALI ESTÁ ELA À DIREITA
ALI ESTÁ O LOMBINHO MARINANDO À ESQUERDA

Já fizemos churrasco para 15 pessoas na nossa churrasqueira. Entrecot, picanha, linguicinha, salsichão, pão, tudo fica incrível. Claro que o ideal é fazer como o lombinho e colocar os pedaços fatiados. Comemos bastante filé mignon também. Beeeeem mal passado!

nham nhamNHAM NHAM!

Quando faltavam uns 20 minutos para as batatas ficarem prontas, Chico colocou o lombinho na grelha. Sugeri que colocasse um tomate também. Eu amo tomate assado.

Olha!

0001 carne na grelhaTOMATE INTEIRO MESMO

Hora e outra, eu ia espiar as batatas. Quando faltavam cinco minutos para elas ficarem prontas, dei uma garfada em uma delas. Foi quando de repente, não mais que de repente…. Soltei um grito na cozinha.

03-por-ai-mulher-gritando5ELAS ESTÃO CROCS!!

– Jura?! – disse o Chico.
– Sim, experimenta! – e alcancei um pedaço para ele.
– Incrível! Estão crocs mesmo. Muito em função da casca, né?
– Sim, o segredo maior é não descascar a batata.

03mulher-nova-gritando-feliz-thumb89432486OUVIU, MOMMY!?

Tempo encerrado, tirei o prato do forno, levei até a mesa e servimos a primeira porção da refeição.
Olha!

0001 pratoLOMBINHO, BATATAS ROSA CROCS E TOMATE ASSADO

Peço desculpas pela lambuzeira do prato, mas havíamos comido uma salada verde carregada de azeite e eu quis aproveitr o azeite no prato principal, até porque não é qualquer azeite.

Olha!

0001 azeiteFICOU PÉSSIMA A FOTO, CHEIA DE REFLEXOS
Ganhei de presente este azeite, que agora não consigo sequer ler o nome no rótulo. Baita ignorância. Tem 0,2% de acidez e é incrível!

Fim da novela: comemos todos os pedaços de batata do prato (se tivéssemos feito duas batatas, teríamos comido tudo de tão incrível que ficou), comemos os quatro pedaços de lombinho (Bento encarregou-se de um pedaço só para ele).

bento clássicaESTAVA DOS BONS

Fizemos um brinde ao sucesso do jantar, olhamos pela janela e o horizonte nos presenteava com um happy end fenomenal.

Olha!

0001 horizonteComo escrevi em Vida Peregrina, “a felicidade está nas coisas simples da vida. Nas coisas simples e boas”

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Apesar de ser recém 5 da tarde, já tô me babando de fome pelo teu jantar, nham nham!!!
    Será que funciona só com batata rosa? Será que tento com batata branca? Meus deus, são tantas dúvidas, mas tô louca pra provar!!!!

  2. Com certeza funciona com batatas brancas, Vanessa. O segredo é não descascar, viu?! E compra páprica picante. A doce não tem gosto de nada! Bjo. MK

  3. Não fiz com a picante porque não tinha, Thais. Mas com certeza é muuuito melhor. A doce não tem gosto de nada. Compramos enganado. Bjo. MK

  4. Hummmmm, deu vontade de experimentar!
    O segredo também é lavar e secar bem, além de não descascar! Fica tri bom com alecrim também.
    Vou ter q experimentar o lombinho do Chico. Mas sugiro também temperar com shoyo e mostarda dijon – fica tudo de bommmmmm!
    Bjão pra ti e pro Bento e um abraço pro Chico

  5. Ai que delícia Mari! Imitação certo hoje aqui em casa, só não tenho a grelha, mas vou pensar em uma alternativa.
    Tens toda a razão sobre as coisas simples (que não fim por nos fazerem tão bem nem são tão simples assim né?),
    Beijos

  6. Oi Mariana,
    Adorei as batatinhas croc croc, vou fazer certo. Achei ótima esta churrasqueira elétrica, dá para fazer muita coisa saudável sem sujar tanto como numa churrasqueira normal, estou avaliando a aquisição.
    Agora, demais mesmo é essa foto do Bentinho com o siri! Bjs.

  7. Mari, dá pra usar aquelas batatas pequenas também, dá menos trabalho porque é só cortar ao meio e fica cremosa por dentro e crocante por fora. Faço o tempero com sal, orégano e ervas de provence, depois azeite de oliva e forno. Fica uma delícia!
    Beijão!

  8. Mari! Obrigada por compartilhar e pelo passo a passo hehe mto interessante a churrasqueira elétrica, vou pesquisar (apesar de não saber se o meu apê comportaria rs)! Receita simples para curtir a vida de forma simples! Bjs!

  9. Oi, Mari!!
    Descobri o blog há pouco (depois de passar a assinar a Zero do finde) e amo!! Leio todo dia!! Ganhei teu livro de Natal (depois de umas indiretas) e devorei (algo como o Bento com o lombinho).
    Adorei a receita da batata, vou fazer com certeza.
    Meu “Chico” gosta de cozinhar e sempre faz a batata doce assada, com casca, é só lavar bem e cortar em rodelas finas. Nada de tempero e fica tudo de bom, o doce fica bem acentuado e fica ótimo pra comer com porco e/ou peixe.
    Beijos

  10. Mari sua lindaaa, obrigado por todas as explicações, adorei a receitinha, vai rolar aqui em casa no findi com certeza!

    Eu sou apaixonada por cozinhar, é meu momento relax e em agradecimento tenho uma dica e uma receitinha para passar, batatas rosa são indicadas para ficar croc croc, batatas brancas como são aguadas são indicadas para purê… Como você gosta de batatas tenho uma receitinha que aprendi com a minha mãe que trabalha na nutrição de um hospital, é um purê que eu chamo de creme facílimo e DELICIOSO, de batatas brancas e cenoura, a quantidade é a seguinte 2 batatas para 1 cenoura cozinha e bate no liquidificador com bem pouquinho de leite no olho mesmo, desde que aprendi aposentei o espremedor de batatas, fica lindo cor laranjinha acredito que acompanha bem o lombinho, e deve ser uma delicia no friozinho do inverno.

    Beijos amada espero não ter te cansado com meu texto enorme ;)

  11. Oi, Mariana!!!!

    Bom, pra começo de conversa, já comprei as batatas ontem no super! hehehe… to louca pra fazer!!!!

    Mas fiquei com uma duvida: para sair o amido, teríamos que cortar as batatas antes de lavar, não? Já que o amido fica dentro da batata, e como ela está com a casca…. :/

    beijo grande!!!

  12. Hum… Boa pergunta, hein, Karina? Agora não sei.. Ontem eu fiz de novo, mas dessa vez cortei pedaços maiores e não ficaram tão crocs. Então, não corta tão grande. Acho melhor tu lavar inteira mesmo. Bjo. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.