Pita, pita, pita… Me leva do jeito que for!

Bento sempre gostou de pão. Eu sei que não se deve dar pão para cachorro, eu sei que cachorro só deve comer ração e ganhar um snack de recompensa por algum grande feito, mas vá dizer isso para o animal.

EU NÃO ACEITO

É bem assim.
Não é que ele não entende ou não compreende. Ele não a-cei-ta. Pior é que eu acho que a culpa é minha. Quando nos conhecemos, Bento tinha só um mês de vida. Ah, preciso mostrar a foto dele no porta-retrato. Olha!

PRIMEIRO DIA DE CASA NOVA

Assim que completou três meses e teve idade para tomar todas as vacinas, passei a sair de casa com ele. Íamos todos os dias na padaria que ficava ao lado do prédio em que morávamos, em São Paulo. O pedido era sempre o mesmo: uma média e um pão na chapa.

AMO AS PADARIAS PAULISTAS

NÃO ME CONFORMO DE NÃO TERMOS PADARIAS ASSIM

Foram nessas idas à padaria que Bento aprendeu a gostar de pão, de magdalenas, de farináceos e afins. Hoje em dia, todos os dias na volta do passeio, enquanto eu tomo meu café da manhã, que varia conforme meu humor, ele come sempre a mesma coisa.

DOS SÍRIOS

Dos sírios significa pão sírio. Bento tem um linguajar todo especial. Ele tem mania de usar “dos” na frente das coisas. Quando quer um Doguitos, é “dos pretos”. Quando quer aquele ossinho branco mais durinho, é “dos brancos” e por aí vai. Pois “dos sírios” é o pão pita.

ESTE!

E foi agora de manhã, enquanto eu dava pedacinhos de dos sírios para ele, que fiquei olhando a embalagem e encontrei o site www.pitabread.com.br. Nele, um aviso de que há receitas ótimas para fazer com pão sírio. Como uma descendente de árabes, tive que dar uma olhadinha. E achei duas ideias que me encantaram, sobretudo para pessoas que, como eu, estão em busca de uma alimentação mais light à noite. Uma sopinha e uma receitinha com pão pita e pronto. Olha!

CANUDO LIGHT
Ingredientes

1 Pão Sírio Light
Cenoura ralada
Beterraba ralada
Queijo Branco ou Mussarela
Requeijão ou Cream Cheese light
1 pitada de sal

Modo de preparo
Separe o Pão Sírio Light, passe o requeijão ou cream cheese, acrescente um pedaço de queijo branco ou mussarela, a cenoura e a beterraba ralada ( temperada a gosto) e enrole formando um canudo

CROC DELÍCIA

Ingredientes
1 Pão Sírio Integral
1 tomate picado
1 colher de sopa de coalhada seca ou requeijão light
Folhas de manjericão
1 pitada de sal
Um filete de azeite

Modo de preparo
Faça um leve corte no pão sírio para marcar a divisão ao meio, e coloque- o no forno para torrar (+ ou – 2 minutos ). Ao tirar do forno, deixe esfriar. Espalhe a coalhada seca (ou requeijão light), distribua o tomate, acrescente o sal, as folhas de manjericão e o azeite. Separe em duas metades e sirva.

AGORA PRECISO ARRANCAR A “VIDA, VIDA VIDA” DA CABEÇA

ME CONCENTRAR E ESCREVER O LIVRO

 

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.
  1. Bento lindinho!!! Também lamento profundamente que Porto Alegre não tenha padarias como em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    Sabe, Mariana, esse teu blog é viciante.

    Bjs

  2. Bom dia Mariana

    O cusco do meu pai é tarado por torrada! Ele tem a capacidade de fazer 2 torradas no café da manha, uma para ele, outra para o cão!!!! Ele pica a torrada em quadradinhos e coloca do prato do animal!!!!
    Ah, eu uso o pão sírio para fazer pizza brotinho! Utilizo a versão integral e fica deliciosamente crocante!!

  3. Ah, Mariana! Tu é incrível! Assistindo à tua entrevista na tvcom, tinha a nítida impressão que a qualquer momento o Bento iria olhar pra apresentadora e largar: “e a minha namorada?!”
    beijos!

  4. Oi Mariana, quem sou eu para estragar a dieta dos outros, mas também tenho uma receitinha de pão Sirio desta mesma marca. Eu dei o nome de mezzo para esta receita; Aqueça um disco de pão sirio no forninho a gás, depois passe em uma das metades uma camada generosa de doce de leite Havana e na outra metade Nutella, enrole no formato de um charutinho e prenda com um palito. Fica uma delicia!!! Nada que duas horas na esteira não queime.. hehe! Meu gato Wolverine não curte o pão mas adora a Nutella, e não adianta dizer que não é comida de gato, porque ele faz cara de coitado até ganhar uma provinha.

  5. A leitora acima tem absoluta razão: o blog é vi-ci-an-te!!!
    Na TV Com, quaaando?? Não acredito que perdi Mariana Kakil ‘em movimento’. :)
    Beijo, Mari!!

  6. Olá Mariana! Parabéns pelo blog! Podes ficar tranquila por que o Bento (fofo…) não é o único que exige pão nas refeições. Lá em casa os “guris” também pedem qualquer coisa que não seja a ração deles :)

    Bjs

  7. Mari, tb vou dar minhas receitas. Ambas servem como refeição completa:

    A primeira é peito de frango desfiado (é sempre bom ter peito de frango cozido, temperado e desfiado na geladeira, é uma verdadeira mão na roda)

    Passe azeite de oliva extra virgem no disco, coloque uma ou duas colheres de sopa de frango desfiado (vai da fome), uma colher de requeijão, maçã verde picada (pode ser a fuji), algumas uvas passas, folhas de manjericão (eu ponho bastante), muzzarela de búfala (pode ser em quadradinhos, fica mais gostoso, ou em fatias, nesse caso, logo após passar o azeite no disco, tu colocas a fatia de queijo e segue com os recheios). Enrola o “bicho” (é bom prender com um palito destes que se usam para “churrasquinho de gato” toca mais um azeite por cima e manda pro forno até o queijo derreter. Coma com uma salada.

    A outra é um rolo para se comer frio, é assim: passa azeite no disco (sempre). Numa tigela, misture cenoura ralada, alface americana picada, maçã verde picada, presunto picado com maionese de leite (compra pronta ou faça no liquidificador, não tem mistério). Eu tb coloco orégano e passas, às vezes tb rodelas de cebola roxa, coloco esta mistura sobre o disco, enrolo, dou mais uma regada com azeite e está pronta. Vai bem com um peito de frango bem grelhado com alho.

    São refeições completas e leves. O rolo frio vai bem com suco de frutas ou mesmo chá de flores e frutas e o rolo com queijo derretido não faz feio com um belo vinho tinto.

    Faça e diga o vc achou.

    Abraços!

  8. Aqui em casa as duas Mila(labradora) e Lupita(shintzu) adoram uma lasquinha, de qualquer coisa.
    É difícil ver aqueles olhares e não deixar cair nada.
    Bjs

  9. aiiii que lindo o Bento filhote…
    adorei “dos” na frente das coisas, esse Bento é demais.
    Adoro pão sírio, vou fazer a receita.
    bjos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 🍻🥂🍷
  • Maxi brinco (amo!) inspirado nos planetas (amo!). Resultado: nada pode ser mais a cara de Mariana. Conclusão: aceitamos de aniversário 👌🏻 #coliseujoalheria #ComAmorColiseu #Pianeti https://www.coliseu.com.br/mobile/listas/mariana-kalil
  • Que parte da frase “tu tem a casa inteira para deitar, não precisa ser exatamente em cima dos meus tênis” tu não entendeu, Gorda? 🐶
  • Meu convite para desconectar neste domingo, olhar menos para a tela do celular e mais para o horizonte ao nosso redor. 🙌🏻💥🌞#carpediem #curtaomomento #aproveiteodia
  • ... Então as gurias saíram para passear de Maricota amarela e suas alças multiuso.💛 #maricota19  #bolsamk #ppacessorios
  • Só na contagem regressiva pelas muitas taças de vinhos e boas companhias no @vinhonapraca neste sábado na Praça Mauricio Cardoso. Vamos?! Óbvio, Mari! 🍷🍷🍷#vinhonapraca #vineria1976 #petfriendly #espaçokids #foodtrucks #muitovinho