Pode copiar, mas faça do seu jeito: ao final da cópia, você encontrará a si mesma

Lembro como se fosse hoje do dia em que eu, recém-formada, assisti uma palestra de uma jornalista famosa que inspirou meus primeiros passos na profissão. Ela disse: “Se você não sabe por onde começar, comece copiando quem te inspira. Não tem erro”.
E assim foi. Eu lia, lia, lia as matérias dela em jornais e revistas, pesquisava tudo sobre a sua carreira. Adorava a maneira como ela narrava as histórias. Era daquelas pessoas que escrevia como se estivesse falando. E olha que naquela época não dava pra stalkear a pessoa nas redes sociais. Hoje seria facílimo!

Esse capítulo da minha carreira veio à tona enquanto lia o livro Roube Como Um Artista: “Você será tão bom quanto as coisas com as quais você se cerca. Seu trabalho é coletar boas ideias. Quanto mais ideias boas você tiver coletado, mais fontes terá para poder escolher quais irão te influenciar”.

LU2CAPA DO LIVRO

Quando comecei a me interessar pelo tema branding pessoal, li muito. Pesquisei livros, sites, blogs, participei de workshops, troquei informações pelo LinkedIn. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para ganhar conhecimento. Criei repertório. E não paro.
Aí, vem um capítulo do livro, que diz:

LU3

Percebe que hoje o conhecimento é público? Você não precisa estar matriculado em uma instituição para aprender. Há textos, relatos, cursos, palestras e uma infinidade de conhecimento compartilhado por gente que entende de praticamente tudo. E de graça! Quer um exemplo? Dá uma olhada nos cursos que a mais famosa das universidades, Harvard, nos Estados Unidos, oferece, à distância, e sem cobrar um centavo.

Start em…
1. Você viu que para começar a fazer um bom trabalho – seja ele qual for – pode se inspirar em quem faz o melhor.
2. Você buscou conhecimento de graça nos mais diversos canais (sites, blogs, YouTube, livros, revistas, palestras, TEDx, troca de ideias pelo LinkedIn).
3. Ponha em prática. Comece.

LU5

À medida em que você começar a trabalhar no que gosta, no que acredita, inspirado em pessoas que você admira, e com conhecimento suficiente para apertar o start, sua bagagem cultural e suas experiências vão compor um trabalho único, com a sua marca.

lu6

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

4 Comentários
  1. Adorei o seu texto, Luciane! Fiquei inspirada em começar AGORA aquilo que sempre acabo deixando para depois por pensar que ainda não sei o suficiente! Parabéns e obrigada pelas dicas!

  2. Luciana, vá em frente sem medo. À medida em que começares, teu trabalho vai ficar cada vez melhor porque estás exercitando o que gostas.
    Aline, coisa boa saber que estás acompanhando! Adorei, gurias!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Às vezes, tudo o que a gente precisa é de alguém que olhe profundamente nos nossos olhos e diga: “Amanhã é feriado!” 💃🏻🥳👏🏻 #havefun #aproveiteodia #fazendatapera #semfiltro
  • Posso te contar o resultado do teu checkup? São apenas gases! Comemora, solta pum e relaxa, Bentolino! 💨😉🐶 #bento #xerife #matusalem #18years
  • Nunca saberemos o quão forte somos até que ser forte seja a única escolha. #bepositive #lookband #hojefuiassim #poatwentyforseven
  • Aquela sensação de segunda-feira no ar... #mondayiscoming #mondaymoods
  • Domingo está azedo? Adiciona cachaça, gelo e aprecia uma bela caipirinha. Não melhorou muito? Mexe bem, talvez o açúcar tenha ficado no fundo! 👌🏻 #behappy #bepositive #smile #drink #sundaymood
  • Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu. #bepositive #embuscadacura 💪🏻✨🙌🏻