O Wellness Coaching entrou na minha vida para nunca mais sair

Olá, boa tarde, como foram de feriado? Eu fui bem, obrigada. Pratiquei um autocontrole nunca antes visto na história de minha vida. Mentira! Já sobrevivi a outras épocas de autocontrole complicado, mas confesso que o autocontrole praticado nesta Páscoa foi puxado. Trancafiada dentro de casa em função da chuva que não deu trégua, no meio do mato, sem sinal de celular, acompanhada da família de meu respectivo marido – que não praticava nenhum autocontrole -, me vi cercada de chocolates, churrascos, galinhadas, bacalhaus, vinhos, vinhos e vinhos. Um tal de sentar à mesa, tomar café, sentar no sofá, conversar, sentar à mesa, almoçar, sentar no sofá, conversar, sentar à mesa, jantar, jogar General, sentar no sofá, dormir, acordar, sentar à mesa, tomar café, sentar no sofá, conversar, sentar à mesa, almoçar, sentar no sofá… Três dias assim! Sabem o que é isso?

hysteria23SABEM O QUE É ISSO?

Mas como eu havia prometido, não ganhei um grama a mais na minha silhueta mais enxuta. Como isso aconteceu? Não me perguntem… Nem eu sei bem explicar o autocontrole que submeti a mim mesma neste período. Posso dizer apenas que não furei a dieta, não queimei o meu liquidificador, pois me dei conta a tempo que a voltagem do meu destino era 220vv e acabei deixando meu querido liquidificador em casa, visualizei muito o mau humor que acometeria meu corpo caso não cumprisse minha meta e voltasse para casa com a calça novamente apertada e consegui cumprir meu objetivo de passar uma Páscoa de comilança sem fazer comilança.

hysteria23SABEM O QUE É ISSO?

Pois eu sei. Ou melhor, fiquei sabendo. Isso chama-se Wellness Coaching, já ouviram falar? Eu ouvi falar durante o feriado, enquanto lia as trocentas revistas que baixei no iPad e bebia os tais dois litros de água por dia. É o seguinte: o Wellness Coaching é exatamente o que eu venho fazendo sem me dar conta até então de que se trata de Wellness Coaching! Não é incrível?

bento1123QUE ÓTIMA EXPLICAÇÃO

O animal está azedinho porque chegamos agora há pouco de viagem e onde ele foi diretamente arremessado? Na pet shop para exterminar o fedor.

bento1123PISADA DAS MÉDIAS

O Wellness Coaching é um método que defende o emagrecimento saudável e possível. Surgiu como alternativa para quem não costuma se sair bem com regimes tradicionais e tornou-se a última moda neste universo de dietas.

James DevaneySOU TENDÊNCIA PURA, VAI DIZER?

bento1123ELA ACORDOU INSUPORTÁVEL HOJE

O Wellness Coaching nada tem a ver com falta de força de vontade. Não é isso. Ele é indicado para quem não está a fim de levar dietas restritivas, sabe? Porque, por trás da dificuldade em levar uma dieta restritiva adiante, está o complexo processo de recompensa e gratificação, associado ao consumo de determinados alimentos que são capazes de desencadear a produção de dopamina – substância ligada ao prazer. O que acontece, então? No meu caso, por exemplo: passo a semana numa maldita dieta restritiva, chega o fim de semana, acho que mereço isso ou aquilo – e tudo o que perdi volta de novo. E vivo nesse ciclo sem sair do lugar. Ou, melhor, vivia! É aí que o Wellness Coaching (seu eu saber que se chamava assim) entrou na minha vida.

Woman-prayingGRAÇAS A DEUS

manaGRAÇAS À CARINA

Woman-prayingGRAÇAS À CARINA

Muito mais do que emagrecer, o Wellness Coaching busca a ampliação da consciência, a ideia de que a pessoa perceba o que faz bem e o que a sabota para que, com o tempo, novos hábitos sejam incorporados ao dia a dia de maneira natural e factível, tendo o emagrecimento como consequência. É justamente isso que está acontecendo comigo. Na reportagem que li na revista Claudia, escreveu-se que o Wellness Coaching parece até terapia – e é verdade. Eu, pelo menos, vou toda a semana lá no consultório da Carina com o objetivo de (além de prestar contas e morrer de vergonha caso algum furo tenha acontecido…) um acompanhamento mesmo. Segundo a reportagem, “o objetivo desses encontros é buscar soluções para os problemas que impedem a adoção de novos hábitos, tornando as metas mais palpáveis”.

+MARI KALIL: Quando é impossível escolher apenas um chocolate e uma alpargata

“Se a pessoa entender que não consegue se livrar de doces, por exemplo (no meu caso, um pedaciiiinho de chocolate por dia), cabe ao coach encontrar saídas, como limitar a frequência do consumo (25 gramas, no meu caso) e sugerir determinada conduta em que seja possível comê-lo (substituir a porção de oleaginosas das 15h pelas marcas Chocolife ou Only4 ou Amma, no meu caso). A decisão final é do paciente (tem dias em que como as oleaginosas, em outros, as 25 gramas de chocolate com alto teor de cacau).

chocoOI, BONITÕES!

O conceito de Wellness Coaching veio para ficar e tem sido cada vez mais adotado por equipes multidisciplinares compostas por médicos, nutricionistas, psicólogos e personal trainers. É um alento a essas dietas radicais que colocam a comida como inimiga e criam sensação de culpa, sabe assim? Muitas vezes, as tais dietas restritivas levam à perda de massa magra e são insustentáveis a longo prazo.

bento1123TU NÃO VEM NOS BUSCAR?

Vocês estão prontos?

bento1123JÁ TE LIGARAM DUAS VEZES AQUI DA PET

manaTU NÃO ATENDE

bento1123ESTAMOS COM DAS FOMES

Estou indo… Eu queria falar sobre outros assuntos de outras leituras que fiz. Vocês podem esperar só mais um pouquinho?

manaQUANTO TEMPO?

Uns 10 minutinhos… Só pra eu falar de um livro que quero comprar hoje…

bento1123VOU FICAR DOS IRRITADOS DE FOME

closeup of cross-eyed woman with nostrils pinched shutQUE NOVIDADE

Rapidinho! Querem uma indicação de livro? Pois então eu deixo vocês me imitarem. Vou comprar para ontem o novo livro da Tati Bernardi, “Depois a Louca sou Eu”. Conhecem a Tati? A Tati é roteirista de cinema e tevê e colunista semanal da Folha de S.Paulo. Quem me apresentou a Tati há um tempo atrás foi o publicitário Beto Callage – se eu não faço essa referência a ele, ele me mata. (Beto me pergunta toda semana se eu li a Tati e diz que uma de suas missões no planeta Terra é me ensinar a me inspirar na Tati e me tornar uma pessoa e escritora melhor. Vejam os desaforos de amigos que eu sou obrigada a ouvir por essa vida afora….).

Olha!

loucaLOGO MAIS NA MINHA CABECEIRA

Tati Bernardi é beeeeem louquinha. Me divirto muito com as crônicas dela – assim como me divirto com os vídeos da Jout Jout (que, em breve, também lançará um livro que também vou comprar!). Neste livro especificamente, Tati fala escreve sobre ansiedade com um jeito muito escrachado e inteligente. Os assuntos variam de crises de pânico, a mania de organização, de remédios tarja-preta a mãos trêmulas e mau humor. Ela faz com brilhantismo aquilo que adoro, que é falar de coisas sérias, mas provocando gargalhadas, sabe assim?

Tem mais dois livros mais antigos da Tati que também quero ir atrás: “Tô com Vontade de uma Coisa que não sei o que é” e “A Mulher que não Prestava”.

bento1123TU PODE FALAR SOBRE ELES DEPOIS?

Tu pode esperar só mais 10 minutinhos?

bento1123NÃO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

4 Comentários
  1. Oi, Mari!!
    Tudo bem?
    Concordo com você que foi muito complicado o feriado de Páscoa. Mas, confesso que hoje me permito mais que há um ano atrás. Hoje, 30/03 faz um ano que adotei uma vida mais saudável, mudanças na alimentação e se foram 20 kgs. Estou muito feliz comigo, com meu corpo. A auto estima é muito importante para estar de bem com o universo e, hoje, estou. Tem uma matéria que você postou sobre café, sou jornalista, e como tal amo escrever tomando um café preto, porém, passo das três xícaras só no meu período de trabalho, preciso me controlar, mas percebi mudanças depois que tomei mais café durante o meu emagrecimento, além disso, tomo chá verde todos os dias, após o almoço e após a janta e também percebi muito no corpo, principalmente na gordura localizada (barriga), as mudanças. Emagrecer não é fácil, principalmente porque quem não está fazendo tenta te puxar para trás, não é mesmo? Convites e mais convites para jantas, almoços, pizzas. Bem no início da minha dieta eu recusei muitas “saídas”, para não recair. Hoje, como disse no início, me permito um pouco mais, não muito – só nos finais de semana e olhe lá, pois sei o que passei para chegar até aqui.
    Te adoro muito, estamos juntas.

  2. Tenho que ler o material do mestrado, mas quem disse que consigo desgrudar desta página? E anotando todas as coisas interessantes num bloquinho. Perdição!!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.