Pesquisa de Natal: latino-americanos dizem qual é o presente perfeito

Qual o presente de Natal perfeito? Consumidores de diversos países latino-americanos dizem preferir presentes a receber dinheiro da família. Resultados de uma pesquisa encomendada pela MasterCard América Latina em cinco países, que comparou Brasil, Colômbia, México, Panamá e Peru  revela que os consumidores acreditam que o que torna um presente de Natal “perfeito” é ser “exatamente o que a pessoa quer” (49%), seguido por presentear com algo “surpreendente/inesperado” (43%), ou um presente “personalizado” especialmente para eles (3%).

Por outro lado, aparência e preço alto não são tão valorizados nas compras de Natal, estando “embalagem bonita” e “caro” no fim da lista das qualidades de um presente (13% e 3%, respectivamente). Em resumo, a pesquisa mostra que é a intenção que conta no momento de comprar o presente perfeito.

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Outro ponto importante identificado na pesquisa sobre o “presente perfeito” é que as pessoas em toda a América Latina costumam deixar as compras de Natal para a última hora. Cerca de 1/3 dos latino-americanos (34% dos entrevistados) fazem suas compras na semana que antecede o Natal.

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Mais de metade (53%) dos participantes da pesquisa na América Latina prefere receber presentes de Natal comprados de seus entes queridos. Para os consumidores latino-americanos, os “presentões”, que demonstram consideração, incluem:

Roupas – 78%
Perfume – 76%
Joias – 75%
Aparelho eletrônicos – 74%

candle-candles-cute-design-home-Favim.com-263207VELAS: O PRESENTE MAIS REJEITADO PELOS LATINO-AMERICANOS

Mas os compradores precisam estar atentos para não dar um dos “presentinhos”, que mostram pouca consideração:

Velas – 51%
Utensílios de cozinha – 43%
Artigos de papelaria – 43%
Dinheiro – 37%

Esperar até a semana ou véspera do Natal para começar a comprar os presentes, por exemplo, é comum em todos os países pesquisados. No Peru (38%), Brasil e Colômbia (37%) e México (36%), muitos compradores esperam até uma semana antes do Natal para começar a comprar seus presentes. Muitos entrevistados fazem compras na véspera ou mesmo no último minuto (Peru: 20%; Colômbia: 18%; México: 15%; Brasil: 11%).

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Para os latino-americanos, dinheiro é geralmente considerado um presente que demonstra falta de consideração. No entanto, presentes artesanais não são, necessariamente, bem vistos. Presentes comprados são geralmente os preferidos. No Brasil, 56% acreditam que dinheiro é um presente que “mostra pouca consideração” – o mais citado em qualquer país da pesquisa. O Panamá é o único país em que dinheiro é igualmente apreciado.

Em linha com a preferência por presentes comprados, os países compartilham sua indiferença quanto aos presentes artesanais. O México se destaca como o país que menos aprecia um presente artesanal de seus entes queridos (4% contra 11% na região).

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

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10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
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