Os 9 ingredientes anti-idade que o seu hidratante facial precisa ter para ser eficaz

Coreanas e japoneses, famosas pela pele de porcelana, jamais se deixam levar por jogadas de marketing da indústria da beleza. O que elas costumam fazer? Leem os rótulos dos produtos à exaustão.

– Na hora de decidir pela compra de um produto, a primeira coisa que fazem é ler sua composição para saber quais são os ingredientes presentes. Não adianta a publicidade afirmar que determinado creme rejuvenesce. Elas sempre querem saber de que forma – explica Clara Kwon, responsável do departamento de Marketing Internacional da suíça Suiskin, em uma reportagem publicada no jornal inglês The Guardian.

O motivo é simples e um tanto óbvio: nem todas as peles são iguais e envelhecem da mesma forma. Há quem dispense mais cuidado aos pés de galinha ao redor dos olhos; há quem prefira cuidar mais das ruguinhas na testa… Enfim, cada mulher conhece onde aperta mais o seu calo, como se diz por aí.

A boa notícia nisso tudo é que existe um princípio ativo para resolver cada problema. A má notícia é que a indústria ainda não inventou (e talvez jamais consiga) um creme mágico capaz de cumprir todas as funções em um produto apenas que uma pele saudável e bonita necessita. É por isso que vivemos às voltas com creminhos para isso, creminhos para aquilo.

productsARSENAL DE CREMES: CADA MARCA CRIA SUA LINHA COMPLETA PARA TRATAR DIFERENTES PROBLEMAS DE PELE

Confira quais são os nove principais ingredientes (e suas respectivas finalidades) que você deve buscar nos rótulos das embalagens antes de adquirir um novo produto.

1 – Proteção solar alta
O principal ingrediente de todos. De nada adianta cuidar da pele se você não a protege contra os raios solares, que são responsáveis por 80% do envelhecimento cutâneo. O ideal é que o FPS contra os raios UVB fique entre 30 e 50.

2 – Vitaminas C e E
A radiação solar é terreno fértil para a proliferação de radicais livres, perversos agentes que adoram oxidar as fibras de colágeno e elastina da pele. As vitaminas C e E têm alto poder antioxidante. A vitamina C, especialmente, acelera a produção de colágeno e ajuda a clarear as manchas. Atenção, porém: para que faça efeito a nível tópico, a vitamina C deve estar a uma concentração mínima de 8%. Outra questão envolvendo a vitamina C é que é muito instável e oxida com facilidade. Exige embalagens escuras e preferencialmente em gotas. Preste atenção na data de validade. Não deixe passar de três meses após começar a usar.

+BELEZA: Valor da vitamina C para a pele é tema de estreia do Mari Kalil entrevista

3 – Resveratrol
Outro antioxidante fundamental. Este polifenol, presente em todas as uvas, proporciona a formação de nossas próprias enzimas antioxidantes.

4 – Coenzima Q10
A epiderme produz de forma natural este antioxidante. Porém, devido à exposição solar e a partir dos 25/30 anos convém dar uma forcinha com um creme que contenha este ingrediente. Em termos de valor, é mais acessível que outros antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo, que costuma ser mais cara.

5 – Niacinamida
Com o tempo e passados muitos verões na praia, é muito provável que os melanócitos comecem a dar sinais de fraqueza e as manchas na pele comecem a aparecer. A Niacinamida, ou vitamina B3, inibe a ação da enzima necessária para a síntese da melanina. Se ela não metaboliza, não há manchas. Esta vitamina também estimula a renovação celular epidérmica.

mulher-passando-cremeCUIDADO DOBRADO A PARTIR DOS 30: É QUANDO A PELE PASSA A PEDIR MAIS AJUDA EXTERNA

6 – Hidroxiácidos
A partir dos 30 anos, a produção de colágeno passa a ficar mais lenta. A solução são os hidroxiácidos, capazes de afrouxar as ligações iônicas da superfície da pele, facilitando, assim, que as células mortas sejam retiradas sem precisar esfregar demais a região. É preciso prestar atenção, no entanto, se sua pele é do time alfa ou beta. Explica-se: os beta hidroxiácidos (como o ácido salicílico) são perfeitos para peles oleosas ou acneicas. Os alfa hidroxiácidos (mais conhecidos pelas sigla AHAs, ou pelo nome próprio ácido azelaico, ácido glicólico, ácido láctico…) têm uma ação esfoliante mais intensa, mas podem provocar irritação e sensibilidade à luz do sol.

7 – Retinol
Um dos ingredientes básicos que precisamos ter sempre na nécessaire e que serve para tudo: suavizar as rugas, diminuir as manchas, afinar os poros e estimular a regeneração celular.

+BELEZA: Cacti-Nea, a drenagem linfática em cápsulas. Parece milagre, mas existe!

8 – Lípidos
Com a idade, sobretudo a partir dos 30 anos, a pele produz menos lipídios, o que a deixa mais vulnerável a agentes externos. Basta observar no dia a dia. No inverno, você percebe que a pele resseca com mais facilidade? A resposta não está na falta de água, mas no fato de que, com o passar do tempo, passamos a perder aquela barreira que controlava com mais eficácia a perda de umidade da pele. Para isso, quando for adquirir um produto, preste atenção nos ingredientes ceramidas, ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9) e colesterol (que nada tem a ver com o do sangue). Este ingrediente ajuda a estabilizar a pele diante das trocas de temperatura.

9 – Ácido hialurônico
Queridinho dos dermatologistas pelo incrível poder hidratante. As moléculas deste ácido têm capacidade de introduzir-se na pele, capturar água e inchar – o que provoca aquele aspecto de ruguinhas preenchidas magicamente. Além disso, estimula a produção de colágeno, cicatrização e renovação celular.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

3 Comentários
    1. Oi, Patricia. Não existe um único produto com todos esses ingredientes, como está dito no post. Mas, você sabendo quais são as suas prioridades, pode ser qual ingrediente mais necessita e buscar por ele em diversos produtos do mercado. Um beijo. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.