O arroz tem mais benefícios do que sonha nossa vã filosofia

Sou fã incondicional de arroz e nunca escondi minha paixão de ninguém – declarada em inúmeros textos. Leio e repito tudo que diz respeito a arroz, devoro qualquer tipo de arroz puro a colheradas. Se tiver um azeite de oliva extra virgem, então, está feito meu prato gourmet!

O pobre do arroz carrega o fardo de ser um carboidrato inimigo dessas dietas que vivem inventando de secar barriga. Pobre do arroz. Sou solidária à ele. O arroz teve sua redenção quando estourou essa febre das tais dietas sem glúten, já que (sorte dele!) não contém a substância. Sei que arroz engorda, mas é o tipo de caloria que não pretendo abolir da vida. Uma xícara de arroz tem cerca de 240 calorias. Não é pouca coisa, mas quer saber?

arroz-gif TÔ NEM AÍ

bento1122DEPOIS RECLAMA QUE A CALÇA NÃO FECHA

Em Encontro e Exposição Anual da Sociedade Americana de Química, cientistas anunciaram um novo e simples modo de cozimento que pode reduzir o número de calorias do arroz entre 50% e 60%. Eis a explicação: o arroz possui dois tipos de amido – o digestível, absorvido pelo organismo, e o resistente, que não conseguimos digerir. Como o amido resistente não é quebrado em açúcar e absorvido pela corrente sanguínea, cientistas da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka buscaram formas de transformar o amido digestível em resistente, de modo a diminuir a quantidade de calorias do arroz.

woman-happy-gifNÃO É INCRÍVEL?

Os pesquisadores desenvolveram um método de preparo que consiste em depositar 1 colher de chá de óleo de coco à agua em ebulição e, somente em seguida, adicionar o arroz. Quando o grão cozinhar, ele deve ser refrigerado por 12 horas. Esclarece Sudhair A. James, cientista líder do estudo:

– O resfriamento é essencial para transformar o amido digestível em resistente, e o ato de reaquecer o arroz não afeta os níveis de amido resistente.

O que ainda não está claro: quais são as variedades do grão mais adequadas para este processo de redução de calorias (espero que o integral e o negro, meus preferidos!). Outra pesquisa que a equipe do senhor James fará é buscar saber quais óleos, além do de coco, ajudam a transformar o amido.

a-seguir-cenas-do-proximo-capitulonovela1

Enquanto esta informação não vem, comento sobre uma outra pesquisa sobre meu amado arroz. Feita pelo Baylor College of Medicine, um centro de estudos do Texas, o estudo comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente (branco ou integral) tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio. Além disso, esses grãos ajudam a equilibrar a pressão arterial, os níveis de colesterol e contribuem para a prevenção do diabetes.

mm-gifO ARROZ TEM A FORÇA

Além dos minerais, o cereal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. As pesquisas indicam que a melhor maneira de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico. Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne, sabia?

+RECEITAS: Arroz de couve-flor? Não é que existe, é delicioso e facílimo de preparar?

Como as pessoas vivem contando calorias, vale falar que o valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 cal/100g. O que mudam são os benefícios de acordo com a variedade. E como esta é também uma coluna de utilidade pública, vamos às variedades mais comuns por aqui e suas principais características.

arroz-integralINTEGRAL
É fonte de fibras, minerais e óleos essenciais. Estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo

arroz-vermelho-para-emagrecer-rapido-160933992VERMELHO
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração

arroz_brancoBRANCO
Contém basicamente carboidrato e sua função principal é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas o menos nutritivo, pois as vitaminas e sais minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento. Fica a dica, hein?

Arroz-SelvagemSELVAGEM
Apesar de ser conhecido como arroz, ele é, na verdade, um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura, o que o torna ótimo aliado para dietas.

arroz-negroNEGRO
Pra mim, a maior surpresa: rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. E olha isso: tem quase o TRIPLO do valor de proteínas e o DOBRO de fibras em relação ao integral.

bento1122JÁ VI QUE SÓ VAI TER ARROZ NEGRO AQUI EM CASA AGORA

baby-kiss3NADA COMO 17 ANOS DE CONVIVÊNCIA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários
  1. Muito bom. Importante também o indice glicêmico – sendo que o arroz integral tem mais baixo (Harvard: White rice has a GI rating of about 65, and brown rice has a lower rating of 55, according to the Harvard Medical School.)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻