O arroz tem mais benefícios do que sonha nossa vã filosofia

Sou fã incondicional de arroz e nunca escondi minha paixão de ninguém – declarada em inúmeros textos. Leio e repito tudo que diz respeito a arroz, devoro qualquer tipo de arroz puro a colheradas. Se tiver um azeite de oliva extra virgem, então, está feito meu prato gourmet!

O pobre do arroz carrega o fardo de ser um carboidrato inimigo dessas dietas que vivem inventando de secar barriga. Pobre do arroz. Sou solidária à ele. O arroz teve sua redenção quando estourou essa febre das tais dietas sem glúten, já que (sorte dele!) não contém a substância. Sei que arroz engorda, mas é o tipo de caloria que não pretendo abolir da vida. Uma xícara de arroz tem cerca de 240 calorias. Não é pouca coisa, mas quer saber?

arroz-gif TÔ NEM AÍ

bento1122DEPOIS RECLAMA QUE A CALÇA NÃO FECHA

Em Encontro e Exposição Anual da Sociedade Americana de Química, cientistas anunciaram um novo e simples modo de cozimento que pode reduzir o número de calorias do arroz entre 50% e 60%. Eis a explicação: o arroz possui dois tipos de amido – o digestível, absorvido pelo organismo, e o resistente, que não conseguimos digerir. Como o amido resistente não é quebrado em açúcar e absorvido pela corrente sanguínea, cientistas da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka buscaram formas de transformar o amido digestível em resistente, de modo a diminuir a quantidade de calorias do arroz.

woman-happy-gifNÃO É INCRÍVEL?

Os pesquisadores desenvolveram um método de preparo que consiste em depositar 1 colher de chá de óleo de coco à agua em ebulição e, somente em seguida, adicionar o arroz. Quando o grão cozinhar, ele deve ser refrigerado por 12 horas. Esclarece Sudhair A. James, cientista líder do estudo:

– O resfriamento é essencial para transformar o amido digestível em resistente, e o ato de reaquecer o arroz não afeta os níveis de amido resistente.

O que ainda não está claro: quais são as variedades do grão mais adequadas para este processo de redução de calorias (espero que o integral e o negro, meus preferidos!). Outra pesquisa que a equipe do senhor James fará é buscar saber quais óleos, além do de coco, ajudam a transformar o amido.

a-seguir-cenas-do-proximo-capitulonovela1

Enquanto esta informação não vem, comento sobre uma outra pesquisa sobre meu amado arroz. Feita pelo Baylor College of Medicine, um centro de estudos do Texas, o estudo comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente (branco ou integral) tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio. Além disso, esses grãos ajudam a equilibrar a pressão arterial, os níveis de colesterol e contribuem para a prevenção do diabetes.

mm-gifO ARROZ TEM A FORÇA

Além dos minerais, o cereal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. As pesquisas indicam que a melhor maneira de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico. Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne, sabia?

+RECEITAS: Arroz de couve-flor? Não é que existe, é delicioso e facílimo de preparar?

Como as pessoas vivem contando calorias, vale falar que o valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 cal/100g. O que mudam são os benefícios de acordo com a variedade. E como esta é também uma coluna de utilidade pública, vamos às variedades mais comuns por aqui e suas principais características.

arroz-integralINTEGRAL
É fonte de fibras, minerais e óleos essenciais. Estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo

arroz-vermelho-para-emagrecer-rapido-160933992VERMELHO
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração

arroz_brancoBRANCO
Contém basicamente carboidrato e sua função principal é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas o menos nutritivo, pois as vitaminas e sais minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento. Fica a dica, hein?

Arroz-SelvagemSELVAGEM
Apesar de ser conhecido como arroz, ele é, na verdade, um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura, o que o torna ótimo aliado para dietas.

arroz-negroNEGRO
Pra mim, a maior surpresa: rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. E olha isso: tem quase o TRIPLO do valor de proteínas e o DOBRO de fibras em relação ao integral.

bento1122JÁ VI QUE SÓ VAI TER ARROZ NEGRO AQUI EM CASA AGORA

baby-kiss3NADA COMO 17 ANOS DE CONVIVÊNCIA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários
  1. Muito bom. Importante também o indice glicêmico – sendo que o arroz integral tem mais baixo (Harvard: White rice has a GI rating of about 65, and brown rice has a lower rating of 55, according to the Harvard Medical School.)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.
  • Meu maior e mais soberano amor. ❤️
  • Juntos somos mais fortes. 💪🏻❤️🙏🏻
  • “Minha amiga Mariana Kalil está com câncer. Não é novidade, ela conta tudo a respeito nas redes sociais, e com pormenores, mas eu a acompanho mais de perto, nós conversamos sempre, estamos em permanente contato. Por dois motivos: por gostar muito da Mariana e para tentar ajudá-la com minha experiência no assunto. Mariana, agora, felizmente superou uma das etapas mais dolorosas desse processo de enfrentamento do chamado “imperador de todos os males”. É a fase das más surpresas, quando você recebe uma notícia tão ruim, que parece inverossímil. O homem é o único animal que sente medo do futuro desconhecido, algo terrível. Mas, ante o perigo real, ante o presente concretamente ameaçador, a mente protege o ser humano lançando-o para fora de si mesmo. É como se a dor não fosse dele.” Linda coluna, @david.coimbra2018 . 
Que nossa experiência sirva sempre pra ajudar mais e mais pessoas a compreender nossa complexidade, mas também toda a nossa força, coragem e determinação de ir em frente. Obrigada, amigo querido. ❤️🙏🏻
  • Ouviram, queridas Alices?! ❤️