MARI KALIL: Por que gosto de dormir do lado esquerdo e por que é mais saudável assim

Não sou assim tão louca de acreditar em todas as pesquisas e teorias apresentadas diariamente. Mas confesso que elas me intrigam, divertem, despertam minha curiosidade, fazem refletir – e muitas eu até testo para ver se realmente fazem efeito ou têm sentido. Uma delas que li fala sobre o lado certo de dormir. Diz que a posição que a gente dorme pode trazer grandes benefícios para o corpo. Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

mulher comemoraEU DURMO VIRADA PARA O LADO ESQUERDO!!

bento1DEPOIS DIZ QUE NÃO ACREDITA EM TUDO QUE LÊ

Tenho o hábito de dormir em duas posições: virada para o lado esquerdo e de barriga para cima. Por que não durmo virada para o lado direito? Não sei, simplesmente não me encaixo. Por que não durmo de barriga para baixo? Porque desde que um médico acupunturista que eu entrevistava em São Paulo pegou um corpo humano de borracha, colocou na minha frente de barriga para baixo em cima da mesa e torceu a cabeça dele para o lado me mostrando o que acontecia com o pescoço de quem tinha o hábito de dormir de barriga para baixo, nunca mais na vida repeti a posição. O estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology relacionou cinco benefícios por dormir virado para o lado esquerdo.

woman-question21QUAIS SÃO ELES, MARIANA?

1) Promove a drenagem linfática adequada.
O que significa: facilita o transporte da linfa, que carrega elementos importantes, como proteínas , glicose e metabólitos – que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e conduzidos para o lado esquerdo. Além disso, ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao corpo. Muuuuito interessante!

2) Contribui para a digestão.
Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Se você, querida amiga, for uma pessoa afortunada que tem direito a uma sesta após o almoço, já sabe para que lado virar. Essa técnica evita até dores no estômago e cansaço ao levantar. E também evita o refluxo, segundo a Ayurveda, que concorda com a tese dos holandeses sobre os benefícios de deitar do lado esquerdo.

Olha!

digestao-tecnicaFAZ OU NÃO FAZ SENTIDO?

3) Cuida da saúde do coração.
A maior parte do coração está localizada no lado esquerdo do corpo. Por isso, quando dormimos virados para esse lado, facilitamos suas batidas. Papai, opine, por favor!

4) Protege o sistema imunológico.
Está escrito no estudo: “O baço é essencial tanto para digestão, quanto para o sistema imunitário e, como sabemos, também fica do lado esquerdo do corpo. Se nós favorecermos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos”.

5) Alivia dores na gravidez.
Encontrar uma posição confortável para dormir com o barrigão não é nada fácil. Porém… Dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta. Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços. Obviamente, a pobre gestante não aguenta passar a noite inteira virada para o mesmo lado, portanto, avisam os estudiosos, não há problema algum em mudar para o lado direito quando se sentir cansada.

olivia10BENTO DISSE QUE TUDO ISSO É UMA GRANDE BOBAGEM

O Bento é engraçado. Quando eu conto alguma história, ele vem aqui e diz que esse blog é um desserviço para a humanidade. Quando eu resolvo mostrar uma pesquisa que faz sentido, resolve dizer que tudo é uma grande bobagem. Vai ver que certo mesmo é dormir como ele, de pelotas.

bento-de-pelotas4ÓBVIO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Então, em um belo dia do ano passado, recebi uma ligação da direção de @revistadonna @gauchazh comunicando que minha coluna não se encaixava mais no perfil editorial da empresa. Pois o tempo sempre vai mostrando suas razões. Quanto orgulho de não me encaixar na filosofia de um veículo que cede espaço à defesa do extermínio de animais inocentes.
  • Quando você fica sabendo que mãe e filha se divertem às suas custas - ainda que rindo da desgraça alheia🤣🤣🤣 Obrigada pela companhia @llillinee e @helena.e.silva.7 ♥️
  • Em um universo digital cada vez mais galopante, grandes empresas começam a entender que a comunicação de qualidade está nas mãos dos influenciadores. Obrigada por me incluir nesta turma @tramontinaoficial. Foi um privilégio estar com todos vocês! #visitatramontina #tfactorystore #serragaucha
  • Encontrei meu vagão na Maria Fumaça. Grata pelo toque @adrianafranciosi 🤣 #firstclass #sóquenão #viagemdetrem #visitatramontina #tfactorystore
  • Convido a todos vocês a acessar o site historiasquemarcam.com.br. Uma  bela homenagem do @simers_rs aos médicos neste 18 de outubro. Porque a vida deles, e eu tenho esse lindo exemplo em casa, merece ser sempre lembrada e reverenciada. Parabéns, meu pai querido e a todos teus colegas ♥️ #18deoutubro #diadomédico #historiasquemarcam
  • A felicidade de ver o filho esgotado na Feira do Livro de Porto Alegre depois de quatro horas de autógrafos uma semana depois de outra sessão de mais quatro horas de autógrafos na Saraiva; a surpresa de receber a notícia da presença dele na lista dos mais vendidos do país são aquelas afetuosas lembranças que ficam pra sempre. O #tbt de hoje é pra ti, meu amado VidaPeregrina - e a todos que dedicaram seu tempo para ler minha história. ♥️ Porto Alegre, outubro de 2013.