Oito dicas para criar uma marca pessoal forte e fazer a diferença entre a multidão

Este post é inspirado em dezenas de amigos e conhecidos que partiram de cabeça para o caminho do negócio próprio, seja ele inicialmente informal ou como microempreendedores individuais, os MEIs. Diferenciar-se com sua marca pessoal da concorrência depende de planejamento e propósito. Estas dicas irão te ajudar a entender como posicionar-se.

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1. Qual é o seu talento?
Sempre tem alguma coisa que se faz que as pessoas elogiam. De brigadeiros que todo mundo gosta a bolos caseiros maravilhosos ou bichinhos de crochê que encantam a criançada. Todo mundo tem um talento. Se você sabe qual é o seu e decidiu fazer dele o seu negócio, vá em frente.

2. Foco, nicho
Conheço uma moça que faz acessórios para bebês. Não são vários acessórios, são laços feitos à mão com materiais que não apertam a cabecinha das meninas recém-nascidas e de até um aninho de idade. Ou seja, acessórios=>meninas=>laços=>de 0 a 1 ano. Percebe que aqui há um nicho de mercado muito específico? Este é um dos aspectos que torna a marca única: o foco.

3. Evite trocar produto por dinheiro. Venda a experiência
O consumidor quer mais do que comprar. Ele compra o conceito do produto que investiu. Ao comprar uma camiseta de uma marca especializada em motorcycle wear, ele compra (e expõe) o lifestyle do universo das motos. Se esta empresa tiver um propósito (uso de materiais recicláveis, por exemplo) a marca cresce, vira um conceito. O produto é mais do que a camiseta, ele carrega a história da marca e assina o seu propósito.

704b9ad6a6d84fbb9b2292428bdafb2dPLANEJE AS METAS: ESTABELEÇA PRAZOS E REVISE-OS UMA VEZ POR SEMANA

4. Faça melhor
Se você planeja lançar um produto que já existe, tente fazer melhor. Analise o mercado, pesquise as reclamações e os elogios de produtos que já existem e monte um plano para a sua ideia a partir daí. Faça pesquisas, não tenha pressa em lançar se for para surpreender. Seu diferencial está na melhoria, na diferença.

5. Excelência é fazer do simples, extraordinário
Capriche nos detalhes. Se for para fazer mais do mesmo, pense melhor se vale a pena lançar algo que não vai mudar o que já existe.

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6. Planilha de metas
Faça a sua planilha de metas com planos a curto, médio e longo prazo. Estabeleça prazos, planeje quanto quer ganhar, quanto vai gastar, quais os pontos fortes e fracos da sua marca. Revise sempre esta planilha, pelo menos uma vez por semana e siga o planejamento. Compita consigo mesmo.

7. Identidade visual
Cuide da identidade visual da sua marca e seja coerente. Siga um padrão estético em suas ações, inclusive no modo de comunicar-se nas redes sociais.

8. Exista no digital
Seja encontrado na internet. Se a sua empresa ainda não tem recursos para fazer um site adequado ao tamanho que ela tem, crie uma página no Facebook. Poste seu conteúdo, venda seus conceitos, ideias, imagens, produtos. Responda ao seu público, interaja!

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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