Pesquisa de Natal: latino-americanos dizem qual é o presente perfeito

Qual o presente de Natal perfeito? Consumidores de diversos países latino-americanos dizem preferir presentes a receber dinheiro da família. Resultados de uma pesquisa encomendada pela MasterCard América Latina em cinco países, que comparou Brasil, Colômbia, México, Panamá e Peru  revela que os consumidores acreditam que o que torna um presente de Natal “perfeito” é ser “exatamente o que a pessoa quer” (49%), seguido por presentear com algo “surpreendente/inesperado” (43%), ou um presente “personalizado” especialmente para eles (3%).

Por outro lado, aparência e preço alto não são tão valorizados nas compras de Natal, estando “embalagem bonita” e “caro” no fim da lista das qualidades de um presente (13% e 3%, respectivamente). Em resumo, a pesquisa mostra que é a intenção que conta no momento de comprar o presente perfeito.

Ho Ho Ho! Dicas lindas para arrumar a mesa para a ceia de Natal

Outro ponto importante identificado na pesquisa sobre o “presente perfeito” é que as pessoas em toda a América Latina costumam deixar as compras de Natal para a última hora. Cerca de 1/3 dos latino-americanos (34% dos entrevistados) fazem suas compras na semana que antecede o Natal.

Joias-de-ouro-01QUE JOIA O QUÊ? LATINOS PREFEREM GANHAR PERFUME

Mais de metade (53%) dos participantes da pesquisa na América Latina prefere receber presentes de Natal comprados de seus entes queridos. Para os consumidores latino-americanos, os “presentões”, que demonstram consideração, incluem:

Roupas – 78%
Perfume – 76%
Joias – 75%
Aparelho eletrônicos – 74%

candle-candles-cute-design-home-Favim.com-263207VELAS: O PRESENTE MAIS REJEITADO PELOS LATINO-AMERICANOS

Mas os compradores precisam estar atentos para não dar um dos “presentinhos”, que mostram pouca consideração:

Velas – 51%
Utensílios de cozinha – 43%
Artigos de papelaria – 43%
Dinheiro – 37%

Esperar até a semana ou véspera do Natal para começar a comprar os presentes, por exemplo, é comum em todos os países pesquisados. No Peru (38%), Brasil e Colômbia (37%) e México (36%), muitos compradores esperam até uma semana antes do Natal para começar a comprar seus presentes. Muitos entrevistados fazem compras na véspera ou mesmo no último minuto (Peru: 20%; Colômbia: 18%; México: 15%; Brasil: 11%).

reais-dinheiro-moneyDINHEIRO É SINÔNIMO DE “FALTA DE CONSIDERAÇÃO”, DIZ A PESQUISA

Para os latino-americanos, dinheiro é geralmente considerado um presente que demonstra falta de consideração. No entanto, presentes artesanais não são, necessariamente, bem vistos. Presentes comprados são geralmente os preferidos. No Brasil, 56% acreditam que dinheiro é um presente que “mostra pouca consideração” – o mais citado em qualquer país da pesquisa. O Panamá é o único país em que dinheiro é igualmente apreciado.

Em linha com a preferência por presentes comprados, os países compartilham sua indiferença quanto aos presentes artesanais. O México se destaca como o país que menos aprecia um presente artesanal de seus entes queridos (4% contra 11% na região).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.