Pesquisa explica por que as mulheres precisam dormir (20 minutos) mais do que os homens

As mulheres têm capacidade de realizar mais tarefas simultaneamente do que os homens. Isso já foi comprovado em pesquisas que mostraram que o cérebro feminino possui ramificações que permitem com que a mulher faça várias coisas ao mesmo tempo – algo que eles não conseguem. Justamente por isso, o cérebro feminino também precisa de alguns minutos a mais de descanso – 20 mais precisamente, segundo estudo feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

– Os cérebros das mulheres são ligados de forma diferente do que o cérebro dos homens, além de ser mais complexos, o que justifica a necessidade de sono maior. Como elas são multitarefas, acabam exigindo mais da capacidade do cérebro do que os homens – explica o professor Jim Horne, um dos autores da pesquisa.

Quanto tempo a mais de travesseiro seria necessário para elas igualarem o descanso deles? Para Horne, 20 minutos a mais bastariam.

– Dormir mal, no caso das mulheres, desencadeia altos níveis de estresse psicológico, raiva e depressão. No caso dos homens, isso não acontece – diz o professor.

04-woman-sleeping-mainELAS PRECISAM DORMIR MAIS: A JUSTIFICATIVA ESTÁ NO CÉREBRO MULTITAREFAS

Na pesquisa, Horne também revela que, uma vez ultrapassado o sono profundo, elas são muito mais suscetíveis a acordar com qualquer ruído do que eles. Edward Suarez, médico da Escola de Medicina da Universidade de Duke, assim escreveu em seu artigo para a revista especializada Brain, Behavior and Immunity.

– Os homens têm a vantagem da testosterona, que ajuda a diminuir os níveis de estresse. Mulheres demoram até 30 minutos a mais para chegar ao sono profundo e são 20% mais propensas a sofrer de insônia.

Para completar o rol de desvantagens femininas na hora do descanso, outro estudo, agora da Universidade de Tóquio, revela que a falta de cálcio prejudica o bom funcionamento dos neurônios na hora de dormir – e as mulheres, especialmente durante a gravidez, a amamentação e a menopausa, tem o nível de cálcio muito aquém do necessário para o bom funcionamento do organismo.

Resumindo: quando o despertador tocar, e ele levantar, não sinta-se constrangida em permanecer mais 20 minutinhos embaixo das cobertas. A ciência assina embaixo.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramUnable to communicate with Instagram.