Pele seca x pele ressecada: especialista ensina a diferença que impacta na escolha de cosméticos

Principalmente no inverno, os cuidados com a hidratação facial devem ser prioridade na rotina de beleza. Como a escolha dos produtos é pautada pelo tipo de pele, é necessário entender uma diferença: pele seca não é o mesmo que pele ressecada (ou desidratada). Quem explica é Silvana Masiero, farmacêutica e gerente de desenvolvimento da Under Skin:

– Existe a denominação quanto ao tipo de pele, ou seja, se é seca, normal, mista ou oleosa; e também há condições, internas e externas, que fazem com que até mesmo a pele oleosa possa ficar desidratada ou ressecada. Entender essa diferença impacta na escolha dos produtos.

De acordo com a farmacêutica, o tipo é a característica natural da pele, enquanto a condição é algo que pode causar a experiência de outros problemas.

– E isso pode acontecer a qualquer um, tanto de forma breve e temporária quanto, em alguns casos, de maneira mais longa e persistente – comenta.

A baixa ingestão de água, a poluição, o vento, o clima seco e até hobbies, como a natação,  estão entre os principais fatores que demandam cuidados especiais com a pele.

– Em resumo, pele seca representa um tipo específico de pele, enquanto a ressecada é uma preocupação – sintetiza Silvana.

DRY-SKINPELE SECA X PELE RESSECADA: UMA É UM TIPO DE PELE; A OUTRA, PROBLEMA

Nossa pele conta com uma membrana hidrolipídica, que é um filme natural de gordura (óleo) e água, com função de proteger a pele. Se você tem pele seca, isso significa uma carência de óleo. É uma característica que também é comum a outras áreas do corpo, como mãos, couro cabeludo e pernas. Já no caso da pele desidratada, ela está carente de água e isso pode ser proveniente de vários fatores, desde dieta até uso incorreto de cosméticos, que podem ser agressivos e irritantes.

+BELEZA: Shark Sauce, o sérum para o rosto criado por uma sul-coreana que virou febre mundial

Quando a pele está desidratada, ela cria mais óleo para compensar a falta de água. Isto pode causar produção exacerbada de sebo, irritação, manchas e espinhas. Para resolver esse problema, a farmacêutica ressalta a importância da ingestão de água, mas enfatiza que isso não é o bastante:

– É necessário fazer a hidratação facial de preferência com séruns, já que eles têm textura fluida e não deixam a pele oleosa ou “pesada” e com aspecto brilhante em excesso. O sérum é uma forma de apresentação, como o próprio nome o designa, com a aparência, textura e penetração semelhante a um soro. É um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz. O gel também é indicado, mas atenção: cremes mais pesados devem ser evitados.

ace-serum.previewSÉRUM: RÁPIDA ABSORÇÃO DE ATIVOS

No hidratante em sérum, Silvana destaca o uso de produtos que contenham ácido hialurônico e sugere, na rotina de limpeza, as seguintes dicas:

• Usar sabonetes de limpeza suaves, mas eficazes. De preferência que contenham extratos botânicos como o de hamamélis, calêndula e camomila.
• Evitar esfoliantes agressivos e escovas de limpeza ásperos; no caso dos esfoliantes, buscar ativos como seda de arroz e aveia coloidal.
• Usar tônicos que contenham ação hidratante e, no caso da pele oleosa, buscar produtos com álcool em pequena quantidade na formulação.
• Ignorar produtos altamente perfumados e observar se eles usam fragrâncias sintéticas ou naturais.
• Usar produtos de tratamento à base de ácidos e retinoides.

Veja uma galeria com opções de séruns das mais diversas marcas que contribuem para a hidratação da pele!

serum9serum8serum6_valeserum5serum4serum3serum2serum1

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.