Alongamento é vida! Exercícios simples que podem ser feitos em qualquer lugar

Alongamento é vida. Alongar os músculos não é importante só para quem pratica atividades físicas. Pode e deve ser feito ao longo do dia ou com frequência, de acordo com Thiago Fernandes, preparador físico e diretor da Limiar2.

– Com o alongamento, a pessoa ativa as células corporais, que tornam-se inativas quando ficamos muitas horas parados. Além disso, a atividade melhora a circulação sanguínea, reorganiza as fibras musculares, aumenta a oxigenação dos músculos, reduz tensão e chances de estiramentos, além de desconforto muscular – explica.

Alongamento-01UM HÁBITO DE VIDA MARAVILHOSO PARA COMEÇAR EM QUALQUER IDADE

Thiago ressalta ainda que a principal função do alongamento é aumentar a amplitude dos movimentos corporais. Portanto, ao acordar, no chuveiro, no trânsito, no trabalho, após uma longa viagem ou até mesmo sentado em frente a TV ou computador, deve-se levantar e realizar movimentos que proporcione o relaxamento dos músculos.

– O alongamento é válido para todos, mas principalmente para quem não faz exercícios físicos com frequência – destaca.

MARI KALIL: Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Thiago elaborou dicas de alongamento que podem ser realizadas em casa ou no trabalho. Assim, a partir de agora, não há desculpa para não praticar, entendido? E será possível manter o corpo relaxado,  redobrando a disposição.

– Experimente e você poderá entender a importância do alongamento fora da rotina de exercícios – convida ele.

saiba_os_benefcios_do_alongamento___SiteDICA 1 – FOCO NOS COTOVELOS

Segure os cotovelos por 20 a 30 segundos. Faça sempre nos dois lados e na mesma contagem de tempo. Para todos os movimentos repita esse processo 2 a 3 vezes. Conforme vai ficando fácil, aumente o tempo para 30 a 40 segundos.

alonDICA 2 – BRAÇOS ESTICADOS

Mantenha os braços esticados e segure na altura do cotovelo. Repita sempre para os dois lados e na mesma contagem de tempo. Repita o processo de 2 a 3 vezes.

comp-289717-headtilt-hilmar_hilmarDICA 3 – O PESO DA MÃO ALONGA O PESCOÇO

Segure levemente a cabeça, mantendo os ombros o mais alinhado possível. Deixe apenas o peso da mão exercer a força necessária. Todo alongamento deve ser suave e respeitando os limites de desconforto. Não force nos movimentos. Isso só machucará e a dor inibe a função de alongar.

skd278296sdcDICA 4 – SEGURE O PÉ PARA ALONGAR A COXA

Segure um dos pés. Pode fazer apoiando na parede. Mantenha nessa posição por 20 a 30 segundos.

netDICA 5 – ABAIXE-SE SEM FLEXIONAR OS JOELHOS

Esse é simples, é como se fosse pegar alguma coisa no chão, sem flexionar os joelhos. Mantenha a respiração leve. Evite bloquear a respiração para não elevar a pressão arterial.Estenda o braço e segure na linha do cotovelo . Não flexione o cotovelo para não inibir o movimento. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

bestinsquotecomDICA 6 – ESTENDA O BRAÇO E ESTIQUE OS DEDOS

Estenda o braço e segure na palma da mão incluindo todos os dedos. Durante os exercícios respire profundamente e solte todo o ar dos pulmões. Aproveite o alongamento para relaxar a mente das preocupações diárias. Esse é o seu momento e curta ao máximo. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

halfmoonbends_000DICA 7 – ALONGAMENTO LATERAL

Segure o cotovelo ou as mãos e simultaneamente direcione o tronco para o mesmo lado. Mantenha o abdômen contraído e sempre respirando profundamente. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Sonhos todos nós temos. Mas o sonho requer trabalho, dedicação, metas, foco e deadline”. O #tbt desta quinta é a lembrança de uma palestra em 2016 na Confraria da Mulher, em Gramado, e serve como Save the Date para Bagé na próxima sexta 29.3. Vai ser um prazer conversar sobre “mudanças” no Auditório Luiz Coronel da Biblioteca Municipal. ♥️
  • Repórter Gorducha em sua primeira participação no estúdio do Happy Hour na @radiobandnewsfm trazendo dicas de leituras sobre comportamento animal. Aprovada na equipe @icothomaz @fzaffari ? 🐶
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa