O perfil de cada rede social e como tirar o melhor proveito de todas elas

Muita gente produz conteúdo em uma rede social e compartilha em outras. Mas você já parou para pensar que cada uma delas – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Snapchat, YouTube – tem uma característica? Será que vale a pena ecoar o mesmo post em mais de uma?

Talvez você pense diferente, mas, pra mim, cada uma delas pede um tipo de conteúdo pelo simples motivo de que elas têm perfis segmentados. Ao mesmo tempo em que há quem ache que publicar a mesma coisa no máximo de redes possível vai atingir mais pessoas (o que não está totalmente errado), corre-se o risco de causar antipatia pelo overposting de conteúdo. Você pode perder seguidores por causa disso? Sim. Vale a pena correr o risco? Depende da sua avaliação.

FACEBOOK: A MAIOR DE TODAS AS REDES SOCIAIS

Facebook
Tão importante que tem gente que se informa apenas pelo Facebook! É a rede onde estão pai, mãe, amigo de infância, ex, farmácia da esquina, enfim, todo mundo. Sabendo usar direitinho, criando uma página (isso vai depender do seu objetivo pessoal/profissional), é possível melhorar seu desempenho para conseguir muitas curtidas sem depositar seu suado dinheirinho na conta do Mark Zuk.
Posso te ensinar algumas dicas, se você quiser. Mas deixa o teu comentário com as perguntas, combinado?
A minha página é Luciane Bemfica.

Como ir bem
Publicando conteúdo coerente como seu negócio/marca e com você. Se você tem perfil e página, é bom separar o conteúdo. Responda mensagens com frequência e fique de olho nas métricas dos posts.
Evite
Demora nas postagens (seja frequente de acordo com o que você consegue fazer).
Deixar seus seguidores sem resposta (interaja, afinal de contas é uma rede social!).

instagram-new-logo-hed-2016INSTAGRAM: VISUAL E COMERCIALMENTE IMPORTANTE

Instagram
É a minha preferida. Essencialmente visual e comercialmente importante. É impressionante a quantidade de marcas que vendem seus produtos pelo Insta. Não permite links nos posts, apenas na biografia. Aqui, é preciso usar a inteligência visual e a criatividade. O meu é @lubemfica.

Como ir bem
Tenha cuidado na escolha das fotos porque elas são a principal forma de interação com o seu público. Se você quer vender seu peixe pelo Insta, observe as marcas que você admira.
Evite
Instagram não é catálogo. Tem marcas que postam fotos de produtos achando que estão nos anos 80. Quem quer comprar por catálogo sabe o telefone da revendedora da Avon. Poste fotos que tenham seus produtos inseridos em cenários, na montagem de um look, por exemplo. De novo: não sabe fazer? Observe quem faz bem e inspire-se!

Twitter-Users-can-report-multiple-offensive-tweetsTWITTER: REDE MAIS UTILIZADA PELO CONTEÚDO RÁPIDO

Twitter
Confesso que uso pouco e sou passiva. Meu Twitter serve mais para saber o que está rolando do que para transmitir informações. É a rede mais utilizada para conteúdo rápido, instantâneo. Muitíssimo comum ver pessoas usando o Twitter para reclamar de serviços e empresas porque têm respostas rápidas. Virou SAC. Luciane no Twitter: @lubemfica

Como ir bem
Se a sua empresa tem conta, fique de olho e não deixe de responder.
Evite
Polêmicas, principalmente. Responda o necessário na timeline e, se a coisa apertar, apele para a direct message. Sim, porque tem assuntos que dizem respeito apenas à relação empresa/cliente e devem ser tratados de forma particular.

de413a18-f840-4c28-8cee-dfa709c0a872PINTEREST: JANELA PARA OS MAIS DIVERSOS SONHOS

Pinterest
Minha janela para os sonhos. Confesso que tenho pinado menos do que gostaria. O Pinterest também é uma rede essencialmente visual, mas com a vantagem de (pelo menos para mim) servir como álbum de inspiração. Vou catalogando fotos por assunto para, quando precisar de uma ideia, saber onde encontrar. É uma delícia. Você me encontra aqui.

Como ir bem
Se você trabalha com algo essencialmente visual, é válido manter um perfil atualizado. Fotógrafos, arquitetos, designers podem abusar da rede com suas produções e inspirações.
Evite
Pinar fotos sem crédito.

linkedin-wLINKEDIN: REDE PERFEITA PARA AUMENTAR O NETWORK

LinkedIn
Essencialmente profissional, o LinkedIn é bom para aumentar a network, ver e ser visto. Se você gosta de escrever sobre sua atividade, use o Pulse, que é a ferramenta de publicação de artigos. Capriche, exponha suas ideias e provoque a onda nesta rede.
Meu perfil no LinkedIn.

Como ir bem
Preenchendo bem o seu perfil na rede, escolhendo uma foto adequada ao seu perfil profissional, publicando conteúdo ou fazendo parte de grupos de discussão. Se você quer se conectar com quem não conhece, pode segui-lo em vez de convidá-lo a fazer parte de sua rede.
Evite
Fotos inadequadas, principalmente. LinkedIn não é Facebook, portanto evite cantadas na rede profissional.

YOUTUBEYOUTUBE: ESPAÇO PARA O MUNDO AUDIOVISUAL

Tem canal para tudo o que você quiser aprender. A rede está repleta de Vlogs, os blogs exclusivamente em vídeos. Além, é claro, de abrigar os profissionais do momento, os chamados youtubers.

Como ir bem
É bom para quem vende produtos que necessitam de tutoriais ou que complementam conteúdo de sites e blogs. Quanto mais audiência e compartilhamento, mais chance de ganhar dinheiro com anúncios, desde que o conteúdo postado tenha relevância para o seu público.
Evite
Abrir canal sem saber onde quer chegar. Lembre-se que para tirar o melhor da rede social é preciso ter foco e diferencial.

snapchat-2SNAPCHAT: QUANTO MAIS PERSONALIZADO O PERFIL, MELHOR

Snapchat
O snap é muito usado por famosos e público jovem porque permite a troca de fotos, textos e vídeos em mensagens instantâneas que se autodestroem depois de visualizadas.

Como ir bem
Vídeos personalizados têm mais chance de chamar a atenção dos seguidores.
Evite
Postar conteúdo que você gostaria de manter porque no snap ele se apaga depois de visto.

Não tenho canal no Youtube, nem uso o snap. Agora vamos combinar uma coisa. Ficou em dúvida, quer dicas sobre alguma delas? Manda email, mensagem inbox, deixa comentário no post. O tema é tão, mas tão bom que vale mais conversa boa e dicas preciosas.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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