Pizza, bolo de chocolate, cuca e nhoque! Dá pra fazer maravilhas com farinha de arroz!

Ser intolerante a glúten virou uma espécie de moda. Seja por indisposição no sistema digestivo ou como parte de dietas para emagrecimento, a redução do consumo da proteína do trigo tem deixado muita gente na mão. Afinal, é muito difícil substituir a mais popular das farinhas na alimentação cotidiana. No entanto, antes de achar que tirar o glúten da dieta vai fazer até Donald Trump parar de implicar com os mexicanos, atenção: médicos e nutricionistas já sentenciaram que, para quem não tem a doença celíaca ou intolerância comprovada, retirar totalmente o glúten da dieta não faz sentido.

Mesmo assim, substituir o trigo em algumas preparações pode ser benéfico, já que abre novas possibilidades para nossa alimentação, diversificando o paladar e as fontes de nutrientes. A farinha de arroz é um desses substitutos mais simples e fáceis de encontrar.

Com o objetivo de mostrar os benefícios e incentivar o consumo de derivados de arroz, várias entidades ligadas ao cultivo lançam campanhas educativas para mostrar à população a importância de diversificar o paladar e incluir na dieta o grão, que é rico em aminoácidos, minerais e vitaminas. Uma dessas entidades é a Associação dos Arrozeiros de Alegrete, que além de cursos e palestras, lançou um calendário com receitas à base de arroz e, principalmente, de farinha de arroz.A seguir, quatro delas: nhoque, pizza, cuca e bolo de chocolate.

arroz-nhoqueNHOQUE DE ARROZ

Ingredientes
2 copos de arroz cozido
3 ovos
1 copo de leite
1 copo de água
3 ½ copos de farinha de trigo

Modo de preparo
No liquidificador, bata o arroz com o leite, água e os ovos; misture a farinha de trigo até obter uma massa fofa. Com uma colher faça bolinhas e coloque em uma panela com água fervendo e sal. Quando as bolinhas flutuarem na água fervente, retire-as com uma escumadeira e junte ao molho de sua preferência.

wild-rice-pizza-crust2PIZZA MISTA DE ARROZ

Ingredientes
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de arroz
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
¾ de xícara de chá de água morna
1 colher de sopa de fermento biológico

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos. Em seguida, junte o azeite e a água e misture até formar uma massa firme e homogênea. Deixe crescer até dobrar o volume. Depois de crescida, divida a massa em duas partes. Abra como um disco de pizza e pré asse, por cerca de 15 minutos em forno médio, antes de colocar a cobertura. Faça o seu recheio favorito e cubra a massa. Novamente coloque para assar até que derreta o queijo.

arroz-cucaCUCA SEM GLÚTEN

Ingredientes
2 ovos
1 pitada de sal
1 ½ litros de leite
1 colher de polvilho doce
1 colher média de goma Xantana
3 copos de farinha
10g de fermento de pão
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes e misture até ficar uma massa homogênea. Em seguida coloque em uma forma e reserve para crescer. Depois de crescer bastante (o tempo varia conforme a temperatura. Se o dia estiver muito frio, coloque perto do forno ou em local protegido de correntes de ar), asse por 30 a 40 minutos, em forno médio.

Dica
Em todas as receitas, tome cuidado com a quantidade de goma Xantana. Em excesso, ela deixa sua preparação dura ou abatumada. A goma Xantana é o resultado de uma reação química provocada pela síntese de bactérias, usada largamente pela indústria alimentícia. Em receitas à base de farinhas sem glúten, ela ajuda a deixar o bolo ou pão mais fofinho e aerado.

arroz-bolo-de-chocolateBOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE ARROZ

Ingredientes
4 ovos
1 ½ copo de açúcar
1 copo de achocolatado (para um bolo mais escuro e de sabor mais encorpado, substitua por chocolate em pó)
4 colheres de óleo de arroz
1 colher de fermento de bolo (químico)
1 colher de polvilho doce
1 colher pequena de goma de Xantana
2 copos de leite
4 copos de farinha de arroz peneirada (passar a farinha pela peneira ajuda a deixar o bolo mais fofo)

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes e misture até ficar uma massa homogênea. Em seguida, despeje a massa em uma forma untada com óleo e farinha de arroz e asse em forno médio por 30 a 40 minutos.

Dica
O polvilho doce, usado em muitas receitas de pães e bolos, é outro ingrediente que ajuda a “afofar” as preparações. Como não tem glúten, a farinha de arroz sozinha resulta em um bolo muito seco, esfarelado. O segredo, então, é combinar farinhas e ingredientes que imitem a “cola” natural do glúten.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O descanso do Xerife 🐶 #bento #companheirodejornada
  • É o amor! Que mexe com a minha cabeça e me deixa assim... 🤣♥️ #alemoa #bestfriend
  • Novo cabelo de Mariana. Sem filtro. Obrigada. De nada! 👌🏻 Obra do master @rafabedulli ♥️
  • Terá a justiça dos homens e conhecerá como outros monstros da História a Justiça Divina.
  • Amor de primos irmãos. Um sentimento lindo de ver e vivenciar. Que a vida siga iluminando essa amizade hoje e para todo o sempre, meus amados Marina e João Benício. E que essa imagem sirva, especialmente agora que uma data tão simbólica como o Natal se aproxima, como entedimento e compreensão de que acima de qualquer presente de Papai Noel, está a entrega incondicional e o bem-querer ao próximo. ♥️
  • Cada vez mais marcas entendem que o presente e o futuro da comunicação passam por associar seu nome não apenas à imagem de influenciadoras digitais, mas, sobretudo, ao conteúdo capaz de humanizá-las. Obrigada @coliseujoalheria por delegar a mim a autoria do teu blog. O lindo e eterno universo da joalheria pode ser contado de um jeito leve, descontraído, bem-humorado e próximo do dia a dia de todas as mulheres. Menos conto de fadas e mais vida real. É isso que devemos compartilhar. É assim que a vida deve ser. #coliseujoalheria #coliseulovers #blogcoliseu #marianakalil