Pesquisa de Natal: latino-americanos dizem qual é o presente perfeito

Qual o presente de Natal perfeito? Consumidores de diversos países latino-americanos dizem preferir presentes a receber dinheiro da família. Resultados de uma pesquisa encomendada pela MasterCard América Latina em cinco países, que comparou Brasil, Colômbia, México, Panamá e Peru  revela que os consumidores acreditam que o que torna um presente de Natal “perfeito” é ser “exatamente o que a pessoa quer” (49%), seguido por presentear com algo “surpreendente/inesperado” (43%), ou um presente “personalizado” especialmente para eles (3%).

Por outro lado, aparência e preço alto não são tão valorizados nas compras de Natal, estando “embalagem bonita” e “caro” no fim da lista das qualidades de um presente (13% e 3%, respectivamente). Em resumo, a pesquisa mostra que é a intenção que conta no momento de comprar o presente perfeito.

Ho Ho Ho! Dicas lindas para arrumar a mesa para a ceia de Natal

Outro ponto importante identificado na pesquisa sobre o “presente perfeito” é que as pessoas em toda a América Latina costumam deixar as compras de Natal para a última hora. Cerca de 1/3 dos latino-americanos (34% dos entrevistados) fazem suas compras na semana que antecede o Natal.

Joias-de-ouro-01QUE JOIA O QUÊ? LATINOS PREFEREM GANHAR PERFUME

Mais de metade (53%) dos participantes da pesquisa na América Latina prefere receber presentes de Natal comprados de seus entes queridos. Para os consumidores latino-americanos, os “presentões”, que demonstram consideração, incluem:

Roupas – 78%
Perfume – 76%
Joias – 75%
Aparelho eletrônicos – 74%

candle-candles-cute-design-home-Favim.com-263207VELAS: O PRESENTE MAIS REJEITADO PELOS LATINO-AMERICANOS

Mas os compradores precisam estar atentos para não dar um dos “presentinhos”, que mostram pouca consideração:

Velas – 51%
Utensílios de cozinha – 43%
Artigos de papelaria – 43%
Dinheiro – 37%

Esperar até a semana ou véspera do Natal para começar a comprar os presentes, por exemplo, é comum em todos os países pesquisados. No Peru (38%), Brasil e Colômbia (37%) e México (36%), muitos compradores esperam até uma semana antes do Natal para começar a comprar seus presentes. Muitos entrevistados fazem compras na véspera ou mesmo no último minuto (Peru: 20%; Colômbia: 18%; México: 15%; Brasil: 11%).

reais-dinheiro-moneyDINHEIRO É SINÔNIMO DE “FALTA DE CONSIDERAÇÃO”, DIZ A PESQUISA

Para os latino-americanos, dinheiro é geralmente considerado um presente que demonstra falta de consideração. No entanto, presentes artesanais não são, necessariamente, bem vistos. Presentes comprados são geralmente os preferidos. No Brasil, 56% acreditam que dinheiro é um presente que “mostra pouca consideração” – o mais citado em qualquer país da pesquisa. O Panamá é o único país em que dinheiro é igualmente apreciado.

Em linha com a preferência por presentes comprados, os países compartilham sua indiferença quanto aos presentes artesanais. O México se destaca como o país que menos aprecia um presente artesanal de seus entes queridos (4% contra 11% na região).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla