O xerife das batatas yacon

Passei muito mal de dores ocasionadas por estresse no finalzinho de 2013 e uma das resoluções que tomei para 2014 em diante é voltar a manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo mesmo diante das maiores das adversidades. Estamos no décimo quinto dia do novo ano e me mantive firme no meu propósito até agora.

Palmas para a Mariana!

palmas-1CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!

Agora me perdi. Não sei por que eu comecei a falar sobre isso.

woman-questionPERDA DE MEMÓRIA É ESTRESSE, MARIANA!

bento barriga pra cimaCALA A BOCA, SUA INVASORA DE BLOG

Bento está se sentindo o xerife do blog e da casa desde ontem. Tivemos uma conversa séria sobre o fato de ele passar o dia inteiro de pelotas sem ter nem a capacidade de cuidar da bagunça que os passarinhos fazem na varanda todos os dias. Explico: passarinhos escolheram um dos nossos três podocarpos para construirem um ninho. Particularmente, me sinto privilegiada pelo fato de que tenham escolhido nossa casa para viver. Passam o dia num piu piu piu só. O problema é a zona que fazem na floreira dos temperos. Atiram terra para tudo quanto é lado. E todos os dias a Mariana chega em casa, tem que pegar uma vassoura e varrer a varanda.

closeup of cross-eyed woman with nostrils pinched shutADORO

Foi então que chamei o Bento. Disse a ele que tudo bem, que eu já tinha entendido que ele veio ao mundo a passeio, que não trabalha e nunca trabalhará na vida, que gosta de passar a tarde de pelotas. Mas não custa chegar ali na varanda antes da sesta interminável e lembrar os passarinhos que eu e o Chico trabalhamos o dia inteiro, chegamos em casa cansados e não gostaríamos de ficar varrendo a varanda todas as noites e depois todas as manhãs.

bento barriga pra cimaELES NÃO MEU OUVEM

Bento veio com essa desculpa de que os passarinhos só piam e não ouvem.

bento barriga pra cimaNÃO É DESCULPA

Então ficamos nessa de “é desculpa, não é desculpa, é desculpa, não é desculpa” até que ele entendeu que não custa nada apenas pedir, virar as costas e voltar para a posição pelotas. Disse a ele que se fizesse apenas isso, seria intitulado o xerife da casa, já que o animal adora um título. Ele topou, claro.

bento barriga pra cimaSOU O NOVO XERIFE DA QUINTINO

Como o ego do animal não cabe dentro do animal, não bastasse ele falar e nenhum passarinho ouvir, ele não se sente agora apenas o xerife do blog e da casa. Ele sente-se o xerife da rua inteira.

bento barriga pra cimaPRECISO DE UM DISTINTIVO

Mulher com vergonhaEU MEREÇO

Por falar em eu mereço, já que esqueci mesmo o que ia contar quando toda essa história começou, venho por meio desta compartilhar uma notícia que recebi da Vera Dalla Vechia por mensagem na página do blog no FB.
Olha!

“Batata yacon é boa para intestino, colesterol e glicose”, diz nutricionista.

batatas-tipo-yaconMUITO PRAZER SOU A BATATA YACON!

Eu nunca tinha ouvido falar na tal da batata yacon. Fiquei bem impressionada.
Olha a notícia!

O vegetal é originário dos vales andinos, e na linguagem indígena significa água. “O maior benefício deste vegetal é que os carboidratos dele são principalmente à base de FOS – que significa frutooligossacarídeo. Os FOS são conhecidos como prebióticos, que servem como alimento para as nossas boas bactérias intestinais”, diz a nutricionista Karin Honorato. Segundo Karin, o yacon é rico em antioxidantes – principalmente o ácido clorogênico e o cafeico – e possui ainda nutrientes como o cálcio e o potássio. O vegetal pode ser consumido cru (em saladas, em preparos e até como sobremesa), pode também ser adicionado a sucos e vitaminas.

***

Existe ainda a farinha de yacon, usada barra fazer bolos, biscoitos e bebidas. A nutricionista diz que o consumo pode ser diário: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. Ela indica o alimento para adultos e crianças. Conhecido também como batata do diabético, o yacon tem propriedades que podem aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar o quadro de glicose, de acordo com Karin. “Principalmente a glicose que é medida após as refeições”, finaliza.

bento barriga pra cimaELA ESTÁ MANÍACA POR BATATAS

Eu não estou maníaca por batatas. Eu apenas acredito na funcionalidade dos alimentos para a saúde e gosto de assuntos desse tipo. E vou sair, sim, atrás de batatas yacon para fazer em casa.

bento barriga pra cimaEU PROÍBO

Hein?!

bento barriga pra cimaSOU O XERIFE DA CASA, DO BLOG E DA QUINTINO

 

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Mariana!
    Meu pai é diabético tipo 2 e consome batata yacon há anos!
    Vou ser honesta: ele diz q ajuda, mesmo, é no combate ao colesterol LDL (o ruim) e q a glicose diminui pouco; mas talvez seja pq ele come só um pedacinho por dia. Vou alertá-lo sobre a quantidade q a nutricionista sugere. Adorei saber q existe farinha dela!
    E te digo mais: ela é docinha, lembra o sabor da maçã e é croc croc!
    Acho q tem altas chances de entrar no teu cardápio…
    Vai fundo, Mari!

  2. Tem no mercado publico e já vi em alguns dos Zaffaris/Bourbons.
    Eu acho ela bem parecida com uma pera, é uma batata aguada . Não é ruim, mas nada que eu ache ótimo. Já tentei mas não consgui colocar ela no cardápio.

  3. Mariana!
    A-do-ro teu blog!
    Há tempos venho acompanhando e considero super teu jeito de falar sobre a vida. Quanto à batata yacon, acho que tu vais adorar, ela é “refrescante” em saladas, deliciosa para comer pura, como um lanchinho e fica muito boa em sucos… um espetáculo!! Abração!!!

  4. Tu pareces ser uma guria com a saúde muito fraca. Estás sempre se queixando de algo. Acho que o que tu precisas é de uma mudança de ares, ou teres um filho, ou mudares de médicos, ou fazeres terapia psicológica, ou ires fazer uma temporada de voluntariado nalgum hospital para o tratamento de câncer. Quando meu marido de 40 anos de convívio maravilhoso morreu, eu pensei ter o mundo acabado para mim. Fiquei muito hipocondríaca, como tu és, e vivia criando uma doença da qual me lamentar. Meu terapeuta aconselhou-me fazer um voluntariado. Segui seu conselho e fiquei com vergonha de me amparar em doenças fictícias depois de presenciar o sofrimento humano verdadeiro.

  5. Olha só, talvez, TALVEZ, essa coisa de xerife tenha subido na cabeça de alguém, sabe? Mas vou omitir nomes para não ser desagradável :) Adoro o blog. Não entendo porque gente que não gosta lê e comenta… vai saber.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.