Alongamento é vida! Exercícios simples que podem ser feitos em qualquer lugar

Alongamento é vida. Alongar os músculos não é importante só para quem pratica atividades físicas. Pode e deve ser feito ao longo do dia ou com frequência, de acordo com Thiago Fernandes, preparador físico e diretor da Limiar2.

– Com o alongamento, a pessoa ativa as células corporais, que tornam-se inativas quando ficamos muitas horas parados. Além disso, a atividade melhora a circulação sanguínea, reorganiza as fibras musculares, aumenta a oxigenação dos músculos, reduz tensão e chances de estiramentos, além de desconforto muscular – explica.

Alongamento-01UM HÁBITO DE VIDA MARAVILHOSO PARA COMEÇAR EM QUALQUER IDADE

Thiago ressalta ainda que a principal função do alongamento é aumentar a amplitude dos movimentos corporais. Portanto, ao acordar, no chuveiro, no trânsito, no trabalho, após uma longa viagem ou até mesmo sentado em frente a TV ou computador, deve-se levantar e realizar movimentos que proporcione o relaxamento dos músculos.

– O alongamento é válido para todos, mas principalmente para quem não faz exercícios físicos com frequência – destaca.

MARI KALIL: Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Thiago elaborou dicas de alongamento que podem ser realizadas em casa ou no trabalho. Assim, a partir de agora, não há desculpa para não praticar, entendido? E será possível manter o corpo relaxado,  redobrando a disposição.

– Experimente e você poderá entender a importância do alongamento fora da rotina de exercícios – convida ele.

saiba_os_benefcios_do_alongamento___SiteDICA 1 – FOCO NOS COTOVELOS

Segure os cotovelos por 20 a 30 segundos. Faça sempre nos dois lados e na mesma contagem de tempo. Para todos os movimentos repita esse processo 2 a 3 vezes. Conforme vai ficando fácil, aumente o tempo para 30 a 40 segundos.

alonDICA 2 – BRAÇOS ESTICADOS

Mantenha os braços esticados e segure na altura do cotovelo. Repita sempre para os dois lados e na mesma contagem de tempo. Repita o processo de 2 a 3 vezes.

comp-289717-headtilt-hilmar_hilmarDICA 3 – O PESO DA MÃO ALONGA O PESCOÇO

Segure levemente a cabeça, mantendo os ombros o mais alinhado possível. Deixe apenas o peso da mão exercer a força necessária. Todo alongamento deve ser suave e respeitando os limites de desconforto. Não force nos movimentos. Isso só machucará e a dor inibe a função de alongar.

skd278296sdcDICA 4 – SEGURE O PÉ PARA ALONGAR A COXA

Segure um dos pés. Pode fazer apoiando na parede. Mantenha nessa posição por 20 a 30 segundos.

netDICA 5 – ABAIXE-SE SEM FLEXIONAR OS JOELHOS

Esse é simples, é como se fosse pegar alguma coisa no chão, sem flexionar os joelhos. Mantenha a respiração leve. Evite bloquear a respiração para não elevar a pressão arterial.Estenda o braço e segure na linha do cotovelo . Não flexione o cotovelo para não inibir o movimento. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

bestinsquotecomDICA 6 – ESTENDA O BRAÇO E ESTIQUE OS DEDOS

Estenda o braço e segure na palma da mão incluindo todos os dedos. Durante os exercícios respire profundamente e solte todo o ar dos pulmões. Aproveite o alongamento para relaxar a mente das preocupações diárias. Esse é o seu momento e curta ao máximo. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

halfmoonbends_000DICA 7 – ALONGAMENTO LATERAL

Segure o cotovelo ou as mãos e simultaneamente direcione o tronco para o mesmo lado. Mantenha o abdômen contraído e sempre respirando profundamente. Segure 20 a 30 segundos. Repita 2 a 3 vezes.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • - E daí meu amor? Onde andas?
- Meditando no sofá da mãe.
Então, Chiquinho manda uma foto pelo WhatsApp que só comprova como estou kid na concentração a qualquer hora, em qualquer lugar! Não tinha visto que ele estava havia horas ali. 😜🙏🏻💪🏻
  • #dezembrolaranja #salvesuapele 🧡
  • Minha jornada em busca da cura envolve três pilares: Ciência, Alegria e Fé. Hoje, especialmente, eles me abençoam com um dia muito especial. Obrigada. Mais uma vez, obrigada. Seguimos! 🙌🏻✨🙏🏻 #bepositive
  • Sobre amar e ser amada. ❤️
  • Ontem um menino que brincava me falou: hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que este tempo vai passar; não se desespere e nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. #timetogohome #gonzaguinha
  • “Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos - e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente”. (Walt Disney)