Picanha assada com farofa de cogumelos e dois vinhos para harmonizar. Partiu aprender?

Um prato delicioso, rápido e fácil de preparar para saborear na companhia de vinhos que harmonizam perfeitamente com cada garfada. Sim, a felicidade encontra-se nas coisas simples da vida e, neste caso, na receita da Picanha assada com farofa de cogumelos, com grau de dificuldade fácil, rendimento de cinco porções. Vem aprender!

Pratos Cruzeiro's Bar CantareiraPICANHA ASSADA COM FAROFA DE COGUMELOS

Ingredientes da picanha
1 peça de picanha de cerca de 1 kg
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
250 g de sal grosso

Ingredientes da farofa
½ xícara (chá) de bacon picado
400 g de cogumelo-de-paris também picado
5 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo da picanha
Preaqueça o forno a 250°C. Em uma assadeira, faça uma cama de sal grosso. Sobre uma tábua de corte, com a picanha em temperatura ambiente, besunte toda a peça com mostarda. Coloque a picanha, com a gordura para cima, sobre o sal grosso. Cubra a carne com o restante do sal, fazendo uma crosta por cima e em volta da picanha. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos. Nesse intervalo, a carne ficará rosada. Se desejar mais passada, deixe mais tempo. Quando retirar do forno, com uma colher, raspe bem todo o sal da picanha. Fatie e sirva, em seguida, com a farofa de cogumelos.

Modo de preparo da farofa
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione o bacon picado. Misture, de vez em quando, até que fique dourado por fora. Retire o bacon da frigideira. Reserve. Na mesma frigideira, usando a gordura que sobrou do bacon, adicione os cogumelos. Mexa de vez em quando e deixe até começar a dourar. Em seguida, junte a manteiga e, quando ela derreter, acrescente a farinha de mandioca. Volte com o bacon para a frigideira e mexa. Tempere a gosto. Quando a farofa estiver corada, adicione a salsinha e a cebolinha. Misture.

Dá só uma espiada nas indicações do sommelier da Wine.com de dois vinhos para harmonizar com o prato.

vinhoTRAPEZIO PETIT BO BÓ TINTO BLEND 2012
“A estrutura e os taninos deste rótulo são ideais para o peso e a textura da picanha assada. A mostarda combina com as notas de pimenta do vinho”

toroTORO LOCO BARRICAS & TINAJAS 2015
“O toque defumado e terroso presente no vinho combina com o bacon e com o cogumelo da farofa”

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.