Pode copiar, mas faça do seu jeito: ao final da cópia, você encontrará a si mesma

Lembro como se fosse hoje do dia em que eu, recém-formada, assisti uma palestra de uma jornalista famosa que inspirou meus primeiros passos na profissão. Ela disse: “Se você não sabe por onde começar, comece copiando quem te inspira. Não tem erro”.
E assim foi. Eu lia, lia, lia as matérias dela em jornais e revistas, pesquisava tudo sobre a sua carreira. Adorava a maneira como ela narrava as histórias. Era daquelas pessoas que escrevia como se estivesse falando. E olha que naquela época não dava pra stalkear a pessoa nas redes sociais. Hoje seria facílimo!

Esse capítulo da minha carreira veio à tona enquanto lia o livro Roube Como Um Artista: “Você será tão bom quanto as coisas com as quais você se cerca. Seu trabalho é coletar boas ideias. Quanto mais ideias boas você tiver coletado, mais fontes terá para poder escolher quais irão te influenciar”.

LU2CAPA DO LIVRO

Quando comecei a me interessar pelo tema branding pessoal, li muito. Pesquisei livros, sites, blogs, participei de workshops, troquei informações pelo LinkedIn. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para ganhar conhecimento. Criei repertório. E não paro.
Aí, vem um capítulo do livro, que diz:

LU3

Percebe que hoje o conhecimento é público? Você não precisa estar matriculado em uma instituição para aprender. Há textos, relatos, cursos, palestras e uma infinidade de conhecimento compartilhado por gente que entende de praticamente tudo. E de graça! Quer um exemplo? Dá uma olhada nos cursos que a mais famosa das universidades, Harvard, nos Estados Unidos, oferece, à distância, e sem cobrar um centavo.

Start em…
1. Você viu que para começar a fazer um bom trabalho – seja ele qual for – pode se inspirar em quem faz o melhor.
2. Você buscou conhecimento de graça nos mais diversos canais (sites, blogs, YouTube, livros, revistas, palestras, TEDx, troca de ideias pelo LinkedIn).
3. Ponha em prática. Comece.

LU5

À medida em que você começar a trabalhar no que gosta, no que acredita, inspirado em pessoas que você admira, e com conhecimento suficiente para apertar o start, sua bagagem cultural e suas experiências vão compor um trabalho único, com a sua marca.

lu6

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

4 Comentários
  1. Adorei o seu texto, Luciane! Fiquei inspirada em começar AGORA aquilo que sempre acabo deixando para depois por pensar que ainda não sei o suficiente! Parabéns e obrigada pelas dicas!

  2. Luciana, vá em frente sem medo. À medida em que começares, teu trabalho vai ficar cada vez melhor porque estás exercitando o que gostas.
    Aline, coisa boa saber que estás acompanhando! Adorei, gurias!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Blindagem & Proteção ✨🙌🏻🙏🏻
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa