O que o Goji Berry tem? Mil e uma razões para investir nesta frutinha milenar

Queridinho quando o assunto é dieta, o Goji Berry caiu no gosto nacional. Apesar da fama milenar em seu país de Origem, a China, por aqui a novidade chegou apenas há alguns anos e, desde então, figura entre os itens mais conhecidos do cardápio fitness. Popularizada como superalimento, seria capaz de potencializar a saúde e promover o emagrecimento, razões para tamanho sucesso. Contudo, aqueles que lutam contra a balança sabem bem: é comum que de tempos em tempos surjam produtos com promessas milagrosas para conquistar a boa forma. Porém, essa fama nem sempre vem acompanhada de resultados comprovados. Seria o Goji Berry mais um produto do marketing ou um alimento funcional capaz de turbinar a dieta?

O que o Goji Berry tem?
Consumido há séculos nos países do Oriente, sobretudo na China, a fruta possui alto valor nutritivo e se destaca entre os vegetais quando se trata da concentração de vitaminas – de acordo com a nutricionista Sinara Menezes.

– Além de uma fonte riquíssima de proteínas, o Goji Berry é também uma das melhores fontes de vitamina C, superando muitas frutas conhecidas por este potencial. A fruta também é rica em sais minerais como magnésio, cálcio, ferro e selênio, além de possuir alto poder antioxidante.

goji-berry-moda-ou-aliadoGOJI BERRY: A concentração de vitamina C em 100 gramas é até 50 vezes maior do que a presente em uma única laranja

A fruta também é rica em de betacaroteno, mais do que a cenoura, ou seja, beneficia a saúde da pele. O suco desse berry é, inclusive, uma boa pedida para o verão, pois pode turbinar o bronzeado e a dieta – a frutinha é de alto valor proteico e rica em fibras.

Contudo, a substância que merece destaque é o beta-sitosterol: esse componente vegetal é conhecido pelo seu poder anti-inflamatório e de proteção ao coração. Sua ação seria capaz de regular os níveis de colesterol, reduzindo o tipo nocivo (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL).

saude-goji-berry-emagrece-55291COMBATE AOS RADICAIS LIVRES: Bagas como o Goji Berry são famosos pela alta concentração de flavonoides, substância vegetal que, além de conferir a cor avermelhada ao fruto, possui alto poder antioxidante.

Sua ação seria capaz de reduzir os danos causados pelos radicais livres – agentes que desestabilizam a estrutura das células e provocam diversos males à saúde. Justamente por isso, o consumo da fruta está associado ao combate ao envelhecimento precoce e a prevenção de diversas doenças.

E não para por aí: rica em luteína e zeaxantina, o Goji Berry teria grande poder protetor à visão pois estas substâncias são conhecidas por reduzir a degeneração ocular e, até mesmo, combater a cegueira causada por lesões na mácula. E para complementar a importância do seu consumo: esses compostos são essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo e precisam ser obtidos através da alimentação.

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Questão de peso: Goji emagrece?
Ainda que a fruta possua diversos adjetivos, a questão que mais desperta o interesse das pessoas é, sem dúvidas, seu possível efeito emagrecedor. Essa é, inclusive, uma das possíveis razões para tamanho sucesso: amplamente associado às dietas de perda de peso, o Goji Berry ganhou fama e entrou na lista de alimentos “milagrosos” na luta contra a balança. Porém, tamanha fama é justificável? Quais as verdades sobre o Goji Berry?

Em evidência, esse fruto se tornou alvo de diversos estudos científicos. Um deles, uma pesquisa norte-americana publicada no Journal of the American College of Nutrition (JACN) evidenciou seu potencial benéfico em dietas: a análise realizada em 2011 avaliou os efeitos da suplementação de Goji sob o peso: ao final de 14 dias de testes constatou-se que os participantes que ingeriram um suco à base do berry reduziram até 5,5 cm de cintura, diferente daqueles que não consumiram a bebida. Ainda que breve, o estudo revelou a influência do fruto sob o gasto calórico em repouso e após as refeições (período pós-prandial), sugerindo uma alteração no metabolismo daqueles que fizeram uso da suplementação.

A FRUTINHA IN NATURA: Consumido há séculos nos países do Oriente, sobretudo na China, a fruta possui alto valor nutritivo e se destaca entre os vegetais quando se trata da concentração de vitaminas

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes, devido a suas propriedades proteicas e seu baixo valor calórico, a fruta é ideal para dietas de perda de peso.

– O Goji é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera glicose no organismo de forma moderada, mantendo a energia estável, evitando os picos de açúcar no sangue e a fome abrupta. Além disso, por ser rica em fibras e proteínas, prolonga a sensação de saciedade e auxilia no controle da ingestão calórica – fatores essenciais para quem deseja emagrecer.

E essas não são as únicas características que merecem destaque quando o assunto é emagrecimento: o beta-sitosterol presente no Goji Berry também auxilia no controle do cortisol. Essa substância, também conhecida como hormônio do stress, tem grande impacto sob o peso pois está relacionado ao acúmulo de gordura localizada.

goji-berry-passasALIADA DA ESTÉTICA: A ação anti-inflamatória do Goji Berry auxilia no combate à celulite, reduzindo o processo inflamatório da pele e melhorando seu aspecto geral.

Diante disso é possível dizer que o Goji Berry emagrece?
Afirmar que fruta sozinha faz milagre é exagero, contudo, ela possui grandes diferenciais e pode acelerar o processo de emagrecimento desde que alguns cuidados sejam tomados:

– É essencial que seu consumo esteja associado a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Apesar de ser um alimento funcional cheio de benefícios à saúde, consumi-lo sem corrigir maus hábitos alimentares não irá surtir o efeito desejado. É preciso incluí-la corretamente na dieta – explica a nutricionista.

Potencializando a dieta
O fruto in natura ainda é escasso por aqui, contudo graças à sua popularidade, é cada vez mais comum encontrá-lo na versão desidratada ou em forma de suplemento.

– Consumi-lo na forma desidratada é uma ótima forma de enriquecer um cardápio fit: uma colher de sopa possui somente 40 Kcal, e um bom aporte de nutrientes. Para se ter uma ideia, 100 gramas de Goji concentram cerca de 30 gramas de vitamina C, um terço da dose diária recomendada para adultos – explica Sinara.

como-tomar-goji-berry-em-capsulas-para-emagrecer-1-640-427PRODUTO ENCAPSULADO: A versão em cápsulas também é uma alternativa; bastante popular, oferece os mesmos benefícios do consumo da frutinha de forma prática e, em alguns casos, mais acessível.

Contudo, é essencial que, independente da forma de consumo, sua inclusão seja feita de forma equilibrada, complementar à um cardápio balanceado e acompanhada por um nutricionista.

– O Goji deve ser coadjuvante da dieta e não alimento base. O ideal é incluí-lo na finalização de saladas, como opção de lanches intermediários, no iogurte natural ou no preparado de sucos funcionais, por exemplo. Dessa forma é possível diversificar a dieta e aumentar seu valor nutritivo – explica Sinara.

A estratégia é importante, inclusive, para tornar a dieta sustentável: por ser um fruto importado, o Goji ainda é considerado um alimento caro em comparação com outras frutas nacionais. Logo, alternar as formas de consumo e lançar mão de suplementos é uma forma de obter seus benefícios e mantê-la no cardápio a longo prazo.

– Duas colheres de sopa (cerca de 20 gramas do fruto desidratado) ou um copo de 200 ml de suco por dia já são o suficiente para alcançar os benefícios do fruto, sempre em conjunto com um cardápio balanceado. Esse equilíbrio é fundamental, inclusive, para manter o indivíduo motivado a seguir uma dieta. ” – enfatiza a nutricionista.

18_0SUCO É BOA OPÇÃO: Um dos grandes benefícios do consumo da frutinha para quem está num plano de emagrecimento é justamente sua capacidade em aumentar a disposição para encarar as mudanças alimentares necessárias

A fruta é fonte de vitamina B6, nutriente associado à produção de serotonina. Conhecido como hormônio do bem-estar, seu equilíbrio no organismo é fundamental para quem está em processo de reeducação alimentar.

– Em geral, quando este hormônio se encontra em baixa no organismo, sentimos um desejo maior por alimentos gordurosos e ricos em açúcar. Por outro lado, quando seus níveis se encontram estáveis, temos maior sensação de bem-estar e satisfação. Essa motivação extra é essencial para manter uma rotina mais saudável – explica a profissional.

Benefícios além da estética
Por fim, a fama de superalimento tem fundamento: a frutinha tem alta concentração de diversos nutrientes benéficos a saúde e a boa forma. Contudo, seus benefícios vão muito além da questão estética: esse berry potencializa as defesas do organismo, é uma fonte de energia qualificada, melhora o bom humor e ainda promove a sensação de bem-estar, entre outras coisas.

1444412375285MELHORA A VISÃO: uma das fontes mais ricas de carotenoides, o fruto protege a visão e pode prevenir problemas na mácula – parte da retina

Logo, o Goji é um alimento funcional capaz de:

  1. Melhora a resposta imunológica: rico em vitamina C, seu consumo é capaz de aumentar as células de defesa do organismo, fortalecendo o organismo e aumentando a resistência a doenças.
  2. Melhora a visão: uma das fontes mais ricas de carotenoides, o fruto protege a visão e pode prevenir problemas na mácula – parte da retina.
  3. Melhora a saúde da pele: rico em betacaroteno, o Goji é capaz de aumentar a proteção contra raios ultravioletas e ainda potencializar o bronzeado.
  4. Melhora a capacidade cognitiva: fonte de Ômega 3, a frutinha auxilia na síntese de hormônios e no funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a acuidade mental e a memória.
  5. Melhora o metabolismo: a presença de ácidos graxos acelera o metabolismo, favorecendo a queima calórica.
  6. Melhora a saúde cardiovascular: além de regular os níveis de colesterol, o consumo de Goji aumenta o aporte de vitamina B6, essencial para a degradação de uma substância chamada homocisteína – que, por sua vez, pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.
  7. Melhora o humor: da mesma forma, a vitamina B6 presente na fruta é essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. A redução do cortisol também é outra propriedade que conferiu ao Goji a alcunha de “fruta da felicidade”. Além disso, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fazem com que o berry também esteja associado a longevidade e qualidade de vida.

pregnant-1GRÁVIDAS DEVEM EVITAR: O Goji, em especial, não é recomendado para crianças, grávidas e lactantes em virtude da falta de estudos sob seus efeitos nestes grupos

Qualquer pessoa pode tomar?
Com tantos benefícios é comum que a suplementação de Goji Berry esteja em pauta, sobretudo se levarmos em conta que ainda é difícil encontrar o fruto in natura no Brasil. Contudo, é essencial esclarecer que a inclusão de qualquer suplemento na dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. O Goji, em especial, não é recomendado para crianças, grávidas e lactantes em virtude da falta de estudos sob seus efeitos nestes grupos.

Da mesma forma, pessoas que fazem uso de medicamentos devem ficar atentas pois a suplementação pode interferir na ação de alguns fármacos. Logo, ainda que em geral o berry proporcione diversos benefícios à saúde, o auxílio de um profissional é fundamental para desfrutar do que a há de melhor nesse alimento de maneira segura.

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

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  • Bakasana (Crow Pose; Pose do Corvo) é uma postura de equilíbrio em que nos erguemos acima de nossas limitações percebidas. Assim como um passarinho que tem todas as ferramentas para o vôo, mas duvida da sua força e habilidade, Bakasana muitas vezes pode trazer dúvidas e medos. Aos poucos, porém, nós respiramos e começamos a confiar em nós mesmos. Quando cultivamos a força interior central, não temos de confiar apenas em nossas experiências periféricas para nos guiar. Podemos aprender a confiar em nossa voz interior, nossa intuição, em vez de olhar apenas para o que está disponível externamente. Bakasana é uma postura de yoga projetada para aprimorar a voz interior. Quando a praticamos, somos guiados a confiar em nosso espaço de força interna para que os obstáculos - muitas vezes, o braço e a força do pulso - tornem-se secundários. Assim, podemos voar para dentro do que há de mais profundo em nós. 🧘🏻‍♀️✨🙏🏻 #diainternacionaldoyoga #yoga #yogaposes #yogalife
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  • Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ✍🏻Henfil. #camelia #fazendatapera