A amiga diz que ganhou peso. E agora? Você responde o quê?

Há um episódio da minha adolescência que hoje dou risada, mas, vivenciá-lo na época, foi digamos assim…. traumático (como tudo na adolescência, que é elevado à décima oitava potência). Havia ido passar seis meses de intercâmbio em San Diego, na Califórnia. Tinha meus 17 anos, aquela fase bochechudinha, sabe assim? Na data do embarque para os EUA, estava longe de ser gordinha. Mas e a volta? Ah, na volta… Bem, na volta eu havia ganho seis quilos e estava, como se diz hoje, faceira! Roliça e faceira. Digna de orgulho da minha saudosa Tia Julieta, que adorava me enfiar goela abaixo três copos de batida de banana, sob pena de eu vir a falecer de subnutrição. Na volta da Califórnia, eu era uma adolescente “corada e saudável”, sabe assim?

mulher gordinhaUMA GORDINHA FELIZ!

Eu sabia que havia engordado, minhas roupas estavam justas e não deixavam mentir, eu só me sentia bem de legging. Tudo aquilo estava me incomodando um pouco, mas ok. Sem dramas. Pensaria sobre o problema quando voltasse a Porto Alegre. Foi na chegada no Aeroporto Salgado Filho, com toda a família me esperando, no meio daquela comoção de saudade em um tempo em que não existia internet, não existia celular e eu me comunicava com meus pais e amigos apenas por cartas (que levavam uma semana para chegar ao destino) e telefone (o orelhão na frente do meu dormitório), que meu pai, depois de um abraço beeeem apertado, aproximou-se do meu ouvido e tascou: “A partir de agora, só alface, né Meguizinha?”.

angry-girlME CHAMOU DE GORDA

Meu pai tem o dom de sintetizar tudo em uma frase que vai direto no rim, feito espada de samurai. Lembrei dele e deste episódio ao ler sobre um estudo  publicado em uma edição recente da revista “Personal Relationships”. A questão é: o que você diria, caro leitor e leitora, a uma amiga (ou uma filha…) que se queixa sobre ganho de peso? Você a incentivaria a começar a dieta ou atacaria de diplomática e diria que ela está linda como está? Pois a pesquisa realizada com mais de cem universitárias canadenses ao longo de nove meses sugere que a última opção é a maneira mais eficaz de fazer o outro não só se sentir melhor, mas potencialmente ajudá-lo a perder peso.

bento1MENTIR É MELHOR

No final do estudo, aquelas que estavam inicialmente preocupadas com seu peso mas tinham recebido mensagens positivas geralmente mantinham ou até mesmo perdiam peso. Já aquelas que foram aconselhadas a fazer dieta e tentar perder peso acabaram ganhando uma média de quatro quilos durante esses meses.

olivia10A VERDADE ENGORDA

Segundo Christine Logel, professora assistente da Universidade de Waterloo e coautora do estudo, o estresse provocado pela preocupação de perder peso pode levar as pessoas a comerem ainda mais.Eu sou da teoria de que o melhor é falar a verdade, a exemplo do meu pai, doa a quem doer. Porque quem pergunta já tem mais ou menos a noção do que quer ouvir (do contrário, não perguntaria). Acho que deve-se falar a verdade sempre – e principalmente para a melhor amiga e para todos com quem temos certo grau de intimidade para tal.

Já que o assunto é comida/dieta, venho por meio desta festejar uma informação lida no Caderno Ela, do jornal O Globo. Diz a reportagem que soou como música para os meus ouvidos:  “O suco de tomate está em alta. Sabe por quê? A bebida não engorda, inibe o apetite, retarda o envelhecimento, tem baixo valor calórico, previne câncer, mantém o bronzeado e pode até ajudar a reduzir o nível de estresse. Um copo de 300ml tem apenas 46 calorias”.

Surprised woman isolated against white backgroundÉ O MILAGRE EM FORMA DE SUCO!

Eu amo e sempre amei suco de tomate. E Blood Mary também. Com pimentinha do reino, então! Nham nham! Tenho usado bastante pimenta, canela e gengibre na minha alimentação já há uns dois meses. A canela e o gengibre são termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo, e a pimenta contém um princípio ativo chamado capsaicina, que tem a propriedade de suprir o apetite, além de também acelerar o metabolismo.

suco_de_tomate-80240OI, BONITÃO!

Ficaram interessadas na utilização da canela e do gengibre no meu dia a dia? Já não comentei sobre o shake (ou batida, pra lembrar da Tia Julieta) que bebo todas as manhãs antes do café preto? Coloque direto no liquidificador: 1 banana (ou pedaços de manga ou pedaços de mamão) + gengibre em pedaços + 1 copo de água de coco + 1 colher de sobremesa de canela + duas colheres de linhaça dourada. Bata tudo e mande ver!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Deprimida sem motivo! 🤣🙌🏻🙏🏻♥️
  • 26/12/1993, PUC-RS, Bacharel em #jornalismo e uma frase de #paulofrancis que sempre me guiou: “Crítica não é raiva. É crítica. Quem ofende os leitores é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom às vezes é sarcástico. Pode ser desagradável, mas é, insisto, uma forma de respeito”. #tbt #throwbackthursday #quintafeiradoretorno #quintafeiradoretrocesso
  • A gente volta das férias assim! 💙 #lardocelar #gremio #campeaorecopa
  • Milanesa con huevo, papas y sin filtro 👌🏻🍳🍟 #despedida #fimdeferias 😢
  • Uma grata surpresa em Punta: Club de los Balleneros. Lugar lindo, restaurante maravilhoso e pet friendly. Precisa mais!? 🌞🙌🏻🐶♥️
  • Amizade: precisa mais!? Gracias por un verano más @jubassani ♥️ #tamojunto #puntadeleste