O smoothie que é vida

Estou em momento contagem regressiva. Se as moças do tempo não estiverem erradas, amanhã o verão volta ao normal, o aquecimento global volta ao normal, a Terra volta ao normal, Porto Alegre volta ao normal.

Mulher DoidissimaEU VOLTO AO NORMAL

A partir de amanhã, a temperatura cairá de 40 para 30 graus. É longe, bem longe do que eu considero ideal, mas, a contar do desespero das últimas semanas, estou achando os 30 graus uma perspectiva de sensação de inverno dinamarquês.

woman-ice-winter-snowOI, GURIAS!

O que salvou minha alimentação nos dois últimos dias foi meu super-hiper-mega power smoothie de batata doce. Minha adorada irmã Lulu e minha adorada amiga Silvia fizeram cara de nojo e me largaram um “eca” no Instagram tão logo postei a receita que mudou minha visão a respeito de smoothies em geral. Portanto, Silvia e Lulu, vocês estão proibidas de copiar a receita.

baby-kissBEIJINHO- BEIJINHO, TIAU-TIAU

Aprendi a receita do smoothie de batata doce com meu super coach de alimentação, Fernando Rebello. Ele que inventou. Antes de contar como cheguei ao meu lindo copo verde de pura saúde e energia, quero dizer que nunca fui muito de smoothies. Falo desses smoothies meio prontos que a gente compra por aí. Ao contrário de muita gente, não acho o cúmulo do saudável. Pelo contrário: acho uma bomba calórica e não troco uma refeição com legumes e verduras por um smoothie de frutas vermelhas, por exemplo.

smothieCOMIGO O SENHOR NÃO TEM VEZ

Dito isso, aprendi com o Fernando que a batata doce é um dos alimentos mais incríveis e nutritivos que existem. Vocês podem acreditar nisso? Fiquei de boca aberta. Jamais me ocorreria que a batata – e sobretudo a variedade doce – poderia significar vida. Pois significa. Fernando trouxe esse ensinamento da Índia e me ensinou a inserir a batata doce no meu dia a dia.

Começando com o… Smoothie de batata doce!
Olha!

foto (7)OOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!

bento clássicaELA QUE FEZ

mulher hãHÃ?

27 mad_man_yelling_and_screamingSÉRIO, MARIANA?

Ahhhhhhh!!TU QUE FEZ?

Sim, eu que fiz.

mulher chocadaWOW!!!!

palmas_uniao_adventista11CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP

palmas-1MARIANA, MARIANA!!

Obrigada, obrigada!
Eu que fiz, seguindo as orientações do Fernando, claro. Afinal de contas, o smoothie de batata doce é dele. Ficou incrível. E é muito, muuuito simples de fazer. Uma vez na frente de um liquidificador e com uma batata doce já cozida e resfriada (Rosa cozinhou pra mim na véspera), a ordem é a seguinte:

loqui* Suco de meio limão (espremi direto dentro do liquidificador)
* Água conforme a consistência que desejar
* Uva passa reidratada (esqueçam o “reidratada” agora. Outro dia explico)
* Linhaça hidratada (esqueçam o “hidratada” agora. Outro dia explico)
* Pedaço de gengibre (faz TODA a diferença)
* Canela em pó (faz MUITA diferença)
*Batata doce cozida e resfriada
* Broto de girassol ou couve ou folha verde escura (coloquei couve)
* Opcional mel ou agave para adoçar (não adocei)

foto (7)FICA ASSIM!

Obviamente, mandei via torpedo esse lindo copo para o Fernando ver. Ele ficou emocionado, mas me deu mais uma dica valiosa: bater, antes de tudo, a uva passa com a linhaça e um pouco de água. Ajuda a misturar melhor. Então, colocar o restante dos ingredientes naquela ordem que escrevi.

Então, alguém se habilita?

baby-kissLULU E SILVIA, VOCÊS ESTÃO FORA!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Mari!
    Pois quando comecei a ler o post, pensei: não credito! Leram meus pensamentos! Pois eu só tenho coragem atualmente de sair de casa porque dedico minha vida à contagem regressiva para a tal magnífica frente fria que vem pra nos salvar!
    E ai dela que não nos salve! Não respondo por mim! hahahah!
    bjo!

  2. Oi Mari!
    Adorei a receita! Vou tentar fazer o smoothie hoje à noite… Já estou tomando suco verde todo dia pela manhã em jejum, graças as tuas dicas aqui no blog. Adoro! Não perco nenhum post. :)

  3. Boa tarde Mariana!
    Eu ja sabia sobre a importancia da Batata Doce, principalmente para a saude e de quem pratica exercicio constantemente.
    Mas adorei este sucao que tu fez, vou fazer pois costumo fazer aqui em casa para mim e meus filhos, seguidamente como Batata Doce mas suco nunca havia feito.
    Vou fazer, pode ser que meus filhos tomem pois comer a batata eles nao gostam.
    Mariana, parabens e gostaria de receber se possivel tuas receitas pois estou com vontade de comecar a atuar nesta area.
    Parabens e abracos.
    Paulo Almeida – Novo Hamburgo

  4. Vai ser minha janta Mari!!! Estava pesquisando a internet atrás de uma janta para usar minha cesta orgânica (tô amando serviço de delivery de frutas/legumas/verduras orgânicas. Aqui em sp tem o A Boa Terra que faz esse serviço. Enfim). Mas tudo o que eu achava precisava ou de um fogão acesso e com esse calorão, não dá. Marido que me perdoe, hoje vamos jantar suco!!! Obrigada pela dica, linda!

  5. Mari,

    Que maravilha, ótima opção para trocar a janta e fugir do glúten!! Só uma perguntinha, se não for pedir muito, qual é a quantidade que tu colocas dos ingredientes???

    Amooo teu blog! Muito obrigada por dividir suas dicas conosco.
    Bjs

  6. Amei! Por sinal hoje recebi minha encomenda do saúde lá em casa e adorei. Viciei no iogurte de amêndoas com chia, tu chegou a provar? É uma invenção divinaa, thank god ou melhor thank you por nos apresentar essas dicas ótimas. Abs

  7. Aline, fui meio no olho. Até porque a receita não tem quantidades. Mas por exemplo: coloquei meia batata doce grande (até porque tinha comido a outra metade!!), uma colher de chá rasa de canela, uma colher de sopa de linhaça, o equivalente a uma moeda de R$ 1 de pedaço de gengibre (vai depender do teu gosto por gengibre), não coloquei uva passa porque não tinha em casa, coloquei uns 200ml de água, mas tu pode ir dosando conforme for vendo a consistência. Bjo. MK

  8. Hoje fiz o smoothie de batata doce, só esqueci da canela, gengibre, linhaça e uva passa, pois no momento havia terminado…..AMEI O SUCO, bem suculento e nos sacia de verdade!

    Agradeço as dicas…..obs. sou obesa, sofro com síndrome metabólica e restrições alimentares, como lactose,gluten,etc…)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.